FEUP
Você está em: Início > Notícias > GITMob | As cidades e a mobilidade do futuro | Mesa Redonda Online

Mapa das Instalações

GITMob | As cidades e a mobilidade do futuro | Mesa Redonda Online

26 de Maio às 11h

Há cerca de dois meses as nossas rotinas mudaram e as cidades pararam. Muitos ficaram a trabalhar em casa, as ruas ficaram vazias e as lojas fecharam. Alguns redescobriram o comércio local, outros descobriram o comércio eletrónico. Alguns descobriram o tempo livre, outros descobriram os seus bairros percorrendo-os a pé. As ruas vazias trouxeram o silêncio e o ar mais limpo. À medida que as pessoas saíam, as crianças descobriram o que é brincar na rua. Depressa surgiu a ideia que a nossa vida mudou para sempre. A pandemia trazia consigo  oportunidades para repensar a economia, o ensino, o comércio, o  trabalho. O clima ia mudar, íamos possuir menos e poluir menos. Ao mesmo tempo, sentíamos a falta de socializar, de sair, de estar com pessoas. O silêncio também trazia confusão.

Agora que começamos a sair e a voltar à normalidade. Mas que normalidade é essa que vamos encontrar? O ruído? A poluição? O trânsito?
Por todo o mundo vemos exemplos de cidades que aceleraram alterações aos planos de mobilidade (Londres, Milão, Paris, etc.) para criar uma cidade mais amiga das pessoas e do ambiente. Querem menos carros e mais pessoas. Querem mais proximidade, mas os locais que eram mais frequentados querem continuar a ter quem os visite.

Conseguimos atingir esse equilíbrio? Seremos capazes de nos adaptar a essas novas cidades, ou as nossas deslocações continuarão iguais?
Não é possível pensarmos numa nova cidade sem mudarmos a forma como nos deslocamos. Qual será, então, o impacto da pandemia nas cidades e na mobilidade urbana? Vamos voltar ao normal, ou vamos repensar as cidades e a mobilidade?

O GITMob quis ouvir a perspetiva de quem estuda as cidades, de quem estuda a mobilidade, e de quem aplica as ideias na prática. No próximo dia 26 de maio, pelas 11h00, irá decorrer uma mesa redonda _online_. Para ter acesso ao endereço da reunião será necessário realizar inscrição através do link.
Aproveitando que os novos hábitos digitais nos abriram portas para ouvir pessoas que nem sempre iríamos conseguir, convidamos três oradores exteriores à FEUP para falarmos sobre o futuro das cidades e da mobilidade.

CONVIDADOS
José Alberto Rio Fernandes (Faculdade de Letras - U. Porto)
Anabela Ribeiro (Faculdade de Ciências e Tecnologia - U. Coimbra)
José Pedro Rodrigues (Camara Municipal de Matosinhos)

Nota: A sessão decorrerá em Português. (This session will be conducted in Portuguese.)

Link para inscrição

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-05-30 às 18:10:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais