Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação de utilizadores da Biblioteca
Hoje é domingo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado Integrado > LEIC
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Engenharia Informática e Computação

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2007/2008.

Veja o novo plano de estudos.

A LEIC pretende transmitir os conhecimentos metodológicos, científicos e técnicos que permitam satisfazer as necessidades crescentes em recursos humanos com educação superior nos domínios da arquitectura de sistemas informáticos e das tecnologias de informação e comunicação.

Os licenciados pela LEIC destinam-se a integrar ou apoiar as empresas industriais e de serviços, a administração pública, os laboratórios e institutos de investigação. Estes especialistas estarão particularmente aptos a dominar os ambientes de desenvolvimento, utilização e gestão de sistemas e aplicações informáticas, independentemente das realidades físicas a que estas dizem respeito.

Estes licenciados pela FEUP estarão também preparados para comunicar com os seus colegas de outras especialidades de Engenharia, profissionais com grande preparação científica. Considera-se assim que é fundamental uma educação com uma base sólida em matemática e física, para suporte a uma prática profissional que envolverá exercícios de modelação do mundo real.

Surgindo na região Norte de Portugal, os licenciados irão satisfazer o mercado particular dessa região, onde a flexibilidade e a multidisciplinaridade de conhecimentos é factor importante. Por tal motivo, os especialistas em software que irão sair deste curso terão conhecimentos de sistemas que lhes permitam resolver as situações de interface com equipamentos.

Devido às tradições de ensino na FEUP e à prática na região Norte, os licenciados terão também a capacidade de compreender as noções de gestão essenciais para poderem vir a desempenhar funções de responsabilidade a nível de organizações, que lhes permitam lançar ou apoiar empresas com sucesso e enquadrar técnicos em informática com formação intermédia. Pelo mesmo contexto, os licenciados também terão a capacidade de retransmitir os conhecimentos e as práticas adquiridas.

Integração profissional:Com vista a facilitar e potenciar a integração profissional dos licenciados, todos os alunos realizam um estágio curricular numa instituição externa no âmbito de um projecto devidamente seleccionado, com a duração de seis meses, no seu último ano do curso, sob orientação de um Professor da FEUP.

Todos os alunos são incentivados a tomar a iniciativa de participar em actividades extra curriculares e ainda a realizarem uma parte dos seus estudos em Universidades estrangeiras com quem a FEUP tem acordos de intercambio de alunos.

Entre as múltiplas saídas profissionais possíveis dos licenciados pela LEIC destacam-se as seguintes:

  • Arquitectura e concepção de sistemas de informação.
  • Gestão de sistemas informáticos ou de centros de informática.
  • Concepção e desenvolvimento de sistemas ou aplicações.
  • Consultadoria e auditoria.
  • Investigação ou desenvolvimento tecnológico.
Regime de Acesso: Disciplinas Específicas: Fisica;Matemática Numerus Clausus: 90

Informações

Secretariado da Direcção e Cursos
e-mail: leic@fe.up.pt
Telefone: 22 508 21 34/ 16 22
Fax: 22 508 14 41

Comentários

Não admitem alunos

Dados Gerais

Código Oficial: 275
Diretor: Raul Moreira Vidal
Sigla: LEIC
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 1994/1995
Fim: 2007/2008
Duração: 5 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia Informática e Computação ( Créditos nacionais)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2017-11-19 às 01:03:54