Formação Online da Biblioteca
Você está em: Início > Notícias > Química para a Vida: 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva

''Química para a Vida'': 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva

12 de maio | 9h00 | Aveiro

imagem

Nas comemorações dos 150 anos de nascimento de Alfredo da Silva a Química teria de ter presença marcante, uma vez que é indubitável que o desenvolvimento da Indústria Química em Portugal foi desígnio central na vida deste grande empresário, através da expansão da empresa CUF, hoje Bondalti.

Desde o seu nascimento como Ciência e até aos nossos dias, a Química tem desempenhado um papel central do desenvolvimento económico e no bem-estar da nossa sociedade.

A Humanidade enfrenta atualmente grandes desafios na concretização de um modelo de desenvolvimento sustentável que, travando as alterações climáticas e o esgotamento de recursos, permita simultaneamente responder às necessidades e ao aumento da qualidade de vida de uma população em crescimento, em áreas como a alimentação, água potável, energia, saúde, higiene e conforto.

A Química está cada vez mais no centro da procura de soluções para esses desafios.

Neste contexto, celebrar os 150 anos do nascimento de Alfredo da Silva, celebrando a Química, mostrando alguns exemplos do que de melhor se faz na investigação nesta área em Portugal e no Mundo, bem como analisar as perspetivas futuras da respetiva Indústria é a melhor forma de homenagear esta Personalidade maior da vida portuguesa.

Para esse fim, a Fundação Amélia de Mello, o Departamento de Química da Universidade de Aveiro, o Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a APQuímica, associação empresarial do setor, uniram esforços para, numa webconference, proporcionar à sociedade um conjunto de palestras, reunindo representantes da Indústria a nível europeu e alguns cientistas nacionais de grande renome, onde será demonstrado o papel chave da Química em algumas áreas essenciais para o futuro.

A organização da conferência cabe à Universidade de Aveiro, com a colaboração da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da APQuímica.

A sessão pode ser acompanhada aqui

Programa disponível aqui

Mais informações em https://alfredodasilva150anos.pt/

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-05-18 às 07:52:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais