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Notícias

Matrículas de Programas Doutorais 2.º semestre 2020/21

De 19 a 27 de janeiro de 2021

Prazos

As matrículas/inscrições são via WEB e decorrerão de 19 (início 14h:00) a 27 de janeiro de 2021 (23h:59 hora de Portugal Continental).

Para qualquer dúvida/problema poderá enviar um e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º do documento de identificação (BI, CC ou passaporte) da candidatura, curso a que se candidatou, regime de acesso e fase, ou poderá dirigir-se ao atendimento dos Serviços Académicos da FEUP depois de realizar marcação (consultar horário de atendimento), fazendo-se acompanhar da password de estudante e do Documento de Identificação (ver “Procedimento de Matrícula - Como efetuar a matrícula on-line”)

A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar. A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.

Na inscrição apenas poderá selecionar unidades curriculares do 2.º semestre do presente ano letivo.

Caso se encontre com algum documento pendente no processo de candidatura (de acordo com e-mail enviado anteriormente de acesso.ingresso@fe.up.pt) deverá, até ao dia 26 de janeiro, enviar para este e-mail o documento definitivo ou poderá, excecionalmente, entregá-lo nos Serviços Académicos depois de realizar marcação (consultar horário de atendimento). Só poderá proceder à sua matrícula, até ao dia 27 de janeiro às 23h:59 (hora de Portugal Continental), após a entrega/envio desse documento.

Se no âmbito da sua candidatura apresentou declaração contendo os dados de identificação, para efetuar a matrícula terá de apresentar o documento de identificação original nos Serviços Académicos até ao dia 26 de janeiro. Alternativamente, poderá enviar cópia digitalizada para o seguinte endereço de email: acesso.ingresso@fe.up.pt.


Informações Importantes para a sua Vida Académica na FEUP


1. Se possui condições para usufruir de regalias especiais, consulte o Espaço Informativo dos Serviços Académicos onde constam os prazos estipulados e procedimento para requerer o respetivo estatuto. 

2. Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores. 

3. A inscrição em ano letivo/unidades curriculares não dispensa a escolha de turmas e horários, e vice-versa, que deverá articular com o Secretariado/Direção do Ciclo de Estudos.

4. Para solicitar creditação de formação realizada ou de experiência profissional, deverá efetuar o pedido durante o período de matrículas (até 27 de janeiro) na sua página pessoal de estudante através da opção "Reconhecimentos" / "Lista de pedidos de reconhecimentos" /"Criar Pedido de reconhecimento". Para mais informações sobre creditação, consulte o Espaço Informativo do Estudante

5. Os estudantes que optem pelo regime: 

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre (ver Regulamento n.º 844/2018, de 19 de dezembro "Alteração ao Regulamento do número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivo").

Na FEUP, os estudantes poderão inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em inscrição em mais de um ciclo de estudos/formação contínua (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP, exceto se estiver em conclusão).
Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

- a tempo parcial - de acordo com Deliberação do Conselho Geral de 17 de junho de 2019 as inscrições em regime de tempo parcial poderão verificar-se de acordo com o indicado na seguinte tabela:

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial
-Até 18 créditos ECTS
-Entre 19 e 37,5 créditos ECTS
-Entre 38 e 40,5 créditos ECTS *
-Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios
* Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.


Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto

Regras para inscrição a tempo integral/parcial

Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

A opção a tomar pelo estudante no momento da inscrição deverá ter em consideração o somatório dos ECTS que pretende realizar no 2.º semestre do ano letivo 2020/21 e no 1.º semestre do ano letivo 2021/22, que começa em setembro de 2021. Neste momento apenas estão disponíveis para inscrição as unidades curriculares do 2.º semestre do presente ano letivo. No final de agosto, no período de renovação da inscrição, deverá efetuar a inscrição online nas unidades curriculares do 1.º semestre do ano letivo 2021/22.

Durante o período de inscrição (até 27 de janeiro), os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 6 do Procedimento de Matrícula. 

6. A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro do seguinte prazo:
- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: de 25 de janeiro a 25 de fevereiro de 2021.

7. Após realizar a inscrição em ano letivo poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante. 
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante.

8. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário apresentar o boletim de inscrição, pelo que recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à sua impressão

9.
Poderá consultar nos seguintes links informação sobre:

- Matrículas/Inscrições

- Bolsas e Incentivos

- Necessidades Educativas Especiais

- Estatutos Especiais

- Certificação

- Creditação


Pagamento de propinas e taxas

Regulamento de Propinas da Universidade do Porto

Consultar valores para 2020/2021

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.

A primeira prestação de propinas, o seguro escolar e a taxa de matrícula têm de ser liquidados até 27 de janeiro, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente (ver "Procedimento para geração de Referências Multibanco"), ou na Tesouraria da FEUP.
Não é possível efetuar o pagamento de propinas por PayPal.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do candidato/estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, seguro escolar, etc.).

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa, o pagamento da propina terá de ser efetuado na Tesouraria da FEUP, acompanhado dos seguintes elementos (nome, n.º de contribuinte e morada da entidade a emitir na fatura).

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, no processo de inscrição deverá selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa. Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar os documentos previstos, nos Serviços Académicos, até ao final do prazo de matrículas/inscrições.

Procedimento de Matrícula - Como efetuar a matrícula on-line

Matrícula

1. O candidato com resultado de candidatura "Colocado" deverá enviar um e-mail para inscricoes@fe.up.pt a solicitar o envio de credenciais para inscrição no ciclo de estudos/curso em que foi colocado. 
No e-mail, deverá indicar o seu nome completo, número de documento de identificação e ciclo(s) de estudos/curso(s) em que pretende inscrever-se. 

2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia, validando-se com o login e password que recebeu no e-mail (ponto 1). Se enviou documentos que se encontravam pendentes na candidatura, deverá aguardar resposta de acesso.ingresso@fe.up.pt a informar que já poderá aceder ao link "Acesso às inscrições".

3. Após o acesso ao módulo de inscrições em unidades curriculares, o candidato terá de efetuar a escolha do plano de pagamento de propinas e responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática. 
O candidato deverá preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição. 

Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, na proposta de inscrição terá de selecioná-la e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento. 

Caso tenha um pedido de creditação pendente de finalização, na sua proposta de inscrição deverá selecionar pelo menos uma unidade curricular das apresentadas para formalizar a sua matrícula. Após a publicação do resultado do pedido de creditação, deverá proceder à regularização da sua inscrição no prazo de 10 dias. 

4. No final, aparece uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente onde poderá gerar as referências multibanco*.

5. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição nas opções do lado direito da página. 

6. Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador nas opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime (não aplicável a Cursos de Estudos Avançados) durante o período em que decorrem as inscrições. 
Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente. 


Fotografia

O estudante deverá carregar uma fotografia na opção configurar da sua página de estudante no SIGARRA. A fotografia só estará disponível no SIGARRA após se dirigir ao helpdesk do CICA para validação in loco da mesma.


* Procedimento para geração de Referências Multibanco

1. Clicar na imagem MB associada ao valor (prestação de propina, seguro escolar, taxa de matrícula) que pretende pagar. 
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada. 
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada. 
4. Deverá repetir aos passos anteriores para cada um dos valores a pagar (propina, seguro escolar e taxa de matrícula se aplicável). 
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada. 


Cartão da U.Porto 
O pedido de cartão da U.Porto deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais da página do estudante) -> Cartão U. Porto e envolve os seguintes passos:

  1. Ter fotografia disponível no SIGARRA.
  2. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão.
  3. Quando o cartão estiver pronto para ser entregue ao estudante, o estudante receberá uma notificação no SIGARRA com essa informação.
  4. Levantar o Cartão U.PORTO - no InfoDesk [Edifício A, Piso 0, Entrada da FEUP].

 

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