Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Concerto 5º Aniversário orquestra Clássica FEUP
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > CTECAT
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Competências transversais para engenharia: Comunicação Assertiva e Técnicas de Apresentação (módulo avançado)

Objetivos

. Identificar os principais aspetos da assertividade, as caraterísticas dos diferentes modos de comunicação e as vantagens de uma apresentação eficaz, com particular ênfase em eventos ligados ao desenvolvimento do doutoramento.

. Utilizar um perfil comunicacional assertivo e recorrer aos procedimentos necessários para preparar, realizar e defender uma apresentação com sucesso, de forma a dominar as interações comunicacionais inerentes ao doutoramento, nomeadamente a participação em reuniões, congressos, conferências e na apresentação/defesa da sua tese.

. Ter consciência das mudanças a desenvolver para garantir uma progressiva eficácia da capacidade de comunicar de forma assertiva e uma melhoria contínua das competências essenciais para executar com elevada mestria apresentações académicas e/ou profissionais nas áreas da engenharia.

Áreas de Especialização

520 - Engenharia e técnicas afins

Competências Profissionais

No final desta unidade de formação, os estudantes de 3º ciclo devem estar capazes de gerir com êxito as suas competências de comunicação assertiva e a sua capacidade de efetuar apresentações eficazes utilizando uma argumentação racional, lógica e convincente, quer na defesa da sua tese de doutoramento quer em futuros contextos profissionais.

COMPETÊNCIAS (CDIO): 2-Aptidões pessoais e profissionais 2.4-Capacidades e atitudes pessoais 2.5-Capacidades e atitudes profissionais 3-Aptidões interpessoais 3.2-Comunicação.

Informações

Destinatários:
Estudantes de programas doutorais e doutoramentos (3º ciclo de estudos) da U.Porto, Postdoctoral Researchers associados à FEUP e bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP e de institutos associados. Se existirem vagas: estudantes de mestrados e mestrados integrados da U.Porto (2º ciclo de estudos) e alumni da UPorto.

Condições de acesso e candidatura:
Estar inscrito num doutoramento ou programa doutoral da Universidade do Porto (3º ciclo de estudo), ou num mestrado ou mestrado integrado da Universidade do Porto (2º ciclo de estudo), ou ter um contrato válido de Postdoctoral Researcher na UPorto/ bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP e de institutos associados, ou ser alumni da UPorto.

As candidaturas são efetuadas online no seguinte link:

https://sigarra.up.pt/feup/pt/cand_geral.concursos_cand_abertos_view?pv_tipo_curso_sigla=&pv_apr_tipo_cur=S

No caso desta unidade de formação ser para posterior creditação no ciclo de estudos do estudante, no processo de candidatura este terá de anexar a autorização do diretor do ciclo de estudos.

Critérios de seleção:
Será dada prioridade, pela ordem seguidamente indicada - aos candidatos que sejam estudantes dos 3º ciclos de estudo da FEUP; seguida dos candidatos provenientes de outros 3º ciclos de estudo da U.Porto, seguida de Postdoctoral Researchers associados à FEUP/bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP e de institutos associados. Poderão ainda ser aceites, se existirem vagas, os restantes indicados em ‘Destinatários’.

Critérios de desempate: Será dada prioridade aos candidatos que já tenham frequentado um outro curso de Competências Transversais em Engenharia.

Avaliação e certificação: Avaliação distribuída sem exame final 
Desempenho individual ao longo das aulas 40%
Realização de uma apresentação oral (com suportes audiovisuais) 60%

A participação nos momentos de avaliação - autoscopias é obrigatória

Créditos: 1,5 ECTS (creditado pela UP em 02/10/2014)

Duração: 40,5h (20h de contacto)

Datas: 20 de março a 22 de maio 2018

Local: FEUP

Participantes: 15 (máximo)

Custo:
Inscrição para efeitos de creditação no ciclo de estudos do estudante: isenção total de propina

Inscrição ao abrigo do regime livre de educação contínua:

    • Estudantes 2º e 3º ciclo da FEUP – isenção parcial: 10 euros.
    • Postdoctoral Researchers associados à FEUP e bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP e de institutos associados: 50 euros.
    • Estudantes 2º, 3º ciclo da U.Porto (exceto FEUP): 150 euros.
    • Alumni U.Porto: 200 euros.

Contactos

Contactos
Laboratório de Ensino Aprendizagem da FEUP
Gab A209
220 414 717 (ext 4717), lea@fe.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Manuel Firmino
Sigla: CTECAT
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2014/2015
Duração: 20 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Competências transversais para engenharia: Comunicação Assertiva e Técnicas de Apresentação (módulo avançado) (1,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo