Clube de Leitura  Vamos a Livros

Prémio Arquivo.pt

Candidaturas até 4 maio

imagem

A unidade FCCN (Computação Científica Nacional) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia lança mais uma edição do Prémio Arquivo.pt, distinguindo trabalhos inovadores que utilizem a informação preservada pelo serviço Arquivo.pt.

O prémio tem como objetivo fomentar aplicações práticas ou estudos completos de investigação baseados na informação acessível através do Arquivo.pt e que demonstrem a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na Internet.

Os trabalhos podem incidir em temas de qualquer área (Educação, História, Sociologia, Comunicação, Saúde, Informática), desde que se recorra ao Arquivo.pt como principal fonte de informação.

As candidaturas estão abertas até 4 de maio.

Os interessados devem submeter um texto e um vídeo curto que descrevam o trabalho realizado. Serão distinguidos três trabalhos, sendo premiados da seguinte forma: 1.º classificado (10.000¤), 2.º classificado (3.000¤) e 3.ª classificado (2.000¤).

O Prémio Arquivo.pt foi já entregue, em 2020, a um alumnus do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP, Miguel Ramalho, pelo seu projeto “Desarquivo”.  Trata-se de uma ferramenta que permite pesquisar por entidades – pessoas, organizações ou locais – e identificar ligações, a partir de notícias publicadas em jornais online ao longo dos últimos 20 anos, tendo-lhe valido o galardão no valor de dez mil euros.

Realiza-se anualmente, desde 2018, e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, repetindo este ano o Jornal Público como parceiro de comunicação oficial e que atribuirá adicionalmente uma Menção Honrosa a um dos trabalhos submetidos que se tenha focado no arquivo da web portuguesa, relativo ao Público online.

Candidaturas aqui

Mais informações aqui

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-03-01 às 23:28:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais