Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Jubilação Prof. Eugénio de Oliveira
Você está em: Início > Cursos/CE > Curso ou Formação livre > RTIE
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Redes de Terra em Instalações Elétricas

CANDIDATURAS ATÉ 1 de outubro de 2017 em Candidaturas de Ingresso

Apresentação:

O projeto e o desempenho de uma solução de redes de terras nas instalações elétricas têm um grande impacto na segurança, na continuidade e qualidade da energia elétrica com consequências nos custos de construção de uma instalação elétrica.

As normas relativas às ligações de terra atualizaram-se, introduzindo novos conceitos e critérios no projeto e na execução. É assim essencial, que as empresas continuem plenamente conscientes da prática atual quanto às ferramentas de desenho, técnicas de medição e equipamentos disponíveis para ajudar na engenharia de redes de terra.

Nos últimos anos, devido ao aumento sistemático das correntes de curto-circuito, aumento das necessidades de continuidade e qualidade de energia elétrica devido aos equipamentos eletrónicos, o projeto das redes de terra tornou-se mais necessário e mais complexo. É assim necessário que as empresas estejam cientes da importância do tema, cientes da prática moderna e estejam capazes de responder às suas necessidades da maneira mais económica possível.

Objetivos:

No final da formação os participantes do curso deverão possuir uma base teórica e exemplos práticos que os ajudem a desenhar, comissionar e manter uma rede de terras em instalações elétricas.

Programa

Teoria no desenho de uma Redes de Terra em Instalações Elétricas: Tratamento eficiente dos parâmetros no projeto, execução e exploração:

Apresentação E interpretação das normas IEC 479-1 e IEEE 80 – 2013

Funções e Conceção de Redes de Terra

Tipos de Elétrodos de terra e resistência de terra

Resistividade do solo e comportamento dinâmico de ligações à terra

Interpretação dos gráficos da resistividade aparente de um solo

Cálculo das tensões de passo e de toque

Exemplos de um desenho de Rede de Terra em Instalações elétrica: tratamento de resultados e aplicações

Comparação das várias ligações tipos de ligação terra de transformadores de distribuição e implicação nos sistemas de proteção associados.

Destinatários:
Engenheiros e/ou técnicos superiores que trabalhem quer em operadoras das redes de transporte ou distribuição, ou industrias com subestações ou postos de transformação, ou ainda trabalhem em empresas consultoras na área dos sistemas elétricos de energia. Todos os técnicos envolvidos no comissionamento, serviço de manutenção e operação de equipamentos de baixa, média e alta tensão.

Condições de acesso:
Formação superior na área dos sistemas elétricos de energia.

No caso de os candidatos ultrapassarem o número clausus a ordenação final dos candidatos resultará da média aritmética ponderada das classificações quantitativas dos dois métodos de seleção, efetuada através da seguinte fórmula:

CF= GASx50% + EPx50%

Sendo:

GAS = Grau académico superior em Engenharia 

Avaliação:
Não aplicável

Duração: 7 horas

Datas:
7 de dezembro de 2017

Horário:  9h-12h30 e 14h30-18h00

Local: FEUP

Participantes: 15 (máximo) 7 (mínimo)

Custo: 140¤ (Este valor inclui a emissão de 1 certidão)

Desconto:10% para membros da Ordem do Engenheiros, no caso de pagamento a título individual.


Objetivos

Os objetivos serão dotar os participantes de competências teóricas e teórico-práticas para um tratamento eficiente dos parâmetros fundamentais no projeto, execução e exploração das redes de terras em Instalações elétricas.

Dados Gerais

Docente Responsável: Helder Leite
Sigla: RTIE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2017/2018
Duração: 7 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Redes de Terra em Instalações Elétricas ( Unidades curriculares)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo