Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Projecto da Casa da U. Porto
Você está em: Início > Cursos/CE > PRODEF
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Programa Doutoral em Engenharia Física

 

A engenharia física lida com aplicações complexas dos conhecimentos e princípios da Física às diferentes áreas da Engenharia, sendo uma área multidisciplinar e interdisciplinar que pretende responder às exigências dos novos desenvolvimentos tecnológicos que influenciam e fertilizam a própria dinâmica social e económica.

A investigação em engenharia física tem como desígnio último a abordagem e eventual solução de problemas concretos. Neste contexto, o Programa Doutoral em Engenharia Física – ProDEF é destinado a dotar os estudantes com as ferramentas necessárias para desenvolverem trabalhos na indústria ou na investigação que envolvem a aplicação de princípios físicos na análise e resolução de problemas na engenharia, medicina, biologia, etc.. Pretende-se que os estudantes fiquem habilitados a participar no desenvolvimento de novas tecnologias que tenham por base os mais recentes avanços em áreas da Física, como a física dos plasmas e fusão nuclear, física dos materiais e matéria condensada, física computacional e simulações numéricas. Assim, este programa doutoral destina-se a estudantes com grande interesse e aptidão para as ciências físicas e matemáticas que ambicionem aplicar conhecimentos a problemas técnicos, rompendo com as habituais fronteiras entre física e engenharia.

A estrutura curricular proposta assenta numa oferta de unidades curriculares de diferentes áreas do conhecimento que, para cada doutoramento específico, melhor se adeque.

Adequação ao plano de estudos do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de Doutor em Engenharia Física Deliberação nº 3102/2009, de 12 de Novembro

Regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de Doutor em Engenharia Física Regulamento aprovado por despacho Reitoral de 8 de Junho de 2011

 

Destinatários

Engenheiros físicos, físicos aplicados, físicos, engenheiros e matemáticos:

  • os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
  • os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica;
  • os detentores de currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão científica.

Critérios de Seriação

  • Currículo académico e experiência profissional: 70%;
  • Motivação e apetência para a realização de um programa de doutoramento com as caraterísticas específicas que este apresenta: 30%.

A seriação será realizada pela Comissão Científica do curso considerando:

  1. o curriculum vitae do candidato, no que diz respeito ao critério referente ao currículo académico e experiência profissional;
  2. a carta de motivação e eventuais cartas de recomendação, no que diz respeito à motivação e apetência, complementadas por uma eventual entrevista, se considerado necessário.

Numerus Clausus: 6 (NOTA: vagas por UC para unidades curriculares singulares: 5)

Propinas: 3000¤

Contactos

Dra. Sandra Costa

T: +351 22 041 3136 / +351 22 508 1986 / + 351 22 508 1960

email:secdef@fe.up.pt


Dados Gerais

Código Oficial: 5552
Diretor: Adriano Carvalho
Diretor Adjunto: Joana Oliveira
Sigla: PRODEF
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2009/2010
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Engenharia Física (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Engenharia Física (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo