FEUP
Você está em: Início > Notícias > Earthen architecture and heritage in Algeria and the Mediterranean basin

''Earthen architecture and heritage in Algeria and the Mediterranean basin''

18 de maio | 17h00 | Sala Prof. Joaquim Sarmento (DEC) | FEUP

imagem

É já a 18 de maio, pelas 17h, na Sala Prof. Joaquim Sarmento da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), que decorre a conferência "Earthen architecture and heritage in Algeria and the Mediterranean basin”. A sessão será conduzida pela Professora Dahbia Abbou da Université Abdelhamid Ibn Badis de Mostaganem da Argélia.

“Se mais de um terço dos habitantes do nosso planeta vive numa casa de terra, ou seja, mais de dois mil milhões de pessoas em 150 países, a bacia mediterrânica não é uma exceção com o seu património arquitetónico intensivo de norte a sul. Iremos, nesta sessão, apresentar a arquitetura em terra, como e onde é feita e as diferentes técnicas da sua construção. Exploraremos também alguns locais famosos do património, classificados pela UNESCO como Património Mundial.

Em seguida, apresentaremos o património em terra da Argélia. Os restos arquitetónicos de terra mais conhecidos na Argélia são as centenas de centros históricos em torno de oásis, comummente chamados "ksour", que são construídos total ou parcialmente com terra, um material local utilizado por excelência. Mas a arquitetura em terra não existe apenas no sul da Argélia: várias aldeias em Kabylie e Aures são construídas com terra, sendo ainda hoje visíveis vestígios destes edifícios. O reconhecimento e a preservação destas aldeias são tão importantes como para o ksour no sul. Iremos ainda explorar a modernidade da arquitetura em terra e como podemos ser revolucionários com as suas técnicas.”, explica a oradora.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-07-05 às 10:45:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias