Clube de Leitura – Vamos a Livros
Você está em: Início > Notícias > FEUP apresenta projeto "Solúvel"

Mapa das Instalações

FEUP apresenta projeto "Solúvel"

Projeto é desenvolvido pelo LSRE da FEUP

No passado 1 de julho, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolheu a sessão de lançamento do novo projeto português "Solúvel", da responsabilidade de investigadores do Laboratório de Processos de Separação e Reação (LSRE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Miguel Jorge, investigador do Departamento de Engenharia Química da FEUP, está a frente do projeto "Solúvel" e explica que o principal objetivo passa pela previsão da solubilidade de compostos de interesses farmacêuticos e ambiental em diversos solventes. Neste sentido são usadas técnicas de simulação molecular, que essencialmente criam uma réplica virtual dos sistemas de interesse no computador, sendo possível calcular várias propriedades de interesse sem ter que recorrer a experiências de laboratório.

Durante a sessão de apresentação do projeto "Solúvel" foram apresentados os resultados obtidos pelo AMILOIDE, o primeiro projeto Ibercivis desenvolvido por um grupo português, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. A Ibercivis é uma plataforma de computação voluntária que permite aproveitar recursos computacionais dispersos, em particular computadores pessoais, para o desenvolvimento de projetos científicos. Esta plataforma nasceu na Universidade de Saragoça, mas é atualmente uma plataforma Ibérica, com recursos físicos e humanos em Espanha e Portugal, albergando vários projetos científicos de grupos de investigação de Portugal, Espanha e Argentina, e em breve também Brasil, Cuba e México.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-08-12 às 09:22:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais