Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Projecto da Casa da U. Porto
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > LEMG
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Engenharia de Minas e Geoambiente

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2008/2009.

No contexto das alterações decorrentes do processo de Bolonha, a FEUP propôs a criação do Mestrado Integrado em Minas e Geoambiente. Este curso ainda se encontra em homologação pelo que, em 2006/2007, vai continuar a funcionar como habitualmente a Licenciatura em Minas e Geoambiente de cinco anos. Assim que se proceda à transição para Bolonha deste curso, todos os alunos serão nele integrados.

A estrutura curricular da Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente utiliza uma sólida formação científica básica [nos domínios da Matemática (28%), Ciências da Terra (22%), Química (16%), Física (20%), Desenho (9%) e Biologia(5%)], ministrada nos primeiros anos da licenciatura, para fundamentar o conhecimento tecnológico articulado que se transmite na fase final do curso. As tecnologias versadas subdividem-se em três grandes grupos: Tecnologias Mineiras (Prospecção, Jazigos e Usufruto do Subsolo), Tecnologias Ambientais (de Diagnóstico e de Intervenção) e Tecnologia do Processo. A formação contempla ainda os conhecimentos essenciais à actividade profissional do engenheiro (especialmente no domínio da gestão) e disciplinas avançadas e de projecto suportando a creatividade dos alunos e a sua capacidade de no futuro se adaptarem ao desenvolvimento tecnológico. A formação ministrada aos licenciados deve permitir-lhes desenvolver uma actividade profissional em domínios tão variados como a indústria extractiva, a intervenção ambiental no sub-solo, os serviços e o ensino.

Saídas Profissionais:
INDÚSTRIA EXTRACTIVA
Exploração e tratamento de minérios metálicos, industriais, combustíveis, rochas ornamentais e materiais inertes. Campos de actividade:
(a) indústria extractiva: minas, pedreiras, cimenteiras e indústria da água;
(b) construção civil envolvendo movimentação de terras, túneis e barragens;
(c) serviços: laboratórios de investigação aplicada, serviços de fiscalização e licenciamento, gabinetes de projecto e de planeamento.

AMBIENTE
Estudos de impacte e diagnóstico ambiental; Tecnologias ambientais relativas ao tratamento de resíduos sólidos e de intervenção em locais contaminados, especialmente água subterrânea e solos. Campos de actividade: Empresas vocacionadas para intervenções na área geo-ambiental, gabinetes de projecto, serviços de ordenamento territorial.

Informações


Horários 1º ano 1ª vez

Disciplinas Específicas 2007/2008:

  • 02 Biologia e Geologia
  • 16 Matemática
ou
  • 07 Física e Quimica
  • 16 Matemática
ou
  • 16 Matemática
  • 18 Portugês
    Numerus Clausus: 10

    Contactos:
    Secretariado
    Sandra Costa
    e-mail: sandrar@fe.up.pt
    Tel.:225 081 986
    Departamento de Minas
    Tel.:225 081 986 / 225 081 960
    Fax: 225 081 448

    Comentários

    Não admitem alunos

Dados Gerais

Código Oficial: 649
Diretor: José Soeiro Carvalho
Sigla: LEMG
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 1997/1998
Fim: 2008/2009
Duração: 5 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia de Minas e Geoambiente ( Créditos nacionais)

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo