Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca online
Você está em: Início > Notícias > U.Porto doa mais de 436 mil artigos de proteção aos profissionais de saúde
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

U.Porto doa mais de 436 mil artigos de proteção aos profissionais de saúde

320 caixas de luvas, máscaras, batas e outros materiais foram doadas pelas faculdades e centros de investigação da Universidade aos Hospitais de S. João e de Santo António.

imagem

Mais de 39 mil luvas, cerca 4600 máscaras e outros materiais de proteção individual foram recolhidos entre as faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto, para doar aos Hospitais de São João e de Santo António, duas das unidades de saúde que lutam diariamente para combater a pandemia de COVID-19.

Ao todo são mais de 436 mil artigos – entre batas, proteção de calçado, proteção ocular, toucas, luvas, máscaras e fatos de proteção integral – cedidos pelas diferentes faculdades e centros de investigação da U.Porto.

Uma resposta fantástica

A doação partiu de uma lista de necessidades previamente identificadas pelos dois hospitais centrais do Porto. Daí partiu-se para o pedido de todos os materiais de proteção pessoal disponíveis nos laboratórios de várias faculdades e e centros de investigação da U.Porto. E mesmo numa altura em que atividades letivas presenciais estão suspensas, a mobilização foi imediata…

“Tivemos uma resposta fantástica, tendo em conta que muitas pessoas estão em casa e as instituições estão a meio gás. O material foi recolhido na Reitoria, na Casa Comum (que melhor sítio!), inventariado, etiquetado, acondicionado e dividido em lotes iguais para os dois hospitais”, explica Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto com o pelouro da Investigação.

Entre os “doadores” incluem-se as faculdades de Medicina Dentária (FMDUP), de Ciências (FCUP), de Desporto (FADEUP), de Engenharia (FEUP), de Farmácia (FFUP), e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), bem como o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).

“Acho que temos de estar orgulhosos por pertencermos a uma Universidade que, em menos de três dias, conseguiu, numa altura particularmente difícil, dar resposta à solicitação dos nossos hospitais centrais e dar o seu contributo para a luta contra a pandemia”, refere Pedro Rodrigues.

O material recolhido – e condicionado em 320 caixas – foi entregue esta sexta-feira (20 de março) aos dois hospitais, esperando-se que ajudem todos aqueles que estão mobilizados para o combate à COVID-19.

O que está a ser feito?

Recorde-se que U.Porto ativou, no passado dia 5 de março, um Plano de Contingência – com efeitos imediatos em todas as unidades constitutivas – de forma minimizar os riscos de transmissão da COVID-19 no seio da comunidade académica.

No âmbito deste plano elaborado por uma Task-Force nomeada pelo Reitor, foi também lançado um website no qual vão sendo emitidos comunicados regulares com as medidas e recomendações de atuação para os membros da comunidade académica.

Recentemente, a Universidade do Porto, através das suas redes sociais, tem apresentado algumas “dicas” para apoiar todos os membros da comunidade que estão em casa, por tempo indeterminado. Entre treinos online gratuitos e recomendações para potenciar a produtividade, várias são as sugestões apresentadas.




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-03-31 às 12:28:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais