Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
IEEE Authorship and Open Access Symposium
Você está em: Início > Notícias > Matrículas - Concursos Via Escola 2021/2022

Notícias

Matrículas - Concursos Via Escola 2021/2022

De 8 a 20 setembro 2021

LICENCIATURAS

- Maiores de 23
- Mudança de par instituição/curso
- Cursos de especialização tecnológica
- Titulares de diploma de curso técnico superior profissional
- Outros cursos superiores

MESTRADOS
- Entrada em 2ºciclos de estudo
- Reingresso (excepto mestrados de continuidade)

PROGRAMAS DOUTORAIS
- Regime de Ingresso em Doutoramento
- Reingresso

ESTUDOS AVANÇADOS
- Entrada em curso de Estudos Avançados


Prazos

As matrículas/inscrições são via WEB e decorrerão de 8 de setembro (início 15:00) a 20 de setembro de 2021 (até às 17:00) (hora de Portugal Continental).

Para qualquer dúvida/problema poderá enviar e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º de estudante ou n.º do documento de identificação (BI, CC ou passaporte) e ciclo de estudos a que se candidatou, regime de ingresso e fase.
Após enviar email deverá aguardar respetiva resposta antes de reenviar novo email.

A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar.
A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.

Caso se encontre com algum documento pendente no processo de candidatura (de acordo com e-mail enviado anteriormente de acesso.ingresso@fe.up.pt), poderá excecionalmente enviar o documento definitivo por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt  ou apresentá-lo presencialmente mediante respetiva marcação nos Serviços Académicos até 17 setembro. Só poderá proceder à sua matrícula, até ao dia 20 de setembro de 2021 (até às 17h), após a envio desse documento.

Se, no âmbito da sua candidatura, apresentou declaração contendo os dados de identificação, para efetuar matrícula terá de exibir nos serviços académicos mediante respetiva marcação o documento de identificação original até ao dia 17 de setembro.
Alternativamente, poderá enviar cópia digitalizada para o seguinte endereço de email: acesso.ingresso@fe.up.pt.

Informações Importantes para a sua Vida Académica na FEUP

1. Os estudantes que optem pelo regime:

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 créditos ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 créditos ECTS por semestre, exceto aquando da inscrição no primeiro ano pela primeira vez de ciclos de estudos de primeiro ciclo em que esses limites são, respetivamente, de 60 e 30 créditos ECTS (ver Regulamento n.º 844/2018, de 19 de dezembro "Alteração ao Regulamento do número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivo").

No ano de conclusão, o limite anual pode ir até 81 créditos ECTS e o limite semestral pode ir até 48 créditos ECTS nos casos em que, com a aprovação nesse limite, os estudantes possam concluir o ciclo de estudos.

Na FEUP, os estudantes poderão ainda inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em inscrição em mais de um ciclo de estudos/formação contínua (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP, exceto se estiver em conclusão).
Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

- a tempo parcial - de acordo com Deliberação do Conselho Geral de 17 de junho de 2019 as inscrições em regime de tempo parcial poderão verificar-se de acordo com o indicado na seguinte tabela:

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial
- Até 18 créditos ECTS
- Entre 19 e 37,5 créditos ECTS
- Entre 38 e 40,5 créditos ECTS*
- Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios

* Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.



Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto


Regras para inscrição a tempo integral/parcial

Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

No caso das unidades curriculares relativas ao trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado, este limite poderá ser ultrapassado, contando, no entanto, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivo relatório o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular.

Aos cursos de Estudos Avançados não é aplicável o Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto.

2. Após realizar a matrícula poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.

3. Poderá consultar nos seguintes links informação sobre:

- Matrículas/Inscrições

- Bolsas e Incentivos

- Necessidades Educativas Especiais

- Estatutos Especiais

- Certificação

- Creditação

 

Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional

Regulamento do estatuto do estudante internacional - Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto.


Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto - Regulamento n.º 664/2018, de 16 de outubro.


Deliberações da reunião do Conselho Geral da UP de 17 de junho de 2019


Os candidatos que se enquadrem no previsto na alínea c) do n.º 2 e do n.º 4 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto deverão, no ato da matrícula, enviar documento emitido pelos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.

 

Pagamento de propinas e taxas

Regulamento de Propinas da Universidade do Porto

Valores de propinas para 2021/2022

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.


A primeira prestação de propinas, seguro escolar e taxa de matrícula (se aplicável) terá de ser liquidada no ato/dia que efetuar a matrícula, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente (ver "Procedimento para geração de Referências Multibanco").

Não é possível efetuar o pagamento de propinas, seguro escolar e taxa de matrícula (se aplicável) por PayPal.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para tesouraria@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, seguro escolar, taxa de matrícula, etc.).

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, no processo de inscrição deverá selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo). Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa deverá enviar um e-mail para tesouraria@fe.up.pt.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de enviar, até ao final do prazo de matrículas, um e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt com os documentos previstos.


Procedimento de Matrícula - Como efetuar a matrícula on-line

Matrícula

1. O candidato com resultado de candidatura "Colocado" deverá enviar um e-mail, até ao dia 17 de setembro, para inscricoes@fe.up.pt a solicitar o envio de credenciais para inscrição no ciclo de estudos/curso onde foi colocado.
No e-mail, deverá indicar o seu nome completo, número de documento de identificação e ciclo(s) de estudos/curso(s) a que se pretende inscrever.

2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia, validando-se com o login e password que recebeu no e-mail (ponto 1). Se enviou documentos que se encontravam pendentes na candidatura, deverá aguardar resposta do acesso.ingresso@fe.up.pt a informar que já poderá aceder ao link "Acesso às inscrições".

3. Após o acesso ao módulo de inscrições em unidades curriculares, o candidato terá de efetuar a escolha do plano de pagamento de propinas e responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática.
O candidato deverá preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.

Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, na proposta de inscrição terá de selecioná-la e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.

Para os ciclos de estudos Mestrado em Engenharia de Materiais (M.EMAT), Mestrado em Engenharia do Ambiente (M.EA), Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (M.EEC) e Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC), em alguns grupos de opção não será possível escolher as unidades curriculares na proposta de inscrição. Assim, terá de selecionar a inscrição em unidades curriculares não discriminadas, selecionando na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "Incluir unidade curricular não discriminada". Desta forma, reserva em cada grupo de opção créditos para unidades curriculares opcionais em que se aplique esta funcionalidade. Depois de incluir o número de créditos que pretende reservar por unidade curricular, deverá adicionar a linha à tabela. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular não discriminada, deverá repetir o procedimento adicionando linhas à tabela.

Caso tenha um pedido de creditação pendente de finalização, na sua proposta de inscrição deverá selecionar pelo menos uma unidade curricular das apresentadas para formalizar a sua matrícula. Após a publicação do resultado do pedido de creditação deverá, no prazo de 10 dias, proceder à regularização da sua inscrição.

4. Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular, após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores.

5. A inscrição em ano letivo/unidades curriculares não dispensa a escolha de turmas e horários, e vice-versa.

6. No final, terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente onde poderá gerar as referências multibanco*. A primeira prestação de propinas terá de ser paga no ato/dia da matrícula, data a partir da qual acrescerá juros de mora.

7. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.

8. Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador em opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime (não aplicável a Cursos de Estudos Avançados) durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 1.º semestre.
Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.



Fotografia

O estudante na sua página no SIGARRA deverá colocar uma fotografia acedendo ao lápis vermelho. A fotografia só estará disponível no SI após validação pelos serviços da FEUP. Normalmente essa validação ocorre até 24 horas após a inserção da fotografia no SIGARRA.


* Procedimento para geração de Referências Multibanco

1. Clicar na imagem MB associada ao valor (prestação de propina ou seguro escolar) que pretende efetuar o pagamento.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.
4. Deverá repetir os passos anteriores para cada um dos valores a pagar (prestação de propina ou seguro escolar).
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.


Cartão da U.Porto

O pedido de cartão da U.Porto deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais da página do estudante) -> Cartão U. Porto e envolve os seguintes passos:

  1. Ter fotografia disponível no SIGARRA
  2. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão;
  3. Quando o cartão estiver pronto para ser entregue ao estudante, o estudante receberá uma notificação no SIGARRA com essa informação.
  4. Levantar o Cartão U.PORTO - no InfoDesk [Edifício A, Piso 0, Entrada da FEUP, 9:30-13:00 e 14:00-17:30] – Normalmente o cartão demora cerca de 4 semanas a ser produzido e estar disponível para entrega.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-24 às 10:20:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais