Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Engineering Village Inspec and Knovel
Você está em: Início > Cursos/CE > Unidade de Formação Contínua > PEC
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Competências Transversais para Engenharia: Publicação e Escrita Científicas

Programa

1. Publicação científica:
1.1 O processo editorial (incluindo refereeing);
1.2 O publisher;
1.3 Tipos de jornais científicos e publicação;
1.4 Jornais de Engenharia
2. Infoliteracia:
2.1 Programas de referenciação bibliográfica (EndNote, Zotero, Mendeley, ...);
2.2 Pesquisa em bases de dados
3. Indexação e bibliometria
4. Escrita científica:

4.1 O processo de escrita científica;
4.2 Aspectos técnicos de escrita científica;
4.3 Aspectos éticos de escrita científica;
4.4 Iniciação ao grant-writing

Destinatários:
Estudantes de programas doutorais e doutoramentos (3º ciclo de estudos) da U.Porto, estudantes de mestrados e mestrados integrados da U.Porto (2º ciclo de estudos), Postdoctoral Researchers associados à FEUP, bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP ou de institutos associados; alumni UPorto.

Condições de acesso e candidatura:

Estar inscrito num doutoramento ou programa de 3º ou 2º ciclo de estudos da Universidade do Porto, ou ter um contrato válido de Postdoctoral Researcher na FEUP/ bolseiro doutorado (ou equiparado) da FEUP ou de institutos associados, ou ser alumni UPorto.

As candidaturas são efetuadas online no seguinte link:https://sigarra.up.pt/feup/pt/cand_geral.concursos_cand_abertos_view?pv_tipo_curso_sigla=&pv_apr_tipo_cur=S

No caso desta unidade de formação ser para posterior creditação no ciclo de estudos do estudante, no processo de candidatura este terá de anexar a autorização do diretor do ciclo de estudos.

Critérios de selecção e seriação:
Será dada prioridade aos candidatos que sejam estudantes dos 3º ciclos de estudo da FEUP; seguida dos candidatos provenientes de outros 3º ciclos de estudo da U.Porto. Poderão ainda ser aceites, se existirem vagas, os restantes indicados em ‘Destinatários’.

Critérios de desempate:
Será dada prioridade aos candidatos que já tenham frequentado um outro curso de Competências Transversais em Engenharia.

Créditos: 1,5 ECTS (creditado pela UP em 08.07.2015)

Duração: 40,5 h (14h de contacto)

Datas:
23 de outubro a 15 de dezembro de 2017 (1ª edição)
08 de março a 19 de maio de 2018 (2ª edição)

Local: FEUP

Participantes: 20 (máximo)

Custo:

  • Inscrição para efeitos de creditação no ciclo de estudos do estudante: isenção total de propina
  • Inscrição ao abrigo do regime livre de educação contínua:
    • Estudantes 2º e 3º ciclo da FEUP – isenção parcial: 10 euros.
    • Postdoctoral Researchers associados à FEUP e bolseiros doutorados (ou equiparados) da FEUP e de institutos associados: 50 euros.
    • Estudantes 2º, 3º ciclo da U.Porto (exceto FEUP): 150 euros.
    • Alumni U.Porto: 200 euros.

Objetivos

Os investigadores são cada vez mais confrontados com a necessidade de publicar os seus trabalhos de pesquisa quer seja para transmitir conhecimento ou para efeitos de carreira académica. Este curso pretende facilitar essa tarefa através de um conhecimento mais aprofundado e exaustivo das várias componentes associadas à publicação e escrita científicas, e que estão descritos acima nos conteúdos programáticos do curso.

Com o conhecimento das questões relacionadas com as editoras, o tipo de jornal, em que bases de dados o jornal está inserido, o impacto do jornal, as etapas básicas da escrita de um artigo científico, a procura adequada de artigos já publicados em bases de dados, os problemas éticos e de plagiarismo, espera-se que as pessoas que atendam este curso possam publicar artigos com mais sucesso através de uma escrita mais sistemática e da escolha mais adequada da revista em termos de conteúdo e de impacto na comunidade científica. Para além da escrita e da escolha da revista, o estudante também será competente ao nível das revisões e correcções de artigos.


Contactos

Contactos
Laboratório de Ensino Aprendizagem da FEUP
Gab A209
220 414 717 (ext 4717), lea@fe.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Lucas Filipe Silva
Sigla: PEC
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2014/2015
Duração: 14 Horas

Planos de Estudos

Edições

Diplomas

  • Competências Transversais para Engenharia: Publicação e Escrita Científicas (1,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo