Formação Online da Biblioteca
Você está em: Início > Notícias > Professor da FEUP é o melhor investigador português em Ciências da Computação

Professor da FEUP é o melhor investigador português em Ciências da Computação

João Catalão lidera o ranking nacional da Guide 2 Research

imagem

A classificação elaborada pelo Guide2Research baseia-se no h-index do Google João Catalão conquistou o 1º lugar no ranking nacional da Guide 2 Research com um h-index de 67, superando os restantes 21 investigadores de várias universidades e unidades de investigação do país.

Os artigos do investigador exploram diversas temáticas nas áreas da sustentabilidade energética e energias renováveis.

João Catalão, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), é o primeiro investigador da Universidade do Porto a atingir a primeira posição a nível nacional nas áreas da Engenharia Eletrotécnica, Ciências da Computação e Eletrónica no ranking da Guide 2 Research, o mais importante portal de pesquisa do mundo em Ciências da Computação.

Aos 45 anos, o também investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC conta já com mais de 800 publicações no Google Scholar, 131 dessas indexadas no Digital Bibliography & Library Project (DBLP), plataforma de pesquisa bibliográfica na área das Ciências da Computação, e mais de 17.400 citações, conferindo-lhe um h-index de 67.

“Estou muito satisfeito com a posição obtida num ranking tão relevante quanto este, uma vez que combina quantidade e qualidade na produção científica, quantificando a produtividade e o impacto de investigadores com base nos seus artigos mais citados.”, afirma o docente.

No domínio da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, as áreas de estudo do investigador centram-se na temática da Energia, tendo os seus artigos mais citados diversas abordagens relativamente à previsão dos preços da eletricidade e da produção renovável, a casas e rede elétrica inteligentes (smart grid), à sustentabilidade energética e energias renováveis, a veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia, a mercados elétricos, à operação e planeamento dos sistemas de energia e à otimização e inteligência computacional.

O ranking nacional do portal Guide 2 Research contempla ainda outros 21 investigadores de várias universidades e unidades de investigação do país, sendo que quatro pertencem à FEUP: João Gama, João Manuel Tavares, João Barros e António Pedro Aguiar.

Scholar, tendo sido considerados apenas os cientistas com um h-index igual ou superior a 40. São ainda tidos em conta o número de citações, bem como o número de publicações indexadas no DBLP. Este ranking tem como objetivo oferecer mais visibilidade à comunidade académica e expor as contribuições mais influentes na área das Ciências da Computação.

O investigador concluiu o Doutoramento e a Agregação em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade da Beira Interior (UBI), onde iniciou também a sua carreira profissional e alcançou a posição de Diretor de Curso, Membro do Conselho Pedagógico e Membro do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia da UBI. Em setembro de 2015, ingressou na FEUP como Professor Associado com Agregação e em março de 2016 juntou-se também ao INESC TEC como Investigador Sénior.

Tem mais de 800 publicações, incluindo 400 artigos em revistas internacionais, 380 comunicações em atas de conferências internacionais e 40 capítulos em livros internacionais. Foi ainda coautor de 2 patentes: 1 patente internacional (United States Patent) e 1 patente nacional (INPI).

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-05-12 às 10:53:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais