Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Clube de Leitura  Vamos a Livros
Você está em: Início > Notícias > Engenharia e Políticas Públicas: A Engenharia e as Políticas Públicas nos financiamentos europeus para o ID&I

Notícias

Engenharia e Políticas Públicas: A Engenharia e as Políticas Públicas nos financiamentos europeus para o ID&I

14 de junho | 17h | FEUPtv

imagem

Arrancou no dia 3 de maio, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), o Ciclo de Seminários sobre Engenharia e Políticas Públicas (EPP).  O principal objetivo desta iniciativa é promover o papel da Engenharia nos processos de decisão política, atribuindo-lhe um papel mais central no desenho de políticas públicas. Em cima da mesa vão estar temas que atravessam diferentes áreas científicas e cruzam fronteiras departamentais. Em sessões de 60 minutos feitas por especialistas, a preocupação “será a partilha de conhecimento e de reforço da nossa capacidade de intervenção, a partir de uma compreensão de problemas que a todos dizem respeito, segundo diferentes ângulos e sob diferentes perspetivas. Com competência e rigor”, assume José Silva Matos, da comissão organizadora. 

Cada sessão terá um organizador da FEUP e um conjunto de convidados que não têm que estar ligados ao universo académico. Assim, a partilha de diferentes experiências e visões relativamente a questões em que a Engenharia assumirá sempre um papel central é evidenciada, na medida em que permitirá explorar as interações com as ciências sociais, os processos de decisão e as políticas públicas. 

“Em 2011, a criação do Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas na FEUP contou com a fortíssima colaboração dos nossos colegas e amigos da Universidade de Carnegie-Mellon, no âmbito do Programa CMU Portugal.  Interessou-nos muito o ponto de vista seminal, de Granger Morgan e do Departamento de Engineering and Public Policy da CMU que ajudou a fundar, de que "technology matters" e de que a interação entre Tecnologia e Sociedade coloca problemas complexos, definidos de forma imprecisa ou incompleta, de natureza multidisciplinar, que requerem conhecimentos, abordagens e métodos próprios”, explica José Silva Matos. “É por isso que é tão importante, para nós, o "E" de EPP. É de Engenharia e políticas públicas que falamos, mais do que de políticas públicas apenas. E falamos de política no sentido de policy – e não de politics”, enfatiza o professor catedrático da FEUP.

Com transmissão direta no canal FEUPtv, a partir do Auditório Principal da FEUP, todas as segundas-feiras até ao final de junho são para debater temáticas que quase sempre estão debaixo de forte escrutínio junto da opinião pública. Porque são assuntos que têm a ver com a vida das pessoas e que têm implicações diretas no dia-a-dia dos cidadãos, ainda que muitos possam não ter disso consciência. 

Mais informação: fe.up.pt/engenhariapoliticaspublicas



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-06-15 às 20:25:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais