Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Horário da Biblioteca durante o verão
Hoje é domingo
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > LCEEMG

Cursos

Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.



 

A Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, LCEEMG, é o 1º Ciclo de um conjunto de três Ciclos de formação em Engenharia de Minas, na FEUP:

  1. Licenciatura em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, 3 anos, 180 ECTS.
  2. Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, 2 anos, 120 ECTS.
  3. Doutoramento em Engenharia de Minas e Georrecursos, 3 anos, 180 ECTS.
O Plano de Estudos compreende uma componente letiva de 180 ECTS com uma organização curricular descrita de forma sucinta:
  • Primeiro ano: formação científica fundamental para as Engenharias, nas áreas da Matemática, Física e Química, assim como das Ciências da Terra (60 ECTS).
  • Segundo ano: desenvolvimento da formação de base iniciada no primeiro ano; abordadas temáticas tecnológicas transversais da Engenharia (60 ECTS).
  • Terceiro ano: abordadas áreas clássicas deste ramo das Engenharias – Prospeção, Exploração, Tratamento, Geo-Ambiente (60 ECTS).

Objetivos

A LCEEMG tem como objetivo principal formar licenciados científica e tecnicamente competentes, conscientes da importância de um desempenho profissional nas áreas da Prospeção, Exploração e Tratamento de Recursos Minerais, assim como na área do Geo-Ambiente, numa perspetiva de preservação, recuperação e sustentabilidade ambiental, entendidos como pilares fundamentais da coesão e bem-estar social.

Os conhecimentos adquiridos nas áreas das Ciências básicas das Engenharias, assim como das Ciências da Terra, serão fundamentais nos Ciclos de Estudo subsequentes, sem as quais o estudante não poderá desenvolver as ferramentas conceptuais para a compreensão sistémica de todo o processo mineiro, necessárias à construção de visões integradoras das diferentes áreas da Engenharia de Minas e do Geo-Ambiente.


Competências Profissionais

O 1º Ciclo de formação em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, é reconhecido pela Agências de Acreditação (EURACE e A3ES) como fornecendo uma capacitação para exercer atividade profissional supervisionada, com nível de qualificação N1 pela Or­dem dos Engenheiros - Colégio de Engenharia Geológica e de Minas.

Competências, capacidades e aptidões, na conclusão do 1º Ciclo de Estudos em Engenharia de Minas:

  • Capacidade para conhecer, compreender, conceber e operar em todas as dimensões do conhecimento e tecnologias mineiras - Prospeção/reconhecimento, exploração/extração, tratamento/processamento, integração ambiental - de forma técnica e cientificamente sólida, numa perspetiva holística de projeto;
  • Competências pessoais, de compreensão e de resolução de problemas em contextos complexos e multidisciplinares, em particular, da Engenharia de Minas;
  • Capacidade de resolver problemas complexos;
  • Capacidade para utilizar com segurança os recursos disponíveis (orçamento, tempo, materiais, esforço humano);
  • Capacidade de integração e liderança de equipas multidisciplinares;
  • Capacidade para delinear e empreender um desenvolvimento profissional contínuo.
  • Capacidade de comunicar corretamente, por escrito e oralmente;
  • Capacidade de recolher, selecionar, analisar, sintetizar e interpretar dados e informação relevante.

Saídas Profissionais

Os Licenciados deverão estar capacitados para exercer atividade profissional supervisionada. Assim, estarão aptos a integrar equipas multidisciplinares, nomea­damente nas seguintes áreas de atividade:

  • Unidades industriais de exploração e/ou transformação de recursos naturais: minerais energéticos, minerais metálicos e não-metálicos, rochas ornamentais e rochas industriais; explorações de águas mi­nero-industriais, minerais naturais e de nascente;
  • Trabalhos de escavação subterrânea e a céu aberto, associados à construção e às obras públicas, tais como poços, túneis e galerias;
  • Empresas de consultoria em Engenharia Minas, Geo-Ambiente, Engenharia Civil / Geotecnia;
  • Laboratórios, particulares ou do Estado, tais como de controlo de qualidade destinados ao apoio à indústria extrativa e de construção;
  • Serviços municipais nas áreas do ambiente, do apoio ao ordena­mento do território, e da recuperação e reabilitação ambiental;
  • Empresas fornecedoras de serviços à indústria extrativa e de ges­tão do meio ambiente;
  • Reciclagem dos subprodutos gerados no ciclo de vida de minas ou pedreiras, numa perspetiva de economia circular.

Informações

Mobilidade

Os protocolos de cooperação entre a FEUP e diversas universidades estrangeiras, através de programas tais como o ERASMUS+ e MOBILE, permitem a mobilidade de estudantes, no 3º ano letivo, numa universidade estrangeira, europeia ou de outro continente.

Acreditação

O ciclo de estudos foi acreditado pela A3ES, em 2016, sem condicionantes e por um período de 6 anos.

Disciplinas específicas

  • 02 Biologia e Geologia
  • 19 Matemática A

ou

  • 07 Física e Quimica
  • 19 Matemática A

Numerus Clausus: 20

Ingresso: página para candidatos


Comentários

Formação em Minas, no Porto, tem 130 anos. © Beatriz Carvalho CC-BY-SA 2017


A formação em engenharia de minas está presente na Universidade do Porto e na Faculdade de Engenharia desde 1885, pelo que o presente perfil formativo resulta duma evolução permanente, consistente, prudente, mas actualizada e consolidada.

Contactos

Para mais esclarecimentos, por favor contacte:
Paula Lima
tel: + 351 220413163
minas@fe.up.pt

Departamento de Engenharia de Minas

Dados Gerais

Código Oficial: 9897
Diretor: Maria De Lurdes Dinis
Diretor Adjunto: Maria Cristina Vila
Sigla: LCEEMG
Grau Académico: Licenciado
Tipo de curso/ciclo de estudos: Licenciatura
Início: 2008/2009
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo