Você está em: Início > Notícias > Consórcio da U.Porto lança app para rastrear transmissão da Covid-19

Consórcio da U.Porto lança ''app'' para rastrear transmissão da Covid-19

A ''FollowMyHealth'' faz parte dos 17 projetos da Universidade recentemente aprovados pela FCT no âmbito da linha de financiamento ''Research4Covid19''.

imagem

Melhorar o conhecimento sobre a transmissão ambiental do novo coronavírus e validar a utilidade de usar uma lista de locais de potencial contágio como indicador de auto-vigilância são os principais objetivos da app “FollowMyHealth”, desenvolvida por investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em parceria com o Instituto de Telecomunicações (IT), o Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP) e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP).

O projeto foi recentemente aprovado pela FCT no âmbito da linha de financiamento “Research4Covid19” e conta com um grupo de investigação com experiência de vários anos na análise de trajetórias de geolocalização para análise de mobilidade.

Foi depois de ter lido um artigo científico na prestigiada revista Science, onde são discutidos vários modelos de propagação da Covid-19 e como as tecnologias podem ajudar a conhecer melhor os mecanismos de propagação e ajudar os serviços de saúde a orientar melhor os seus esforços, que a investigadora Ana Aguiar decidiu canalizar o know-how da plataforma SenseMyCity e da equipa que esteve durante anos ligada a esse projeto, para desenvolver uma app que conseguisse rastrear a transmissão ambiental da Covid-19.

“Como trabalho com extracção de informação de dados GPS, achei que a nossa plataforma, pronta para ir para o terreno, e o nosso know-how em processamento de dados reais e extração de informação seriam muito úteis”, explica a investigadora do Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores da FEUP e Coordenadora do Instituto de Telecomunicações no Porto.

Promover a auto-vigilância

Mas afinal o que distingue a “FollowMyHealth” das restantes aplicações já no mercado? “Esta aplicação tem como objetivo principal recolher informação espacial para possibilitar a análise espacial de que se fala no artigo da Science”, esclarece Ana Aguiar. Ou seja, não será uma app meramente para recolher informação sobre sintomas ou sobre contactos de proximidade com BLE (Bluetooth de baixo consumo).

“Neste projeto pretendemos melhorar o conhecimento sobre a transmissão ambiental e conseguir parametrizar com mais granularidade os modelos de transmissão do virus, fornecendo ao utilizador uma espécie de indicador de auto-vigilância, através da avaliação e análise detalhada das especificidades de cada local (tipo de atividade, a sua dimensão, o tempo que as pessoas estão nesses locais, etc) que depois vão permitir obter estatísticas agregadas sobre os comportamentos de risco”, explica Ana Aguiar.

Na prática, a aplicação permite avisar os utilizadores caso tenham estado ou se aproximem de locais de potencial contágio. Por outro lado, serve também para acompanhar pessoas suspeitas de infeção, confirmadas, e em isolamento profilático.

A “FollowMyHealth” pretende ir mais longe e perceber o estado emocional das pessoas em diferentes fases da pandemia, o que permitirá estudar diferentes tipos de mobilidade dentro do grupo de cidadãos que estiver a utilizar a aplicação. Para isso será necessário recolher dados sobre comportamentos de higiene e risco.

Por último, Ana Aguiar acredita que este projeto poderá assumir uma componente de responsabilidade social muito forte uma vez que fomenta a auto-vigilância e consciencializa para a adoção de medidas de distanciamento social, permitindo que as pessoas “usem os dados recolhidos para ajudar a relembrar de forma mais precisa a sua história recente, caso sejam testadas positivas”.

A aplicação deverá ficar disponível na Play Store da Google a qualquer momento. Entretanto, já é possível experimentar uma versão “beta”, disponível aqui.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-30 às 00:12:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias