Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Hoje é domingo
Você está em: Início > Cursos/CE > PDEM
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Programa de Doutoramento em Engenharia de Materiais

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 1999/2000.
Universidades que oferecem um Programa de Doutoramento em Engenharia de Materias
Presentemente, as universidades de Coimbra, Porto, Aveiro e Minho oferecem programas de doutoramento em Engenharia de Materiais. Embora adoptando regulamentação própria de cada universidade, os programas têm, em linhas gerais, o mesmo tipo de organização. Recomenda-se que os candidatos consultem a legislação aplicável na universidade onde se pretendem inscrever.
Componentes do PDEM
O PDEM tem como componente principal a elaboração de uma dissertação original. A componente curricular é constituída por um conjunto de disciplinas que complementam a formação de base dos alunos, permitindo-lhes uma rápida familiarização com temas essenciais para a realização do seu projecto de investigação.
Componente curricular
A componente curricular é concebida especificamente para cada candidato, partindo de um elenco base de disciplinas do Mestrado em Engenharia de Materiais e/ou disciplinas constantes de outras acções de formação ministradas pelas universidades referidas, nomeadamente a nível de cursos de Mestrado. Alunos com formação em áreas adequadas, particularmente os que possuem o grau de mestre em Engenharia de Materiais, podem ser dispensados da frequência de uma parte ou totalidade das disciplinas ou cursos. Cada aluno terá que se inscrever em disciplinas que totalizem um mínimo de 10 Unidades de Crédito. Poderão ainda ser frequentadas outras disciplinas ou cursos, no País ou no Estrangeiro, para perfazer os créditos necessários.
Ano Probatório e Inscrição Definitiva
No final do ano probatório, o candidato faz uma apresentação do seu trabalho, a qual, juntamente com as classificações obtidas nas disciplinas, serve de base ao parecer que permite a inscrição definitiva como estudante de doutoramento.
Grupo de Acompanhamento
Para cada aluno existirá um Grupo de Acompanhamento, constituído pelo orientador, pelo co-orientador, caso exista, e por um ou dois outros professores ou investigadores doutorados, designados pela Universidade em que o aluno se encontra inscrito, sob proposta do representante dessa Universidade.

O PDEM na FEUP

Legislação
Regulamento do Doutoramento pela Universidade do Porto (DR, II Série; 22 de Abril de 1993)
Regulamento do Programa de Doutoramento em Engenharia de Materiais (DR, II Série, 28 de Dezembro de 1998)

Representante da Universidade do Porto na Comissão Científica do PDEM
Prof. José Roberto Tinoco Cavalheiro, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Prazos de candidatura e inscrições
Candidaturas : de 18 de Junho a 20 de Julho de 2001
Selecção dos Candidatos: até 31 de Julho de 2001
Inscrições: de 17 de Setembro a 24 de Setembro de 2001
Início dos Cursos: 24 de Setembro de 2001


Informações

Drª Ana Paula Filipe
Tel. 22 607 49 82
Fax.22 609 45 67
e-mail apfilipe@ibmc.up.pt

Dados Gerais

Sigla: PDEM
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 1998/1999
Fim: 2004/2005

Diplomas

  • Programa de Doutoramento em Engenharia de Materiais ( Créditos nacionais)
Recomendar Página Voltar ao Topo