Clube de Leitura – Vamos a Livros
Você está em: Início > Notícias > Maratona da Saúde destaca trabalho na área do cancro de investigadora da FEUP

Mapa das Instalações

Maratona da Saúde destaca trabalho na área do cancro de investigadora da FEUP

Maria do Carmo Pereira acaba de ser distinguida pelo projeto que propõe o uso da nanotecnologia no tratamento do cancro do cérebro.

imagem

Maria do Carmo Pereira, professora e investigadora do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de ser distinguida com o Prémio Maratona da Saúde para a Investigação em Cancro. O reconhecimento chega graças ao projeto que está a ser desenvolvido por um grupo de investigadores por si liderado, sobre o uso da nanotecnologia no tratamento do cancro do cérebro.

Como sublinha Maria do Carmo Pereira, “o glioblastoma multiforme é o tipo mais comum e invasivo de tumor cerebral maligno e apresenta alta mortalidade, sendo que a esperança média de vida é de cerca de um ano após diagnóstico”.

“A substância temozolomida é o medicamento mais usado para o seu tratamento, mas tal como muitos outros medicamentos usados em quimioterapia, apresenta várias limitações como alta toxicidade e baixa eficácia. Um dos fatores que limita a sua atividade farmacológica é a existência de enzimas com capacidade de reverter os efeitos da temozolomida, conferindo resistência à terapia”, esclarece a investigadora da FEUP.

Empenhada em encontrar soluções para este problema, a equipa liderada por Maria do Carmo Pereira – e que conta ainda com a participação do investigador Jorge Lima, do do grupo de investigação Cancer Signalling & Metabolism” do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da U.Porto – desenvolveu nanopartículas para a administração em simultâneo da temozolomida e de uma molécula capaz de diminuir a resistência das células à terapia. Em estudos prévios, os investigadores obtiveram evidências de que estas nanopartículas permitem diminuir a resistência à ação terapêutica da temozolomida em modelos celulares.

Além do reconhecimento pela comunidade científica, a Maratona da Saúde atribuiu um prémio no valor de 20 mil euros ao projeto. A partir daqui, os investigadores vão poder testar a eficácia e a segurança destas partículas em animais.

Maria do Carmo Pereira espera que este projeto “permita futuramente avançar para uma estratégia efetiva para superar as limitações das terapias para o glioblastoma atualmente disponíveis”.

Fomentar o conhecimento e promover a investigação científica

Organizada em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Maratona da Saúde visa fomentar o conhecimento e a descoberta de soluções terapêuticas inovadoras. A edição deste ano reuniu – através de donativos recolhidos num espetáculo de televisão solidário na RTP – 40 mil euros para investir em projetos de investigação sobre o cancro.

Foram analisadas 109 candidaturas entre as quais se distinguiram o trabalho de Maria do Carmo Pereira, na categora sénior, e de Adriana Sanchéz Danés, da Fundação Champalimaud, na categoria júnior, com um projeto de identificação das células tumorais no cancro pediátrico que são resistentes à terapia.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-08-15 às 22:01:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais