Clube de Leitura  Vamos a Livros
Você está em: Início > Notícias > Alumnus da FEUP assina melhor tese de mestrado na área de IT

Alumnus da FEUP assina melhor tese de mestrado na área de IT

André Cruz desenvolveu algoritmo que permite reduzir o risco de decisões discriminatórias baseadas em modelos de Inteligência Artificial.

imagem

André Cruz, antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai ser distinguido esta quarta-feira, 12 de maio, com o prémio Best Thesis Award – na área das Tecnologias de Informação – promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com o apoio do Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE). A cerimónia acontece pelas 16h35, integrada no 30.º Digital Business Congress, cuja sessão de abertura vai contar com Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República.

Desenvolvido na Feedzai Research, o trabalho que serviu de dissertação de mestrado ao alumnus da FEUP incide no estudo de enviesamentos e potenciais discriminações na utilização de sistemas de inteligência artificial relacionadas com género, idade, etnia ou localização geográfica. Da investigação agora premiada resultou um novo algoritmo – o Fairband – que permite treinar modelos mais justos, aumentando a equidade de processos de decisão automática em 93%, em média.

Uma das grandes vantagens do método apresentado é a sua compatibilidade com qualquer algoritmo preditivo já em utilização nas empresas, reduzindo o custo de adoção de políticas de Inteligência Artificial Responsável.

“Se um algoritmo de análise de risco de fraude que é usado para aprovar pedidos de abertura de uma nova conta bancária tiver uma taxa de erro muito superior para pessoas de minorias étnico-raciais irá provocar um acesso desigual a serviços bancários, aumentando ainda mais a desigualdade social. Com o Fairband podemos treinar modelos que sejam eficazes para todos os grupos e não apenas para um.”, explica André Cruz.

Com uma avaliação final de 20 valores, o trabalho de investigação foi desenvolvido sob a orientação de Carlos Soares, professor no departamento de Engenharia Informática da FEUP, e Pedro Saleiro, diretor de investigação na Feedzai.

André Cruz é atualmente Research Data Scientist na Feedzai, onde continua a trabalhar neste projeto e na sua produtização, tendo sido ainda distinguido recentemente com o prémio de melhor tese de mestrado em Computational Intelligence pelo IEEE Portugal.

Por seu lado, a Feedzai foi distinguida com três prémios internacionais de inovação no âmbito do Fairband: finalista na categoria de Software dos World Changing Ideas da Fast Company, “Fraud Prevention Innovation of the Year” pelos Fintech Breakthrough Awards, e “RegTech of the Year” na edição de 2021 dos Asia FinTech Awards.

A aposta na formação como incentivo

Best Thesis Award foi lançado em fevereiro de 2021 com o intuito de premiar o mérito dos estudantes das universidades representadas pelo Consórcio das Escolas de Engenharia, que reúne a FEUP, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

João Falcão e Cunha, coordenador do CEE e Diretor da FEUP, compara a qualidade do Ensino Superior em Portugal “nas áreas de engenharia, tecnologias de informação e telecomunicações” com as melhores escolas do mundo e refere que “os estudantes adquirem frequentemente competências de trabalho em grupo, de gestão e liderança de projetos e de pessoas envolvendo-se em atividades de investigação e inovação”.

Para a entidade organizadora, este prémio, que atribui 1500 euros aos três vencedores das melhores teses de mestrado do respetivo ano letivo, contribui para a “construção de um futuro sustentado”. “Evidenciar o que de melhor temos nas nossas universidades poderá representar um forte incentivo a que mais jovens optem por estas áreas de formação”, afirma Rogério Carapuça, presidente da APDC.

Nesta edição do Best Thesis Award, dois alumni do Instituto Superior Técnico consagraram-se vencedores nas categorias de Telecomunicações e Media.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-06-25 às 13:51:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais