Formação regular da Biblioteca online
Você está em: Início > Notícias > U.Porto doa mais de 436 mil artigos de proteção aos profissionais de saúde

Mapa das Instalações

U.Porto doa mais de 436 mil artigos de proteção aos profissionais de saúde

320 caixas de luvas, máscaras, batas e outros materiais foram doadas pelas faculdades e centros de investigação da Universidade aos Hospitais de S. João e de Santo António.

imagem

Mais de 39 mil luvas, cerca 4600 máscaras e outros materiais de proteção individual foram recolhidos entre as faculdades e centros de investigação da Universidade do Porto, para doar aos Hospitais de São João e de Santo António, duas das unidades de saúde que lutam diariamente para combater a pandemia de COVID-19.

Ao todo são mais de 436 mil artigos – entre batas, proteção de calçado, proteção ocular, toucas, luvas, máscaras e fatos de proteção integral – cedidos pelas diferentes faculdades e centros de investigação da U.Porto.

Uma resposta fantástica

A doação partiu de uma lista de necessidades previamente identificadas pelos dois hospitais centrais do Porto. Daí partiu-se para o pedido de todos os materiais de proteção pessoal disponíveis nos laboratórios de várias faculdades e e centros de investigação da U.Porto. E mesmo numa altura em que atividades letivas presenciais estão suspensas, a mobilização foi imediata…

“Tivemos uma resposta fantástica, tendo em conta que muitas pessoas estão em casa e as instituições estão a meio gás. O material foi recolhido na Reitoria, na Casa Comum (que melhor sítio!), inventariado, etiquetado, acondicionado e dividido em lotes iguais para os dois hospitais”, explica Pedro Rodrigues, Vice-Reitor da U.Porto com o pelouro da Investigação.

Entre os “doadores” incluem-se as faculdades de Medicina Dentária (FMDUP), de Ciências (FCUP), de Desporto (FADEUP), de Engenharia (FEUP), de Farmácia (FFUP), e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), bem como o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).

“Acho que temos de estar orgulhosos por pertencermos a uma Universidade que, em menos de três dias, conseguiu, numa altura particularmente difícil, dar resposta à solicitação dos nossos hospitais centrais e dar o seu contributo para a luta contra a pandemia”, refere Pedro Rodrigues.

O material recolhido – e condicionado em 320 caixas – foi entregue esta sexta-feira (20 de março) aos dois hospitais, esperando-se que ajudem todos aqueles que estão mobilizados para o combate à COVID-19.

O que está a ser feito?

Recorde-se que U.Porto ativou, no passado dia 5 de março, um Plano de Contingência – com efeitos imediatos em todas as unidades constitutivas – de forma minimizar os riscos de transmissão da COVID-19 no seio da comunidade académica.

No âmbito deste plano elaborado por uma Task-Force nomeada pelo Reitor, foi também lançado um website no qual vão sendo emitidos comunicados regulares com as medidas e recomendações de atuação para os membros da comunidade académica.

Recentemente, a Universidade do Porto, através das suas redes sociais, tem apresentado algumas “dicas” para apoiar todos os membros da comunidade que estão em casa, por tempo indeterminado. Entre treinos online gratuitos e recomendações para potenciar a produtividade, várias são as sugestões apresentadas.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-03-31 às 12:28:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais