Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Engineering Village Inspec and Knovel
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > PICN
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Competências Transversais para Engenharia: da Propriedade Intelectual à Criação de Negócio

As competências transversais (“transferable skills”) são competências complementares às científicas e técnicas que fazem parte dos curricula e focam áreas como empreendedorismo, fomento da produção científica, ética e responsabilidade, gestão, coaching de carreira, etc.

Estas têm sido evidenciadas em vários relatórios de avaliação de programas doutorais e de reflexões sobre o ensino superior. É-lhes também dada especial atenção, quer nos concursos para financiamento dos Programas de Doutoramento da FCT, quer nas redes de Doutoramento ITN do H2020, por exemplo. Tais competências, para além de colocarem os programas doutorais em alinhamento com os pressupostos mais recentes de qualidade dos programas de 3º ciclo, poderão: permitir aos seus doutorandos um melhor desenvolvimento do processo de tese e estratégias de coping com os constrangimentos diários, aumentar a motivação, estimular a qualidade da produção científica, promover a criação de negócios, start-ups e de novos projetos.

A formação enquadra-se nos objetivos estabelecidos nos Planos Estratégicos da FEUP e da UP e concorre para o cumprimento das suas linhas de ação 2011-2015, designadamente: a) «Afirmar a U.Porto como uma Universidade de Investigação aumentando a quantidade e a qualidade dos trabalhos de investigação»; b) «Melhorar continuamente a qualidade nos vários níveis da Formação da U.Porto, segundo padrões internacionais de aferição»; c) «Assegurar a formação em competências transversais (“soft skills”) para todos os programas doutorais tendo em vista o novo tipo de mercado de emprego que se abre para os detentores do grau de doutor».

Esta formação faz parte de um portfólio de competências transversais a oferecer aos doutorandos dos programas doutorais (da FEUP), sob forma de curso opcional, podendo-se escolher que unidade (s) de formação frequentar consoante as necessidades específicas dos estudantes.

Objetivos:

Este curso irá proporcionar aos participantes um conhecimento compreensivo da propriedade intelectual e do desenvolvimento de modelo de negócio, no contexto de empreendedorismo tecnológico.

No final da unidade de formação, os participantes deverão ser capazes de:
1) Compreender os fundamentos da Propriedade Intelectual, e seu papel nos contextos académico e industrial;
2) Determinar a maturidade comercial de uma tecnologia;
3) Desenvolver uma decisão clara sobre avançar/não avançar relativamente à viabilidade comercial do esforço a dispender;
4) Explicar um modelo de negócios viável para a exploração comercial da Propriedade Intelectual.

Programa
1. Desenvolvimento em função do cliente Vs Desenvolvimento de Produto.
2. Geração, proteção, posse e gestão da propriedade intelectual
3. O modelo de negócio.
4. Proposta de valor.
5. Clientes, utilizadores e pagadores.
6. Canais de distribuição.
7. Relacão com o cliente e criação de procura.
8. Modelo de receita.
9. Sócios.
10. Recursos, atividades e estrutura de custos.

Destinatários:
Estudantes de programas doutorais e doutoramentos (3º ciclo de estudos) da U.Porto, Postdoctoral Researchers associados à FEUP e bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP ou de institutos associados. Se existirem vagas, estudantes de mestrados e mestrados integrados da U.Porto (2º ciclo de estudos) e alumni da UPorto.

Condições de acesso e candidatura:
Estar inscrito num doutoramento ou programa doutoral da Universidade do Porto (3º ciclo de estudo), ou ter um contrato válido de Postdoctoral Researcher na FEUP/de bolseiro da FEUP ou em institutos associados, ou estar inscrito num mestrado ou mestrado integrado da Universidade do Porto (2º ciclo de estudo), ou ser alumni UPorto.

As candidaturas são efetuadas online no seguinte link:

https://sigarra.up.pt/feup/pt/cand_geral.concursos_cand_abertos_view?pv_tipo_curso_sigla=&pv_apr_tipo_cur=S

No caso desta unidade de formação ser para posterior creditação no ciclo de estudos do estudante, no processo de candidatura este terá de anexar a autorização do diretor do ciclo de estudos.

Critérios de selecção e seriação:
Será dada prioridade, pela ordem seguidamente indicada - aos candidatos que sejam estudantes dos 3º ciclos de estudo da FEUP; seguida dos candidatos provenientes de outros 3º ciclos de estudo da U.Porto. Poderão ainda ser aceites, se existirem vagas, Postdoctoral Researchers associados à FEUP e bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP ou de institutos associados, assim como estudantes de 2º ciclos de estudos da U.Porto e alumni da UPorto.Critérios de desempate: Será dada prioridade aos candidatos que já tenham frequentado um outro curso de Competências Transversais em Engenharia.

Avaliação e certificação:
- Apresentações semanais do blocos do modelo de negócios - 8 apresentações, cada uma com um ponto, num total de 8 pontos;
- Participação nas aulas - 2 pontos;
- Registos de progresso on-line - 4 pontos;
- Relatório final e apresentação - 6 pontos.
A aprovação do estudante implica classificação final expressa em escala quantitativa de 10 a 20. Certificado de Formação Contínua

Créditos:

3 ECTS (creditado pela UP em 08.07.2015)

Duração:

81h (28h de contacto)

Datas:

05/02/2018 a 25/05/2018 (1ª edição)

Local:
FEUP

Participantes: 15 (máximo)

Custo:
  • Inscrição para efeitos de creditação no ciclo de estudos do estudante: isenção total de propina
  • Inscrição ao abrigo do regime livre de educação contínua:  
    • Estudantes 2º e 3º ciclo da FEUP – isenção parcial: 10 euros.
    • Postdoctoral Researchers associados à FEUP e bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP e de institutos associados: 50 euros.
    • Estudantes 2º, 3º ciclo da U.Porto: 150 euros.
    • Alumni U.Porto: 200 euros.

Contactos

Laboratório de Ensino Aprendizagem da FEUP
Gab A209
220 414 717 (ext 4717), lea@fe.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: João Claro
Sigla: PICN
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2014/2015
Duração: 28 Horas

Planos de Estudos

Edições

Diplomas

  • Competências Transversais para Engenharia: da Propriedade Intelectual à Criação de Negócio (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo