Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Oferta Formação > Doutoramento > PDST

Programa Doutoral em Sistemas de Transportes

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.

Objetivos


O PDST cobre todos os principais tópicos em transportes mobilidade, desde as políticas de transportes e o planeamento de sistemas, aos serviços de mobilidade com base nas tendências atuais da digitalização e da sustentabilidade ambiental, os diferentes modos e as  infra-estruturas.

Trata-se de um programa em associação das três principais escolas do país na área dos Sistemas de Transportes (beneficiando, naturalmente, da complementariedade de competências das escolas), com uma natureza fortemente interdisciplinar e aplicada (e significativos impactos societais). O PDST aborda problemas em áreas de aplicação muito abrangentes, com uma forte procura por parte das empresas.

O programa foi criado no contexto do Programa MIT Portugal, e funcionou cerca de 10 anos no quadro desse programa. Tem uma duração estimada de 3 a 5 anos, sendo que, no primeiro ano, os estudantes recebem formação avançada em temas fundamentais nos sistemas de transporte, ao mesmo tempo que preparam um projeto de tese. No tempo restante, desenvolvem a sua tese de doutoramento em linha com o projeto de tese apresentado e discutido publicamente.

Após a conclusão do PDST, os estudantes deverão ter adquirido os conhecimentos e as competências de que necessitam para uma carreira universitária em transportes, incluindo ensino e investigação, ou para uma carreira profissional a nível de direção, tanto no setor público como no setor privado.

 


Áreas de Especialização


O PDST tem uma duração total mínima de 3 anos, mas normalmente leva 4 anos para ser concluído (para estudantes a tempo inteiro). No primeiro ano, os alunos fazem o chamado Curso de Doutoramento. Os anos restantes são dedicados à preparação da tese de doutoramento.

O Curso de Doutoramento tem 5 unidades curriculares de ensino e a preparação de um projeto de tese em Sistemas de Transportes. Uma das unidades curriculares, Metodologias de Investigação, é obrigatória e as outras 4 são opcionais. Pelo menos duas das unidades opcionais devem ser selecionadas entre as lista abaixo. Para além destas unidades curriculares, os alunos do PDST poderão frequentar uma unidade curricular em Transportes Inovação e Empreendedorismo.

As unidades curriculares listados abaixo são ministradas em inglês, com sessões numa das escolas do programa, transmitidas para as outras escolas por videoconferência.

Unidades Curriculares do PDST:
Risco e Tomada de Decisões; Gestão do Tráfego Rodoviário; Modelação da Procura de Transportes; Otimização de Infraestruturas e Operações em Transportes; Modelos de Negócios e Contratos; Engenharia de Infraestruturas Rodoviárias e Aeroportuárias; Projeto e Manutenção de Infraestruturas Ferroviárias; Simulação do Uso do Solo e Sistemas de Transportes; Políticas de Transporte e Instituições.



Contactos

Diretor do PDST

Jorge Pinho de Sousa

jsousa@fe.up.pt

 

Apoio secretariado

Isabel Ribeiro

isabel@fe.up.pt

 

Dados Gerais

Código Oficial: 5799
Diretor: Jorge Pinho de Sousa
Sigla: PDST
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2010/2011
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Doutoramento em Sistemas de Transportes (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Sistemas de Transportes (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2024-04-23 às 22:41:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias