Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Apresentação de obra ''De conto a romance''
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado Integrado > MIEC
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia Civil

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil foi distinguido com a marca de qualidade internacional EUR-ACE. Este certificado reconhece os altos padrões de qualidade do curso, assim como o cumprimento dos requisitos educacionais para cursos de mestrado em Engenharia. [+ info]

 

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil oferece uma formação de base sólida, com um conteúdo científico rico, dando ênfase à interação entre a teoria e a prática nos principais domínios da Engenharia Civil. O objetivo principal é preparar os estudantes para que, após a conclusão do curso, possam iniciar uma carreira profissional em empresas privadas, organizações públicas ou na investigação em Engenharia Civil ou áreas afins. Lucrando com a experiência e a tradição de uma escola fundada em 1837, os estudantes podem desfrutar de um campus moderno, equipado com excelentes laboratórios, biblioteca e instalações soberbas. Os Engenheiros Civis formados na FEUP são capazes de lidar profissionalmente com uma ampla gama de temas complexos e estão preparados para desempenhar um papel de liderança em organizações públicas e privadas.

Destinatários

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil é especialmente destinado aos candidatos com uma formação sólida na Matemática e na Física e com vocação para as áreas tecnológicas. Uma formação cuidada em áreas do desenho e da computação podem também facilitar a integração no ciclo de estudos.


Objetivos

O Mestrado Integrado em Engenharia Civil pretende formar Engenheiros capazes de conceber, projetar e gerir sistemas, estruturas e obras de Engenharia Civil, aplicando metodologias de análise, materiais, equipamentos e processos atualizados e adequados, com respeito pela Ética, Ambiente e pelos superiores interesses da Comunidade. Para isso, oferece uma formação conciliando:

- uma formação cuidada nas ciências básicas, nomeadamente na Matemática, na Física e no Desenho;

- uma formação muito abrangente nas grandes áreas científicas e técnicas da Engenharia Civil,com tratamento aprofundado dos seus aspetos formativos essenciais;

- uma especialização numa das áreas científicas e técnicas de Engenharia Civil.

O ciclo de estudos está estruturado com os quatro primeiros anos constituindo um tronco comum e um quinto ano distribuído por sete ramos de especialização. Neste último ano,o primeiro semestre corresponde às unidades curriculares específicas de especialização e o segundo semestre à elaboração da dissertação.


Programas de Intercâmbio

A ligação da FEUP com universidades estrangeiras através de programas de mobilidade (ERASMUS,com várias universidades europeias, e MOBILE, com universidades brasileiras) tem permitido a permuta de estudantes, sendo possível que o curriculum de um semestre (o 2º semestre do 4º ano ou o 1º semestre do 5º ano) possa ser integralmente substituído por igual período numa escola estrangeira.

No âmbito de um protocolo entre a FEUP e a École des Ponts - ParisTech (anteriormente designada École National des Ponts et Chaussées - ENPC), aos candidatos, estudantes do MIEC, que são selecionados para este programa, permite a obtenção do diploma de 2º ciclo simultaneamente nas duas escolas: grau de “Ingénieur” pela ENPC e grau de “Mestre” em Engenharia Civil pela FEUP (mais informações: Duplo Diploma).


Áreas de Especialização

O último ano curricular do Curso ramifica-se em sete grandes áreas de especialização: Materiais e Processos de Construção, Estruturas, Geotecnia, Construções, Planeamento, Vias de Comunicação e Hidráulica.

 


Competências Profissionais

Os objetivos de aprendizagem foram fixados para fornecer uma formação cuidada nas ciências básicas, como a Matemática, a Física e o Desenho; uma formação abrangente nas ciências de engenharia civil, nomeadamente Resistência de Materiais e Estruturas, Hidráulica, Física e Tecnologia das Construções e dos Materiais, Mecânica dos Solos e Planeamento do Território; e, um princípio de especialização numa das grandes áreas da engenharia civil: Materiais e Processos de Construção, Estruturas, Geotecnia, Construções, Planeamento, Vias de Comunicação e Hidráulica.


Saídas Profissionais

As principais saídas profissionais de um Mestre Integrado em Engenharia Civil situam-se, a nível de intervenção pública, no âmbito da construção de edifícios, vias de comunicação rodoviária e ferroviária, pontes e viadutos, aproveitamentos hidráulicos e obras de saneamento básico, enquanto no domínio privado se direcionam sobretudo para edifícios de habitação, edifícios industriais e as variadas infraestruturas.


Informações

Provas de Ingresso

  • 07Física e Química
  • 19 Matemática A

Propinas: 999¤

Numerus Clausus: 130


Contactos

Departamento de Engenharia Civil
Secretariado do DEC
Horário de expediente: 09:30-12:30 e 14:00-17:00
e-mail: miec@fe.up.pt
web: www.fe.up.pt/dec
T: 22 508 1901
Fax: 22 508 1446

Dados Gerais

Código Oficial: 9360
Diretor: António Abel Henriques
Sigla: MIEC
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado Integrado
Início: 2006/2007
Duração: 5 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Civil - Materiais e Processos de Construção (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Civil - Estruturas (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Civil - Geotecnia (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Civil - Construções (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Civil - Planeamento (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Civil - Vias de Comunicação (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Civil - Hidráulica (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - perfil de Engenharia Civil (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2018-02-20 às 01:49:10