Objetivos
Nascido no contexto do ensino/aprendizagem e norteado pelos valores e necessidades da constante inovação pedagógica, o conceito basilar para esta UC - o U.OpenLab - assume-se como um facilitador na interação entre as necessidades do mundo real e os conteúdos abordados em contexto de trabalhos práticos. O conceito é dinâmico, adaptando-se às necessidades e desafios da sociedade em tempo real, e tem como premissas e objetivos a necessidade de estimular a comunicação e a partilha do conhecimento e de fomentar a inovação e a criatividade na resolução dos mesmos.
Tal traduz-se no acesso a desafios e na utilização efetiva dos resultados dos componentes de avaliação dos estudantes, automatizando, deste modo, a transferência do conhecimento entre a academia e o mundo real e a aproximação daquela à sociedade.
Contribui-se, igualmente, para o desenvolvimento e consolidação de futuros percursos profissionais e de investigação dos estudantes, através da salvaguarda da autoria e colaboração.
Por fim, o conceito U.OpenLab aposta em processos sustentáveis, direcionados para necessidades efetivas e prementes, nomeadamente os serviços de gestão do património material e imaterial das instituições de ensino superior, contribuindo, também, para a estratégia nacional da ciência aberta, designadamente da ciência cidadã.
Os objetivos de aprendizagem desta unidade de formação incluem, assim, o desenvolvimento das seguintes atitudes profissionais / investigativas, competências e capacidades:
- autonomia e iniciativa na aquisição e integração de conhecimentos na área da produção de conteúdos, mediação tecnológica e comunicação da ciência/património;
- capacidade de estruturar e produzir conteúdos com eficácia comunicacional e adequados ao(s) público(s)-alvo;
- capacidade de conceber, projetar e implementar produtos, serviços e processos inovadores, com base em tecnologias emergentes.
- capacidade de gerir projetos colaborativos de base interdisciplinar e de trabalho em equipa.
- capacidade de se integrar em equipas multidisciplinares e atentar na linguagem e práticas específicas, no desenvolvimento de uma linguagem comum.
PROGRAMA
1 - Património Cultural e Científico
- O património: natural, documental, iconográfico, edificado, arqueológico, rural, marítimo, industrial, científico
- Identificação, inventariação, divulgação, preservação e fruição
- Identidade, criação de memória e mediação
- Gestão Cultural e Patrimonial
2 - Construção de narrativas e interação
- Criação em suportes digitais
- Processo de comunicação
- Interação e interatividade
- Narrativa linear e não-linear
- Modelo(s) de comunicação multimédia
- Processo básico de conceção/produção
- Organização da Informação
- Análise do estado da arte
- Análise dos contextos / concorrência
- Análise de perfis de utilizador
- Análise de tarefas
- Análise de recursos
- Cronograma
- Proposta
- Métodos de avaliação de produtos / serviços
- Argumento e formas de escrita para multimédia
- Guião documental ou literário, storyboard, guião técnico
- Organização e otimização de conteúdos
3 - Comunicação da Cultura e da Ciência e Novos Media
- Património Cultural e storytelling (heritagetelling)
- Cultura visual e fontes: identificação, análise, interpretação e crítica
- Objeto, imagem e imagem em movimento: construção de narrativas sincrónicas e de narrativas diacrónicas na cultura visual
- Modelos: potencialidades e limites na comunicação do património cultural e da cultura visual
- Ciência e património científico
- Ciência Aberta e sciencetelling:
- Ciência cidadã;
- Redes abertas de ciência;
- Acesso aberto;
- Investigação e inovação aberta
4 - Tecnologias para a produção de conteúdos digitais
- Tecnologias da Internet
- Acessibilidade e usabilidade
- Design e Desenvolvimento para a Internet
- Produção de Conteúdos Multimédia
- Desenvolvimento de Aplicações Web
5 - Criatividade, Inovação e Empreendedorismo
- Desenvolvimento do projeto
Informações
- Destinatários:
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Destinatários A - Estudantes inscritos na U.Porto inscritos num ciclo de estudos COM uma opção UPorto (devem escolher a UC LAEI no momento de inscrição no ano letivo na sua própria Faculdade)
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Destinatários B - Público Geral + Estudantes UPorto inscritos num ciclo de estudos SEM uma opção UPorto (devem submeter a candidatura através desta página web)
- Sendo uma UC “InovPed”, pode ser frequentada como Opção UP, vindo neste caso a ser creditada como tal no plano de estudos, podendo em outros casos ser objeto de menção no "suplemento ao diploma".
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Critérios de seriação
O preenchimento das 15 primeiras vagas é feito, se aplicável, por candidatos estudantes inscritos na U.Porto. As vagas por preencher (até um total de 25 e podendo incluir as sobrantes dessas primeiras 15) serão preenchidas independentemente da condição de estudante U.Porto.
SELEÇÃO DE CANDIDATURAS (critérios e coeficiente de ponderação):
- 60% - CV relevante na área (Experiência, Habilitações Académicas, UCs concluídas e trabalhos transversais ou no domínio da tecnologia, comunicação e informação, design, história, património, museologia, …);
- 40% - Carta de motivação e espectativa de continuação de trabalho na área da produção cultural inovadora com meios digitais.
Como critério de desempate será considerada a média de curso.
- Calendário: 11.02 a 25.05.2019
- Horário: 2ª feira - 16h às 20h
- Local de Realização: Centro de Competências MIL - Media Innovation Labs (sala 2.05 - piso 2), Praça Coronel Pacheco nº15
- Estudantes inscritos na U.Porto que pretendam frequentar a unidade curricular como opção U.P. no seu plano de estudos estão isentos de propina e devem fazer a inscrição nos Serviços Académicos da Faculdade a que pertencem.
- Estudantes inscritos na U.Porto - 25¤
- Estudantes Alumni - 25¤ + 2¤ (Seguro Escolar)
- Externos à U.Porto - 60¤ + 2¤ (Seguro Escolar)
Comentários
Ao candidatar-me a este curso, declaro que tomei conhecimento dos Procedimentos Internos da Educação Contínua da FLUP.
Contactos
Unidade de Educação Contínua (Serviço de Gestão Académica)
Email: uec@letras.up.pt
Horário Atendimento: 10h00 às 16h00