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Notícias

Estudantes de Transição - Inscrições em Ano Letivo 2021/2022

Inscrições em Ano Letivo 2021/2022 - Início a 11 de Outubro


LICENCIATURAS
MESTRADOS


Estudantes de Transição - Estudantes que transitam dos Mestrados Integrados para Novas Licenciatura e/ou Novos Mestrados, que resultaram da adequação dos Mestrados Integrados

A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar.

A inscrição nas turmas não substitui a inscrição nas unidades curriculares.
A gestão de turmas e dos horários dos cursos (regime das aulas presenciais e/ou à distância) é da responsabilidade dos Secretariados/Direção dos cursos, pelo que sugerimos os estudantes contactem o secretariado/direção do seu ciclo de estudos (ver contactos na página do ciclo de estudos).

 

Prazos

As inscrições são via WEB terão inicio a 11 de Outubro de 2021 (parte da tarde).

Assim que finalizado o processo de atribuição das creditações, a Direção ou as Direções dos Novo(s) Ciclo(s) de Estudo(s) (DCE) informam os estudantes que toda a formação realizada e/ou creditada no Mestrado Integrado se encontra refletida na sua posição no plano de estudos, pelo que, caso concorde com as creditações atribuídas, deverá proceder à inscrição.

No caso de discordar das creditações atribuídas, deverá,  em resposta à mensagem que receberam da DCE, identificar as situações para reanálise pela respetiva DCE; neste caso, não deverá efetuar a sua inscrição em 2021/22. Caso se justifique, a DCE efetuará uma reapreciação ao processo de creditação no módulo respetivo para reanálise.

Assim que corrigida a situação, será informado e poderá proceder à inscrição.

Para qualquer dúvida/problema adicional  deverá preferencialmente enviar e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º de estudante ou contactar os Serviços Académicos da FEUP.


A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos:

- As unidades curriculares do 1º semestre, do 2º semestre e anuais poderão ser efetuadas durante o período de inscrição.

- As unidades curriculares do 2º semestre poderão ser efetuadas de 21 de fevereiro a 23 de março de 2022.



Informações importantes para a sua vida académica na FEUP

1. Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular após a inscrição obrigatória a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores.

2. Os estudantes que optem pelo regime:

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre (ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos").
No ano de conclusão, o limite anual pode ir até 81 créditos ECTS e o limite semestral pode ir até 48 créditos ECTS nos casos em que, com a aprovação nesse limite, os estudantes possam concluir o ciclo de estudos.
Na FEUP, os estudantes poderão ainda inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em inscrição em mais de um ciclo de estudos/formação contínua (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP, exceto se estiver em conclusão).
Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

- a tempo parcial - as inscrições em regime de tempo parcial poderão verificar-se de acordo com o indicado na seguinte tabela:

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial
Até 18 créditos ECTS
Entre 19 e 37,5 créditos ECTS
Entre 38 e 40,5 créditos ECTS *
Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios
* Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.

Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto

Regras para inscrição a tempo integral/parcial

Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

Durante o período de inscrição, os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 8 do Procedimento de Inscrição.
Os trabalhadores-estudantes poderão ainda requerer a mudança do regime de tempo integral para tempo parcial no início do segundo semestre.

3. Os estudantes de mestrados para se inscreverem à Dissertação, no inicío do ano letivo, terão que dispor de créditos ECTS suficientes para nesse ano letivo se inscreverem à totalidade das unidades curriculares que têm pendentes para concluir o ciclo de estudos.
Para poderem aceder aos exames finais da época especial de conclusão de ciclo de estudos, os estudantes além de terem que estar inscritos nas respetivas unidades curriculares, têm de cumprir as restantes condições estabelecidas.

4. Os estudantes de mobilidade OUT não poderão inscrever-se às unidades curriculares da FEUP indicadas no seu compromisso de reconhecimento académico, nem às unidades curriculares do semestre em que se encontram em mobilidade.
Note-se, no entanto, que se mantém igualmente nestes casos o limite de ECTS indicado no ponto 2.  

5. Poderá consultar nos seguintes links informação sobre:

- Matrículas/Inscrições

- Bolsas e Incentivos

- Necessidades Educativas Especiais

- Estatutos Especiais

- Certificação - Inclui informação sobre Declaração SUB23

- Creditação

 

Procedimento de Inscrição - Como efetuar a inscrição on-line

1. Para efetuar a inscrição via Web deverá validar-se no SIGARRA com o seu login e password.

2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia.

Os estudantes que são colocados em Licenciatura e Mestrado devem começar a sua inscrição por Licenciatura e só depois de estarem inscritos em Licenciatura é que se poderão inscrever em Mestrado.

3. Após o acesso ao módulo de inscrições, deverá responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática. Só após ter respondido aos inquéritos é que pode efetuar a inscrição, devendo preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.

4. Selecionar o regime de frequência (integral/parcial) e o n.º de prestações do plano de pagamento.

5. Selecionar as unidades curriculares prentendidas.
Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, terá de selecioná-la na proposta de inscrição e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.

6. No final irá aparecer o plano de pagamento de propinas que lhe é aplicável. Terá de aceder à sua conta corrente para efetuar o pagamento das propinas e do seguro escolar.

7. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.

8. Na proposta de inscrição é apresentado um apontador nas opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime durante o período em que decorrem as inscrições.
Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.

Para os ciclos de estudos Mestrado em Engenharia de Materiais (M.EMAT), Mestrado em Engenharia do Ambiente (M.EA), Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (M.EEC) e Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC), em alguns grupos de opção não será possível escolher as unidades curriculares na proposta de inscrição. Assim, terá de selecionar a inscrição em unidades curriculares não discriminadas, selecionando na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "Incluir unidade curricular não discriminada". Desta forma, reserva em cada grupo de opção créditos para unidades curriculares opcionais em que se aplique esta funcionalidade. Depois de incluir o número de créditos que pretende reservar por unidade curricular, deverá adicionar a linha à tabela. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular não discriminada, deverá repetir o procedimento adicionando linhas à tabela.

9. Caso tenha de se inscrever noutro ciclo de estudos deverá realizar novamente este procedimento.

Pagamento de Propinas

Regulamento de Propinas da Universidade do Porto

Consultar valores para 2021/2022

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.

A primeira prestação de propinas e o seguro escolar terá de ser liquidada no ato/dia que efetuar a inscrição, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente (ver "Procedimento para geração de Referências Multibanco"), ou na Tesouraria da FEUP.
Não é possível efetuar o pagamento de propinas por PayPal.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.

Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para tesouraria@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, seguro escolar, etc.).

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa deverá enviar um e-mail para tesouraria@fe.up.pt.

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, deverá no processo de inscrição selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo). Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar nos Serviços Académicos os documentos previstos, até ao final do prazo de inscrições.

 
Procedimento para geração de Referências Multibanco

1. Clicar na imagem MB associada ao valor (prestação de propina ou seguro escolar) que pretende efetuar o pagamento.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.
4. Deverá repetir os passos anteriores para cada um dos valores a pagar (prestação de propina ou seguro escolar).
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.



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