Um programa doutoral marcadamente pluridisciplinarNa estruturação curricular do DemSSO existiu a preocupação da criação de um programa doutoral interdisciplinar que fosse um contributo importante para a resolução de um dos grandes problemas com que Portugal e outros países se defrontam que é o da falta de condições de segurança e saúde ocupacionais que possibilitem qualidade de vida e, tanto quanto possível, a igualdade de oportunidades de todos os cidadãos com e sem necessidades especiais.
A relevância deste problema, do ponto de vista económico, é evidenciada pelos elevados custos da sinistralidade e das doenças profissionais, em geral, correspondentes aos dias de trabalho perdidos, aos tratamentos, aos estragos materiais e às limitações e perdas de produtividade resultantes. Em Portugal e noutros países estes custos correspondem a cerca de 2 a 3% do PIB.
Do ponto de vista humano, os custos em vidas perdidas, traumas e sequelas físicas, psicológicas, familiares e sociais, são incomensuráveis.
A falta de condições ergonómicas, as barreiras arquitetónicas e outros obstáculos à mobilidade, são outro fator que afecta gravemente a qualidade de vida, a saúde e segurança de muitos cidadãos, nomeadamente idosos, pessoas com mobilidade reduzida, crianças e outras pessoas com dependências.
Sendo a Segurança e Saúde Ocupacionais uma área do conhecimento vincadamente multidisciplinar procurou-se obter a colaboração de um elevado número de Faculdades da UP. Daí resultou um corpo docente com cerca de 50 professores das mais diversas áreas de treze das catorze Faculdades da Universidade do Porto (FAUP, FADEUP, FBAUP, FCUP, FCNAUP, FDUP, FEUP, FFUP, FLUP, FMUP, FMDUP, FPCEUP, ICBAS).
Isto significa que é extremamente diversificado o leque de temas e áreas em que os estudantes poderão fazer as suas teses de doutoramento.
TESES
Uma visão aberta da área da Segurança e Saúde Ocupacionais
A visão subjacente a este programa doutoral não se restringe aos problemas laborais e aos cidadão diretamente produtivos, mas a todas as pessoas, quer trabalhadores, quer utentes, quer visitantes, isto é, a todos, sem exclusão de crianças e jovens, de reformados e desempregados.
Público-AlvoConsideramos que o DemSSO se dirige a um público-alvo diversificado, com formação em qualquer área do conhecimento que possa de algum modo estar relacionada com as questões de segurança, saúde e bem estar das pessoas.
A seleção dos candidatos terá como critério fundamental a sua formação de base e o curriculum ao nível da segurança e saúde ocupacionais. Ela terá por base, também, a motivação dos candidatos e a necessidade que estes sintam de formação avançada nesta área. Sem prejuízo da necessária análise curricular a efetuar caso a caso, poderão ser aceites mestres e licenciados com formação “pré-Bolonha” e mestres com formação “pós-Bolonha”.
Aos candidatos é possibilitada a escolha do Orientador e do tema da Dissertação.
ObjetivosO Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais (DemSSO) tem os seguintes objetivos:
1 - Formar quadros superiores, detentores das competências e capacidades de liderança necessárias para desenvolver, coordenar e controlar as atividades de prevenção e proteção contra riscos ocupacionais nos diversos sectores da atividade económica;
2 - Desenvolver capacidades de liderança em investigação científica na área da segurança e saúde ocupacionais;
3 Desenvolver as capacidades de observação e análise crítica de problemas, em SSO de forma sustentável, tendo em conta os contextos culturais, sociais, económicos e políticos;
4 Desenvolver a capacidade de identificação, avaliação e formulação de problemas de Segurança e Saúde Ocupacionais;
5 Desenvolver a capacidade de intervenção com vista a uma efetiva mudança cultural, social, económica e política;
6 - Adquirir conhecimentos avançados sobre a operacionalização dos diferentes paradigmas de investigação numa postura crítica e reflexiva sobre a informação disponível;
7 - Desenvolver a capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares e multiculturais.
Candidaturas Ano letivo 2022/2023
1ª fase: De 24 janeiro a 05 março 2022 (início do curso em setembro 2022)
2ª fase: De 07 março a 23 maio 2022 (início do curso em setembro 2022)
3ª fase: De 24 maio a 08 agosto 2022 (início do curso em setembro 2022)
4ª fase: De 27 outubro a 23 novembro 2022 (início do curso em fevereiro 2023)
Os candidatos que pretendam obter equivalências a unidades curriculares do DemSSO, deverão, no final do formulário, dizer que “sim” e anexar os certificados, conteúdos e cargas horárias das disciplinas.
A apresentação do pedido de creditação deverá realizar-se quer no ato da candidatura e quer no ato da inscrição.
Horário:
Regime de Orientação Tutorial para a maioria das Unidades Curriculares (UC).
O horário das UC que funcionam em regime de Orientação Tutorial é combinado entre o estudante e o regente da unidade curricular.
Chamamos a atenção que o horário das UC que funcionam em regime presencial (Seminários Multidisciplinares e Seminário Temático) é tendencialmente pós-laboral.
AS UC opcionais, por serem da escolha do candidato, poderão ser em horário diurno.
Número de vagas: 40 estudantes.
- 1ª fase- 10 vagas
- 2ª fase- 5 vagas
- 3ª fase- 5 vagas
- 4ª fase- 20 vagas
As vagas não preenchidas transitam para a fase seguinte.
Informações
Início do Ano Letivo:
Setembro para os candidatos das 1ª, 2ª e 3ª fases.
Fevereiro para os candidatos da 4ª fase.
FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto
Tel.: (+351) 225 081 922 (09h00-17h00)
E-mail: demsso@fe.up.pt