Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > Cursos/CE > IEMP
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Inovação e Empreendedorismo.

InformaçãoA informação do curso está a ser editada.

No final do curso espera-se que os estudantes sejam capazes, de forma individual e em grupo, de identificar uma oportunidade de negócio, e avaliar o potencial da mesma.
O curso funciona em regime b_learning, desenvolvendo-se a 1ª semana através de e-learning e a 2ª semana em regime presencial.

Objetivos:
Ao longo deste curso, pretende-se dotar os estudantes com as ferramentas essenciais à prospeção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.
Pretende-se instruir os estudantes a utilizarem, de uma forma articulada, ferramentas de análise que lhes permitam ultrapassar com sucesso as indefinições com que natural e quotidianamente se confrontam os empreendedores.
O Curso contempla uma forte componente de experimentação, que visa dotar os estudantes com competências no saber-fazer e no saber-ser, atendendo à falta de experiência profissional relevantes que a maioria dos mesmos tipicamente revelará.

Programa
-O processo de empreendedorismo (Modelo Timmons). A constituição da equipa de fundadores.
-A Oportunidade: reconhecimento e a sua formatação e reformatação.
-Avaliação da oportunidade: definição e dimensionamento do Mercado; identificação e avaliação da concorrência; vantagens competitivas e sustentabilidade do projeto. Utilização de fontes de informação primárias e secundárias.
-Compreender o Modelo de Negócio & Estratégia.
-Elaboração do plano de Marketing: proposta de valor e marketing-mix
-A Avaliação Financeira do Negócio.
-O Plano de Negócio

Destinatários:
Estudantes do nível 1º. 2º ou 3º Ciclo capazes de falar inglês, o idioma a ser utilizado neste curso.
Os candidatos deverão ter o domínio falado e escrito da língua inglesa.
Se houver estudantes estrangeiros inscritos, o curso será lecionado em Inglês.

Avaliação e certificação:
Certificado de frequência ou certificado de formação contínua .
A avaliação será efetuada com base nos seguintes parâmetros:
Quiz no Moodle: 30%;
Qualidade das intervenções nas sessões semanais: 10%;
Apresentação e defesa da ideia de negócio e defesa do dimensionamento do mercado: 20%;
Plano de Negócios Final + Apresentação do Plano de Negócios (10 min + 5min para discussão): 40%
A classificação positiva será expressa na escala de 10 a 20 .

Créditos:3 ECTS (Creditado pela UP em 2012.05.17)

Duração:81h (32h de contato)

Datas:

11 de Junho 2013 (inicio do curso através de e-learning)

17 a 21 de Junho 2013 (presencial)

Horário:
9h -13h e 14h30-17h30 (exceto dia 19 de Junho, que decorrerá apenas das 9h-13h)

Local:FEUP

Participantes:30 (máximo) 22 (mínimo)

Custo:280¤

Desconto: 10% para membros da Ordem do Engenheiros, no caso de pagamento a título individual.

Página do Curso de Verão


Comentários

Cursos de Verão


Dados Gerais

Docente Responsável: João José Pinto Ferreira
Sigla: IEMP
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2011/2012
Duração: 32 Horas

Diplomas

  • Inovação e Empreendedorismo (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo