A temporada de concertos com transmissão “live streaming” do Comissariado Cultural da FEUP prossegue já no próximo dia 18 de novembro (quarta-feira), às 21h00, com o concerto “Estudos Coreográficos para um Percussionista” de Miquel Bernat.
Aceda à transmissão através do link: www.youtube.com/feuptv
Estudos Coreográficos para um Percussionista questiona a Percussão enquanto Arte de Percutir. É som, música, mas também é gesto e movimento. Explora, desenvolve e partilha outras formas de perspetivar linguagens, em que o resultado de uma peça para percussão possa permitir-se ser mais que a própria composição musical, tendo em conta também a expressão do movimento, do gesto que está inerentemente associado ao ato de percutir.
Vários compositores atuais são assim desafiados a comporem uma peça para um percussionista tendo como ponto de partida a inspiração no movimento articulado à dimensão sonora e musical, valorizando a questão cénica e coreográfica, colocando lado a lado estes dois primórdios e fortes elementos de expressão artística.
As coreógrafas Tânia Carvalho e Mafalda Deville e Emanuel Pereira designer de luz entram no processo de criação para alcançar assim a máxima expressividade dos movimentos, esculpindo, unindo as diversas formas de expressão.
A transmissão decorrerá a partir do MIRA FORUM.
Mais informações: ccultur@fe.up.pt
Programa
Arquipélago (2019) de Luís Tinoco / coreografia de Tânia Carvalho
Táctus (2006) de Polo Vallejo / coreografia de Tânia Carvalho
Playback (2020) de Guillermo Lauzurica / coreografia de Tânia Carvalho
Three Questions from a Lover to a Saint (2020) de Pedro Lima / coreografia de Mafalda Deville
Estudio Coreográfico (2020) de José Manuel López López / coreografia de Mafalda Deville
Aphasia (2020) de Vasco Mendonça / coreografia de Tânia Carvalho
Ficha técnica do projeto
Conceito: Miquel Bernat
Artista intérprete: Miquel Bernat
Compositores: Vasco Mendonça, Luís Tinoco, Pedro Lima, Guillermo Lauzurika, José Manuel Lopez Lopez, Polo Vallejo
Coreógrafas: Tânia Carvalho e Mafalda Deville
Designer de luz: Emanuel Pereira
Biografia Miquel Bernat
Miquel Bernat percussionista multifacetado, nasceu em Espanha (1966) e vive no Porto desde 2000 tendo vindo a desenvolver a sua atividade profissional como pedagogo e também como artista. O seu percurso artístico incide no trabalho de coletivos. Foi fundador do Ictus Ensemble (Brux) com o qual tem trabalhado com a coreógrafa A. T. De Keesrmaeker da Companhia Rosas, funda no Porto o Drumming GP, etc. Tem contribuído fortemente para a divulgação e solidificação da arte da percussão, abrangendo diversos tipos de música que vai desde o erudito, experimental com eletrónica até ao popular e vernacular, interagindo com variadas áreas artísticas.
Com o apoio da Câmara Municipal do Porto - Criatório 2019
Parcerias: Comissariado Cultural da FEUP | MIRA FORUM
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.