Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca  fevereiro a maio
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MCG
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado em Computação Gráfica

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.

Objetivos

O Mestrado em Computação Gráfica visa formar profissionais com sólida formação de base e competências em computação gráfica, por forma a poderem fazer face às necessidades de desenvolvimento de software aplicacional nesta área e subáreas afins, pretendendo-se encorajar a inovação e a autoaprendizagem.
 
Estes profissionais deverão ser, portanto, capazes de analisar e compreender com rigor os problemas das organizações na área da computação gráfica, estando aptos para o desenvolvimento de soluções especializadas à execução de cada operação, à modelação de ambientes virtuais e de fenómenos de iluminação, à modelação gráfica e procedimental, à animação por computador, à visão por computador, à interação humano-computador, à complexidade temporal e espacial, assim como à adequação dos resultados finais tendo em conta os fatores humanos envolvidos, entre outros.
 
O mestre em computação gráfica estará assim capaz de assumir funções de direção de projeto de investigação, de desenvolvimento e de intervenção tecnológica na indústria, organizações e empresas explorando com rigor e eficácia soluções inovadoras da área de computação gráfica.

Informações

O grau de Mestre em Computação Gráfica é certificado por uma carta magistral e pressupõe a frequência e aprovação da totalidade das unidades curriculares que constituem o curso, a elaboração de uma dissertação original especialmente escrita para o efeito, a sua discussão, defesa e aprovação em provas públicas.
 
O estudante que conclui a parte curricular tem acesso a um certificado de pós-graduação.
O grau de Mestre dá acesso a cursos superiores de 3º ciclo.
 
 
A estrutura curricular do Mestrado Computação Gráfica está desenhada para funcionar como um 2.º ciclo de formação superior conducente ao grau de Mestre.
 
O curso de mestrado inclui três semestres escolares que constituem uma especialização em Computação Gráfica, correspondente a 90 créditos ECTS (European Credit Transfer System).
 
No 1.º semestre do 1.º ano, o estudante tem 30 créditos ECTS de realização obrigatória.
No 2º semestre do 1º ano e no 1º semestre do 2º ano, o estudante tem 18 ECTS, de realização obrigatória, e 12 ECTS, de realização opcional (em cada semestre).
O 2º semestre do 2º ano do Curso de Mestrado é reservado a preparação de uma dissertação correspondendo a 30 créditos ECTS.
No total dos dois anos curriculares, o Curso de Mestrado corresponde a 120 créditos ECTS e permite conferir o diploma de Mestre em Computação Gráfica.
A abertura de unidades curriculares opcionais é determinada anualmente.

Condições de Acesso

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das ciências de computadores, engenharia informática, e áreas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido nas áreas acima indicadas e na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com o processo de Bolonha por um estado aderente a este processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas acima indicadas que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelos órgãos científicos estatutariamente competentes das Entidades proponentes;
d) Detentores de um currículo académico e/ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do mestrado pelos órgãos científicos estatutariamente competentes das Entidades proponentes.
 

Língua de Ensino

Português.
 

Regime de Ensino

Ensino a distância online com base em plataforma e-learning e com períodos presenciais.
 
 

Propinas

Consulte a página de pagamentos


Dados Gerais

Código Oficial: M910
Diretor Adjunto: Luís Filipe Teixeira
Sigla: MCG
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2018/2019
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Computação Gráfica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Computação Gráfica (90 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo