Você está em: Início > Notícias > Inauguração Exposição Ver, querer ver, dar a ver/Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto

Notícias

Inauguração Exposição ''Ver, querer ver, dar a ver/Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto''

14 de julho | 18h00

Convite

Da Engenharia às Ciências, das Letras a Medicina, do Desporto à Arquitetura, a exposição “Ver, querer ver, dar a ver/Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto” apresenta mais de 100 desenhos produzidos por estudantes, docentes e investigadores das mais diversas áreas do saber, com exceção de Belas Artes. Abre portas dia 15 de julho, nas Galerias da Casa Comum (Reitoria).

Este pensar visualmente já se vem materializando desde Leonardo Da Vinci e posiciona-se como um forte aliado da pedagogia. Capaz de cruzar perceção ativa, cognição e criatividade o desenho torna visíveis interpretações do real, clarifica o que é complexo, facilita a memorização e materializa ideias. O que esta exposição propõe é, precisamente, uma viagem pelo poderoso instrumento pedagógico que é o desenho. A representação visual do que existe, do que ainda, ou já não e do que nunca existiu.

Esta exposição é o lado visível de um projeto de investigação Desenho na Universidade Hoje – Os usos do desenho enquanto investigação, criação e pedagogia na Universidade do Porto, sediado no I2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade) e que pretende desenvolver um estudo crítico sobre os diversos usos do desenho nas unidades orgânicas, laboratórios e centros de investigação da U.Porto. Pretende ainda estudar que competências e mais-valias pode o desenho potenciar e partilhar com as outras linguagens (escrita e matemática) de modo a constituir modos de ativação de indicadores percetivos, cognitivos e criativos quando usado nas chamadas áreas STEM (acrónimo em inglês que identifica o conjunto das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

É o resultado de um levantamento, recolha, seleção e organização de desenhos produzidos por diversos autores (estudantes, docentes e investigadores), em diversos contextos (de aprendizagem, de ensino, de comunicação, de projetação) e em diversas faculdades, departamentos e cursos da Universidade do Porto.

Com entrada livre, a exposição poderá ser visitada durante a semana, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e aos sábados das 15h00 às 18h00. Ficará patente nas Galerias da Casa Comum, no edifício histórico da Reitoria da Universidade do Porto, de 15 de julho a 25 de setembro de 2021.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-23 às 23:16:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias