Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação Online da Biblioteca
Você está em: Início > Notícias > U.Porto quer fábricas de ensino e aprendizagem nas empresas portuguesas

Notícias

U.Porto quer ''fábricas de ensino e aprendizagem'' nas empresas portuguesas

O projeto M-NEST-II junta a FEUP, o INEGI e o INESC TEC e visa a capacitação de profissionais para responder aos desafios da indústria transformadora.

imagem

Promover a aproximação entre as necessidades industriais e o ambiente académico e de investigação para reforçar as competências de estudantes, professores, investigadores e técnicos industriais. É este o principal objetivo do projeto M-NEST-II, coordenado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que junta a sua experiência à do INESC TEC e INEGI com o propósito capacitar profissionais face às exigências da indústria transformadora.

O projeto surge na sequência dos projetos piloto M-NEST-I e M-NEST-RIS, em que as sessões de demonstração de novos modelos de ensino implementadas resultaram em elevados níveis de satisfação dos participantes, desde estudantes e docentes até mentores do lado da indústria. Cerca de 190 formandos tiveram, assim, oportunidade de explorar e contactar com os mais variados cenários de produção e de inovação, enquanto as empresas puderam contar com profissionais melhor preparados para acrescentar valor ao negócio.

“Comprovamos que este novo paradigma de ensino resultou numa maior aproximação entre as necessidades industriais e o ambiente académico e de investigação”, enfatiza Cláudio Santos, investigador do INEGI e coordenador do M-NEST-I, um dos projetos-piloto.

“A experiência adquirida nos projetos pilotos está a ser capitalizada pela rede Europeia M-NEST no desenvolvimento de programas de formação que exploram o conceito da “fábricas de ensino e aprendizagem” para capacitação de profissionais em tecnologias emergentes.”, realça por sua vez Gil Gonçalves, professor do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia e coordenador do consórcio M-NEST II.

Com um financiamento de 300 mil euros, o grande desafio agora é envolver ainda mais organizações e participantes, consolidando os modelos de formação implementados na fase piloto. “Interessa-nos participar e acompanhar o desenvolvimento destes modelos de formação e fazê-los chegar às empresas portuguesas”, esclarece Ana Cristina Simões, do Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais (CESE), que assume a coordenação do projeto do lado do INESC TEC.

Fábricas de ensino e aprendizagem

Os projetos M-NEST-I e M-NEST-RIS resultaram de uma iniciativa conjunta da FEUP, INESC TEC e INEGI para responder às necessidades da indústria transformadora nacional, onde a acelerada introdução de novas tecnologias traz consigo a necessidade de adaptar a formação de especialistas. O consórcio de instituições nacionais integrou a rede Europeia M-NEST para demonstrar que a colaboração entre empresas e instituições de ensino e investigação na formação de profissionais é também uma resposta eficaz a nível nacional.

Em Portugal, as “Fábricas de Ensino e Aprendizagem” da rede M-NEST foram implementadas nos laboratórios da FEUP, INESC TEC e INEGI.  Estas “fábricas de ensino e aprendizagem” promoveram várias atividades de formação, sobre temas como materiais compósitos, processamento multimaterial, processos de ligação de materiais, sistemas ciberfísicos e digital twins.

Financiados pelo EIT Manufacturing, este projetos contam com a participação da ENSAM – Arts et Métiers Paris Tech (França), da Aalto University (Finlândia) e da SUPSI – University of Applied Sciences and Arts of Southern Switzerland (Suiça), da CTU – Czech Technical University (República Checa), da University of Tartu (Estónia) e do LMS – Laboratory for Manufacturing Systems and Automation of University of Patras (Grécia).


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-05-12 às 10:41:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais