Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FEUP
Hoje é domingo
Você está em: Início > Oferta Formação > Licenciatura > L.EQ

Licenciatura em Engenharia Química

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.


A Licenciatura em Engenharia Química (L.EQ) da FEUP tem como objetivo preparar os estudantes para uma carreira em atividades práticas na área da Engenharia Química, em diversos ambientes industriais e profissionais, ou dotá-los de competências para ingressarem num 2º ciclo em Engenharia Química ou em áreas afins. Um Licenciado em Engenharia Química da FEUP estará preparado para ambientes tecnológicos em rápida mudança, com o conhecimento central na área da Engenharia Química, mas também para o desenvolvimento multidisciplinar e pessoal ao longo das sua carreira profissional.

O perfil de formação do ciclo de estudos é o da Engenharia Química, com base nas ciências físicas (Química e Física) e nas ciências da vida (Biologia), juntamente com conhecimentos de Matemática e conteúdos de desenvolvimento pessoal.

A cultura geral (prática) da engenharia é acentuada através de uma perspetiva pedagógica em constante renovação. Assim, o percurso do estudante durante o ciclo de estudos inicia-se com a formação em unidades curriculares (UCs) na área das ciências básicas, e evolui para UCs mais específicas das áreas de ciências de engenharia e engenharia química.

Esta oferta de formação é assegurada maioritariamente pelo Departamento de Engenharia Química e proporciona novas valências e métodos de trabalho em total consonância com a evolução do ensino e aprendizagem que se observa hoje nas melhores escolas europeias.

As metodologias de ensino vão-se também adaptando desde uma formação inicial mais teórica até uma formação mais aplicada e prática, com maior autonomia dos estudantes nos últimos anos, incluindo um estágio no 3º ano em ambiente académico ou empresarial. A tipologia e metodologias de ensino de cada UC acompanham esta evolução, adaptando-se ao nível de aprendizagem que se pretende alcançar.

Mais informações aqui.

Competências Profissionais

Da perspetiva de formação, a Licenciatura em Engenharia Química promove o desenvolvimento ou aquisição das seguintes competências:
  1. Compreender os princípios da física, química e biologia e sua aplicação em processos de análise;
  2. Entender a natureza e dimensão das indústrias transformadoras com laços estreitos com a Engenharia Química;
  3. Adquirir os conhecimentos necessários em áreas das ciências de base e nucleares do ciclo de estudos que permitam a resolução de problemas fundamentais em Engenharia Química;
  4. Ter a consciência dos métodos disponíveis para a implementação e operação de sistemas em contextos industriais e sociais, com todas as implicações inerentes;
  5. Ser capaz de comunicar eficazmente com especialistas e não especialistas, utilizando as ferramentas mais adequadas.

Saídas Profissionais

As saídas profissionais dos Licenciados em Engenharia Química pela FEUP incluem um largo leque de oportunidades em atividades industriais ou em serviços, seja no setor privado, seja no público. Para além disso, ficam dotados de competências para ingressarem num 2º ciclo em Engenharia Química ou em áreas afins.

Informações

Secretariado da L.EQ:

O secretariado da L.EQ funciona no Departamento de Engenharia Química, na sala E012.
Joana Sottomayor 
E-mail: jsottomayor@fe.up.pt
Tel. : +351 22 508 1673

Dados Gerais

Código Oficial: 9125
Diretor: Luís Madeira
Sigla: L.EQ
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2021/2022
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia Química (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo