Você está em: Início > Notícias > Formação Pedagógica Para Docentes

Formação Pedagógica Para Docentes

Planear a avaliação em ambientes de aprendizagem ativa

Datas: 24 de novembro (4f) (15:00 às 18:00)
Local: FEUP (b221)

Inscrição: sem custos, mas obrigatória, realizada através deste link (confere certificado de participação).
Será dada preferência a docentes da FEUP, docentes da U.Porto e investigadores FEUP/U.Porto.

RESUMO

Nesta ação de formação pretende-se discutir princípios de avaliação em contextos de aprendizagem ativa, o que sugere explorar métodos alternativos de avaliação e desenvolver propostas que permitam repensar a avaliação sob uma perspetiva alinhada com os princípios da aprendizagem ativa.

É uma ação de formação, de natureza prática, interativa e colaborativa, em que se pretende explorar os métodos alternativos de avaliação, de forma a que cada equipa de trabalho possa desenvolver e apresentar uma proposta de avaliação potencialmente implementável nos seus contextos de ensino e de aprendizagem.

Os participantes deverão assim trazer informação sobre uma UC que queiram usar como ponto de partida para repensar o processo de avaliação.

A formação, no regime online, será conduzida por dois formadores de áreas e formações diferentes, que apresentarão de forma integrada os conteúdos do curso e, adicionalmente, facilitarão a discussão, o desenvolvimento e o acompanhamento de diferentes soluções de avaliação no contexto do Ensino Superior.

FORMADORES

Rui Lima

Departamento de Produção e Sistemas, Escola de Engenharia, Universidade do Minho

Professor Associado da Escola de Engenharia, doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas. Leciona unidades curriculares de gestão da produção, gestão de projetos e lean manufacturing. Tem desenvolvido uma grande parte das suas atividades de investigação na área da Educação em Engenharia, centradas em Project-Based Learning (PBL), University Business Cooperation (UBC) e identificação das competências que caracterizam o perfil profissional. Tem vindo a atuar como um dos coordenadores do “International Symposium on Project Approaches in Engineering Education” (PAEE) desde 2009.

Pertence à comissão de direção da rede internacional sobre Aprendizagem Ativa (ALE – Active Learning in Engineering Education) e à Comissão Consultiva do centro de investigação UNESCO sobre PBL (UCPBL) em Aalborg, Dinamarca. É um dos membros da equipa do Centro IDEA-UMinho. Tem estado envolvido na formação docente no Ensino Superior desde 2010, com mais de 35 workshops em mais de 20 IES, e tem coordenado diversos projetos ligados à Educação em Engenharia. Tem atuado como editor associado de várias revistas científicas e tem mais de 120 publicações completas em conferências, livros e revistas científicas.

Diana Mesquita

Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho em 2015, na especialidade de Desenvolvimento Curricular. É Professora Auxiliar convidada na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano.

Atualmente, atua na formação de professores de diferentes níveis de ensino, com particular ênfase no Ensino Superior, em temáticas relacionadas com a inovação curricular e pedagógica: planificação; estratégias de aprendizagem ativa (e.g. Problem and Project Based Learning; Sala de Aula Invertida; Gamificação); avaliação; gestão de projetos e de equipas; entre outras. Consultora e formadora do CET (Centre for Excellence in Teaching) da Universidade Portucalense, centro dedicado ao desenvolvimento profissional docente. Os seus interesses investigação incluem: Desenvolvimento Curricular, Desenvolvimento Profissional e Formação Docente, Desenvolvimento e Avaliação de Competências, Aprendizagem Ativa, Educação em Engenharia, Aprendizagem Colaborativa, Cooperação entre Universidades e Empresas, entre outras. Dinamizou, até ao momento, 33 workshops dedicados à formação docente no Brasil e em Portugal, participou em 11 projetos nacionais e internacionais, organizou 22 eventos científicos nacionais e internacionais e apresenta mais de 60 publicações de artigos em conferências, capítulos de livros e revistas internacionais.

Esta formação é organizada pelo LEA-FEUP no âmbito do projeto INVENTHEI - INnoVation and ENTrepreneurship in HEIs

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-20 às 01:18:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias