Você está em: Início > Notícias > Investigadores da FEUP premiados pela Fundação Eng. António de Almeida

Investigadores da FEUP premiados pela Fundação Eng. António de Almeida

Prémios serão entregues no Dia da FEUP

Sabia que é possível avaliar a "saúde estrutural" de pontes e barragens? E já pensou no processo de remoção de nitratos de água que todos nós consumimos diariamente? Estas duas temáticas foram estudadas, por Filipe Magalhães e Salomé Soares, respetivamente. Os investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acabam de ser distinguidos pela Fundação Eng. António de Almeida, com o Prémio Prof. Doutor Joaquim Sarmento e o Prémio Fundação Eng. António de Almeida, destinados a galardoar a melhor dissertação de doutoramento, que revelasse originalidade, mérito científico e interesse socioeconómico. Filipe Magalhães, docente do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da FEUP e investigador do Laboratório de Vibrações e Monitorização Estrutural (ViBest), foi distinguido com o Prémio Prof. Doutor Joaquim Sarmento, pelo projeto "Operational Modal Analysis for Testing and Monitoring of Bridges and Special Structures". "A análise modal operacional é uma técnica experimental que permite identificar propriedades dinâmicas importantes de uma dada estrutura, que poderá ser uma ponte, a cobertura de um estádio ou uma barragem, sem perturbar o seu normal funcionamento", explica o professor da FEUP. Acrescenta que esta técnica pode ser aplicada através da realização de ensaios pontuais, normalmente realizados em estruturas relevantes após a sua construção ou após obras de reabilitação, ou no processamento de dados recolhidos por sistemas de monitorização contínua. Desenvolvidas no ViBest sob a orientação de Álvaro Cunha e Elsa Caetano, ambos professores do DEC/FEUP, as técnicas experimentais do trabalho agora premiado foram aplicadas a várias estruturas relevantes, como o Viaduto de Millau (França), Ponte Humber (Reino Unido), Ponte Infante D. Henrique e a cobertura do Estádio do Braga. Segundo Filipe Magalhães, a aplicação no contexto de sistemas de monitorização permite avaliar de forma continuada a "saúde estrutural" da infraestrutura instrumentada, tendo sido criado um software, designado DynaMo, para processamento online de dados. Já o Prémio Fundação Eng. António de Almeida foi entregue a Salomé Soares, investigadora do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da FEUP. A tese, intitulada "Remoção de nitratos por redução catalítica com hidrogénio", teve a orientação de Fernando Pereira e José Órfão, docentes do DEQ/FEUP e membros do Laboratório de Catálise e Materiais, do Laboratório Associado LSRE/LCM. O principal objetivo deste projeto, como explica Salomé Soares, foi o desenvolvimento de uma nova tecnologia para a remoção de nitratos em águas por redução catalítica na presença de hidrogénio. "O parâmetro chave para o sucesso desta tecnologia é o desenvolvimento de catalisadores com propriedades adequadas de modo a serem ativos e seletivos", afirma a investigadora. De acordo com Salomé Soares, a redução catalítica é um método promissor pois permite converter os nitratos em azoto molecular sem os inconvenientes dos métodos convencionais. No entanto, ressalva que a seletividade deste processo é ainda um fator crítico que necessita de ser melhorada, e por essa razão a sua implementação a nível industrial necessita ainda de validação a uma escala piloto. Os prémios serão entregues durante a cerimónia de comemoração do Dia da FEUP, que terá lugar no próximo dia 13 de janeiro, no auditório da Faculdade de Engenharia da U.Porto. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 19:53:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias