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Cursos

Teoria e Prática da Pedagogia em Engenharia

CANDIDATURAS ATÉ 10 de janeiro de 2018 em Candidaturas de Ingresso
Regime de funcionamento: diurno, b-learning

Apresentação:

A FEUP encontra-se acreditada enquanto “Training Center for International Engineering Educators” pela Sociedade Internacional para a Pedagogia em Engenharia, (IGIP,Internationale Gesellschaft für Ingenieurpädagogik) desde 19 de outubro de 2011, tendo sido reacreditada em Abril de 2017.

A unidade de formação  obedece aos parâmetros internacionais definidos pela IGIP e permite o acesso ao título ING.PAED.IGIP – International Engineering Educator, que atesta que os titulares possuem todas as competências científicas e pessoais necessárias para ensinar engenharia com recurso às mais modernas metodologias, comprovadamente eficazes.

Desde há duas décadas que a FEUP desenvolve ações de formação pedagógica para docentes universitários. No entanto, essas ações têm-se focado em assuntos muito gerais e não apenas específicos à pedagogia em engenharia. A ação agora proposta é constituída por dois módulos integrados no curso acreditado pelo IGIP, que se focam especificamente na teoria e na prática da pedagogia em Engenharia.

Objetivos:
No final da ação os formandos deverão adquirir as seguintes competências e aptidões:
- Conhecer as teorias de ensino/aprendizagem.
- Escolher os assuntos, os métodos e os meios mais adequados à área e ao nível de aprendizagem.
- Formular resultados de aprendizagem.
- Decidir sobre as estratégias de ensino e de avaliação adequadas aos resultados da aprendizagem, tendo em especial atenção a promoção das capacidades de pensamento de ordem superior (“Higher Order Thinking Skills”) e de auto-regulação da aprendizagem.
-Desenhar atividades onde se sintetize o conhecimento adquirido e que possam aplicar na sua prática letiva.

Programa
1. Teorias da Aprendizagem comportamentalista, cognitivista e construtivista
2. O papel das teorias da aprendizagem na educação em engenharia
3. O desenho da instrução
4. Explorar teorias de aprendizagem “Alternativas”
5. Fundamentos do Desenho Instrucional
6. Escolhendo Estratégias de Ensino Adequadas
7. Avaliação De e Para o conhecimento
8. Situações especializadas de ensino

Destinatários:
Docentes de engenharia do ensino superior.
Engenheiros que pretendam candidatar-se à docência no ensino superior.

Condições de acesso:
Os candidatos devem preencher um dos seguintes requisitos:
Possuir uma Licenciatura em Engenharia (pré-Bolonha).
Possuir Mestrado Integrado em Engenharia (pós-Bolonha).
Ser docente em cursos de Engenharia numa Instituição de ensino superior (Universitário ou Politécnico)
Caso existam mais candidatos do que vagas, os critérios de seleção e seriação serão os seguintes:
    1) Número de anos de experiência como docente. Será dada prioridade a
        docentes com o menor número de anos de carreira – 50%
    2) Frequência de outras unidades de formação compatíveis com o currículo IGIP.
        Será valorizado o maior número de cursos frequentados, para viabilizar o
        acesso ao título de “International Engineering Educator” (ING.PAED.IGIP)-50% 

Avaliação:
A avaliação terá uma componente formativa que consiste na análise da participação nas discussões, no feedback dado ao formador nas tarefas propostas e na presença e participação nas sessões presenciais. A componente sumativa da avaliação consiste na apresentação escrita e oral do relatório de um plano de lição/atividade letiva.
20% - participação.
80% - relatório do plano de lição/atividade letiva (60% para a escrita e 20% para a apresentação oral).

Créditos: 5 ECTS (creditado pela UP em 30.10.2017)

Duração:
135horas (35h letivas)

Datas:

1 e 2 de fevereiro de 2018 (Via Skype/Videoconferência)

19 a 23 de março de 2018 (aulas presenciais)

12, 13 e 14 de junho de 2018 (Via Skype/Videoconferência)

Local: FEUP

Participantes: 40 (máximo) 15 (mínimo)

Custo: 180¤ (Este valor inclui a emissão de 1 certidão)

Desconto:10% para membros da Ordem do Engenheiros, no caso de pagamento a título individual.


Dados Gerais

Docente Responsável: Diana Urbano
Sigla: TPPE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2017/2018
Duração: 35 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Teoria e Prática da Pedagogia em Engenharia (5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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