Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Oferta Formação > Licenciatura > L.EA

Licenciatura em Engenharia do Ambiente

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

 

 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.



  

Engenharia do Ambiente - L.EA

A Engenharia do Ambiente é uma área de engenharia que combina as ciências físicas e do ambiente com as ciências tecnológicas (de engenharia).
Os profissionais desta área dedicam-se à prevenção e identificação de efeitos ambientais perversos, à aplicação de tecnologias para os solucionar bem como à integração no desenvolvimento industrial e social, de soluções sustentáveis.

A Engenharia do Ambiente está reportada no top 5 das profissões de Engenharia do Futuro (TOPUNIVERSITIES. Rankings), apresenta uma dimensão transversal e prevê-se cada vez mais presente nos projetos e intervenções na sociedade enquanto parte de um ecossistema.

A partir do ano letivo de 2021/2022 a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto oferece dois ciclos de estudos independentes de Engenharia do Ambiente, a Licenciatura e o Mestrado.
A licenciatura em Engenharia do Ambiente – L.EA – corresponde ao primeiro ciclo de estudos de ensino superior. Com um total de 180 créditos e uma duração de seis semestres, a conclusão desta licenciatura corresponde a um diploma de Licenciatura em Engenharia do Ambiente.

Poderá descarregar a folha de curso aqui.

Objetivos

O principal objetivo da L.EA é dar formação de excelência nas ciências de base que alicerçam a Engenharia do Ambiente, nomeadamente nas áreas científicas básicas (ciências físicas e ciências naturais) e nas ciências tecnológicas comuns aos ciclos de estudo de engenharia (tais como fenómenos de transporte - mecânica de fluidos e transferência de calor e massa - e operações unitárias aplicadas em laboratórios de engenharia do ambiente) e específicas do domínio ambiental, complementadas por conhecimentos da área da gestão (métodos de decisão e ferramentas de decisão ambiental e planeamento).


Áreas de Especialização

As áreas de especialização são definidas apenas aquando da prossecução para o M.EA, nomeadamente através de Unidades Curriculares de opção.

Competências Profissionais

A L.EA permite a aquisição de competências que alicerçam uma formação completa em Engenharia do Ambiente.

Os conhecimentos adquiridos na L.EA permitem a obtenção de aptidões que podem ser aplicadas na formulação, resolução e discussão de problemas ambientais e os adquiridos nas ciências tecnológicas e de engenharia num desenvolvimento preliminar de soluções para problemas ambientais e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas, incluindo potenciais efeitos perversos, para qualquer compartimento ambiental (água, ar, solo).

Os conhecimentos de gestão ambiental permitirão um suporte preliminar ao projeto, estudos de avaliaç
ão ambiental e de implementação e operação de sistemas ambientais nas diversas atividades, de cariz industrial, urbano ou comercial.


Saídas Profissionais

A L.EA permite a obtenção das competências de base com vista ao exercício pleno da Profissão de Engenheiro do Ambiente.

Os Engenheiros do Ambiente desempenham funções em indústrias, empresas de diferentes especialidades ou dedicadas ao ambiente, assim como nos serviços e agências municipais, em áreas tais como:
  • Avaliação ambiental
  • Gestão ambiental
  • Ecologia industrial
  • Gestão de recursos hídricos
  • Projeto e gestão de estações de abastecimento e tratamento de águas/águas residuais
  • Projeto e gestão de sistemas de tratamento de resíduos sólidos
  • Reabilitação de solos e aquíferos
  • Gestão de ecossistemas
  • Alterações climáticas e qualidade do ar
  • Acústica e vibrações
  • Planeamento e ordenamento do território
  • Utilização e implicações ambientais das diferentes fontes de energia
  • Saúde ambiental e segurança no trabalho.

Empregabilidade

Os novos ciclos de estudo em Engenharia do Ambiente deverão seguir a tendência dos indicadores de empregabilidade do MIEA. A taxa de empregabilidade do MIEA em 2019/2020 foi de 90%

Os dados de empregabilidade baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2021 e dizem respeito aos graduados do MIEA em 2019/2020 (1.º emprego após término do curso), tendo respondido ao inquérito 74% dos graduados.

Colaboração com Empresas e Investigação

A ligação com o tecido empresarial é um dos pontos fortes da formação de Engenharia do Ambiente na FEUP, tradicionalmente com maior enfoque ao nível do Mestrado.

Com a restruturação da formação em Engenharia do Ambiente na FEUP, esta colaboração está agora reforçada na licenciatura, nomeadamente mas não exclusivamente através da Unidade Curricular Projeto Integrador.

A colaboração com empresas alonga-se também a outros âmbitos que não só a formação dos estudantes, nomeadamente, estudos de consultoria e projetos de Investigação e Desenvolvimento.

A listagem seguinte apresenta as empresas que colaboraram e/ ou colaboram com a Engenharia do Ambiente na FEUP de acordo com as áreas sobre as quais se debruça a respetiva colaboração:

Águas: Adventech; Águas de Gaia; Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro; Águas do Cávado; Águas do Noroeste; Águas do Douro e Paiva; Águas do Minho e Lima; Águas do Porto; Douro ECI; EPAL; Hidrorumo; SMSBVC - Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo.

Energia: Agência de Energia do Porto; Bioportdiesel; Bosch Termotecnologia; EDP Distribuição; EDP-Produção; Efacec; Galp Energia: REN

Gestão Ambiental: Agência Portuguesa do Ambiente; Ecovisão; Edifícios Saudáveis Consultores S.A.; Porto de Leixões; Câmara Municipal do Porto

Investigação e Desenvolvimento: Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte; Centro de Física da Universidade de Coimbra (CfisUC); Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente; CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente; CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental; INESC TEC – INESC Tecnologia e Ciência; INSA; Coimbra Biogerm; CEiiA; Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear; Laboratório Associado para a Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos (REQUIMTE ); Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais; LAETA  - Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica; LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia.

Indústria: A Poveira; BA Glass Portugal; Continental; Cork Supply – Ind; Ikea; Sysadvance; Soja de Portugal; Colep Portugal S.A.; FERESPE; Grohe Portugal Componentes Sanitários Lda; upK – Serviços de Gestão de Facilities e Manutenção, S.A.; Nestle; Nors; Sicor; Boa Safra; Sogrape.

Resíduos: Ambisousa; Empresa Municipal de Ambiente do Porto – Porto Ambiente; Lipor; Resinorte; Sopsa; Suldouro; Valorminho.


Informações

 
 

DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
Física e Química
Matemática A

ou

Biologia e Geologia
Matemática A

 
 

NUMERUS CLAUSUS
34


Nota de Candidatura do Último Colocado pelo Contingente Geral (2020/21): 144,8

Propinas:

Informação sobre propinas para 2021/2022 disponível aqui.


Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).


Contactos

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto

Secretariado
Dra. Célia Cerqueira
+351 220413614
catc@fe.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 9099
Diretor: Joana Maia Dias
Diretor Adjunto: Maria Cristina Vila
Sigla: L.EA
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2021/2022
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia do Ambiente (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2022-12-03 às 22:01:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias