Acreditação pela A3ESO ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES. |
A Engenharia do Ambiente está reportada no top 5 das profissões de Engenharia do Futuro (TOPUNIVERSITIES. Rankings), apresenta uma dimensão transversal e prevê-se cada vez mais presente nos projetos e intervenções na sociedade enquanto parte de um ecossistema.
O principal objetivo da L.EA é dar formação de excelência nas ciências de base que alicerçam a Engenharia do Ambiente, nomeadamente nas áreas científicas básicas (ciências físicas e ciências naturais) e nas ciências tecnológicas comuns aos ciclos de estudo de engenharia (tais como fenómenos de transporte - mecânica de fluidos e transferência de calor e massa - e operações unitárias aplicadas em laboratórios de engenharia do ambiente) e específicas do domínio ambiental, complementadas por conhecimentos da área da gestão (métodos de decisão e ferramentas de decisão ambiental e planeamento).
A L.EA permite a aquisição de competências que alicerçam uma formação completa em Engenharia do Ambiente.
Os conhecimentos adquiridos na L.EA permitem a obtenção de aptidões que podem ser aplicadas na formulação, resolução e discussão de problemas ambientais e os adquiridos nas ciências tecnológicas e de engenharia num desenvolvimento preliminar de soluções para problemas ambientais e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas, incluindo potenciais efeitos perversos, para qualquer compartimento ambiental (água, ar, solo).
Os conhecimentos de gestão ambiental permitirão um suporte preliminar ao projeto, estudos de avaliação ambiental e de implementação e operação de sistemas ambientais nas diversas atividades, de cariz industrial, urbano ou comercial.
Empregabilidade
Os novos ciclos de estudo em Engenharia do Ambiente deverão seguir a tendência dos indicadores de empregabilidade do MIEA. A taxa de empregabilidade do MIEA em 2019/2020 foi de 90%.
Os dados de empregabilidade baseiam-se no inquérito à Empregabilidade FEUP 2021 e dizem respeito aos graduados do MIEA em 2019/2020 (1.º emprego após término do curso), tendo respondido ao inquérito 74% dos graduados.
Colaboração com Empresas e Investigação
A ligação com o tecido empresarial é um dos pontos fortes da formação de Engenharia do Ambiente na FEUP, tradicionalmente com maior enfoque ao nível do Mestrado.
Com a restruturação da formação em Engenharia do Ambiente na FEUP, esta colaboração está agora reforçada na licenciatura, nomeadamente mas não exclusivamente através da Unidade Curricular Projeto Integrador.
A colaboração com empresas alonga-se também a outros âmbitos que não só a formação dos estudantes, nomeadamente, estudos de consultoria e projetos de Investigação e Desenvolvimento.
A listagem seguinte apresenta as empresas que colaboraram e/ ou colaboram com a Engenharia do Ambiente na FEUP de acordo com as áreas sobre as quais se debruça a respetiva colaboração:
Águas: Adventech; Águas de Gaia; Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro; Águas do Cávado; Águas do Noroeste; Águas do Douro e Paiva; Águas do Minho e Lima; Águas do Porto; Douro ECI; EPAL; Hidrorumo; SMSBVC - Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo.
Energia: Agência de Energia do Porto; Bioportdiesel; Bosch Termotecnologia; EDP Distribuição; EDP-Produção; Efacec; Galp Energia: REN
Gestão Ambiental: Agência Portuguesa do Ambiente; Ecovisão; Edifícios Saudáveis Consultores S.A.; Porto de Leixões; Câmara Municipal do Porto
Investigação e Desenvolvimento: Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte; Centro de Física da Universidade de Coimbra (CfisUC); Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente; CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente; CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental; INESC TEC – INESC Tecnologia e Ciência; INSA; Coimbra Biogerm; CEiiA; Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear; Laboratório Associado para a Química Verde – Tecnologias e Processos Limpos (REQUIMTE ); Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais; LAETA - Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica; LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia.
Indústria: A Poveira; BA Glass Portugal; Continental; Cork Supply – Ind; Ikea; Sysadvance; Soja de Portugal; Colep Portugal S.A.; FERESPE; Grohe Portugal Componentes Sanitários Lda; upK – Serviços de Gestão de Facilities e Manutenção, S.A.; Nestle; Nors; Sicor; Boa Safra; Sogrape.
Resíduos: Ambisousa; Empresa Municipal de Ambiente do Porto – Porto Ambiente; Lipor; Resinorte; Sopsa; Suldouro; Valorminho.
DISCIPLINAS ESPECÍFICAS
Física e Química
Matemática A
ou
Biologia e Geologia
Matemática A
NUMERUS CLAUSUS
34
|
Acreditação pela A3ESO ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). |
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 Porto
Secretariado
Dra. Célia Cerqueira
+351 220413614
catc@fe.up.pt
Código Oficial: | 9099 |
Diretor: | Joana Maia Dias |
Diretor Adjunto: | Maria Cristina Vila |
Sigla: | L.EA |
Grau Académico: | Licenciado |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Licenciatura |
Início: | 2021/2022 |
Duração: | 3 Anos |