Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Paulo Jesus: Exposição Retrospectiva
Você está em: Início > Cursos/CE > Estudos Avançados > EASSE
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia

O curso de Estudos Avançados em Sistemas Susentáveis de Energia distingue-se pela estimulação da formação de estudantes no sentido de criar novos líderes capazes de desenvolver e implementar estratégias inovadoras em situações reais de desenvolvimento de Sistemas Sustentáveis de Energia.


O Curso de Formação Avançada aborda um conjunto único de áreas fulcrais multidisciplinares em sistemas de energia. O modelo de formação único oferecido é ainda valorizado por um conjunto de outras ações previstas, que incluem:

.Unidades curriculares lecionadas por videoconferência entre todas as Universidades;


. Seminários anuais em Sistemas Sustentáveis de Energia - elementos das Universidades portuguesas irão promover a implementação de seminários anuais onde se discute o progresso do trabalho desenvolvido na área dos SSE.

A formação de nível pós-graduação em SES prepara os alunos para desenvolver Investigação que irá:
• Criar novos conhecimentos através de I & D, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologia em sistemas energéticos sustentáveis, onde a resposta à procura de energia é efetuada com um uso mínimo de recursos naturas não-renováveis, considerando-se a grande diversidade de situações em todo o mundo;
• Promover novas formas de interação entre universidades e empresas, instituições de governação e a sociedade, para a identificação e implementação de inovações tecnológicas e políticas energéticas sustentáveis.

Alunos-alvo: Graduados em Engenharia Mecânica, em Engenharia Eletrotécnica e Computadores ou em outras áreas desde que reconhecidas como relevantes pela comissão científica do programa.


Objetivos

O objetivo do curso de Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia consiste em promover uma nova geração de líderes em sustentabilidade e economia dos sistemas de energia, bem como gerar e comunicar novos conhecimentos em áreas fundamentais dos sistemas de energia. O nosso foco está em combinar um esforço multidisciplinar, incluindo os domínios da engenharia e da economia, no âmbito da análise e projeto de sistemas de energia no contexto do desenvolvimento sustentável.

A formação de pós-graduação em SSE irá assim preparar estudantes para o desenvolvimento de investigação fundamental, a qual irá permitir:

. Criar conhecimento baseado em programas avançados de formação (DFA/DEA) e no estado da arte em I&D (PHD) em diversas áreas, promovendo o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologias sob o enquadramento dos sistemas sustentáveis de energia, onde a procura de energia é satisfeita com o mínimo de recursos não renováveis, tendo em consideração diferentes cenários geográficos e socioeconómicos;

. Promover novas formas de interação entre universidades e empresas, governo e sociedade, visando a identificação e implementação sustentável de novas políticas energéticas, de ciência e tecnologia e de inovação.


Competências Profissionais

O curso Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia visa formar Investigadores capazes de propor, promover e realizar Investigação e Desenvolvimento em Sistemas de Energia, incluindo as componentes de procura, oferta e transporte, numa perspetiva de Sustentabilidade.


Espera-se que no final do ciclo de estudos os estudantes revelem um perfeito domínio do método científico, uma profunda compreensão das cadeias de conversão energética na sua globalidade e do  conceito de Sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, económica e social, e capacidade de modelação e análise de  sistemas energéticos ou de componentes significativas dos mesmos.


Saídas Profissionais

Investigação e atividades de extensão em Instituições de I&D, atuando na área da Energia.

Consultoria avançada em empresas industriais e prestadoras de serviço, atuando na área da Energia.


Informações

Condições de acesso e ingresso:
1-a) Os titulares do grau de mestre obtido em universidades portuguesas em Engenharia Mecânica, em Engenharia Eletrotécnica e Computadores ou em outras áreas desde que reconhecidas como relevantes pela comissão científica do programa;
b) Os titulares de grau de licenciado (Pré-Bolonha, obtidos em universidades portuguesas nas áreas mencionadas na alínea anterior, nas condições legalmente estabelecidas;
c) Os titulares de graus obtidos em universidades estrangeiras que sejam considerados pela comissão científica do programa em condições equivalentes às referidas nas alíneas anteriores.
2-Os estudantes devem ter um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa, podendo, em casos justificados, a comissão científica aceitar estudantes noutras condições.

Outros requisitos : Possuir um Certificado de Habilitações Académicas. Carta de motivação em inglês. A apresentação dos resultados do Exame Geral GRE constituirá uma condição de preferência no processo de avaliação. Duas cartas de referência em inglês. A avaliação dos candidatos poderá envolver uma entrevista em Inglês, que pode ter lugar pessoalmente ou através de videoconferência.

O valor da propina é de 3000 euros anuais.

Informações sobre propinas disponíveis em: Propinas

Informações sobre Matrículas/Inscrições disponíveis em: Matrículas/Inscrições


Comentários

Destinatários:

Tendo o Inglês como língua oficial do Programa, o DFA em SSE está aberto a candidatos de todo o mundo, que queiram substanciar o seu interesse em desenvolver as suas carreiras profissionais na área dos sistemas de energia, através de acções de formação avançada, com o intuito de promover o desenvolvimento de produtos inovadores e a integração de tecnologias verso a sustentabilidade dos sistemas de energia, recorrendo à análise de interacção de sistemas complexos com a sociedade e a economia.

Neste contexto, o DFA em SSE é especialmente orientada para quadros de empresas que queiram adquirir conhecimentos de natureza multidisciplinar, com ênfase na análise e projecto de sistemas de energia, que visem a sustentabilidade dos sistemas energéticos, nas suas componentes: económica, tecnológica, ambiental, social, assim como na definição de novas políticas estratégicas.

Os candidatos interessados na admissão ao programa devem ter uma formação académica/profissional em áreas afins aos principais temas em estudo. Uma formação adequada à participação no programa inclui a formação nas áreas da Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Computadores ou em outras áreas desde que reconhecidas como relevantes pela comissão científica do programa.


Contactos

Grupo da área focal Sistemas Sustentáveis de Energia na FEUP:

E-mail: ccouto@fe.up.pt

Tel.: +351 22 0413483

 

Dados Gerais

Código Oficial: 3386
Docente Responsável: Vítor Leal
Sigla: EASSE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Estudos Avançados
Início: 2008/2009
Duração: 1 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Estudos Avançados em Sistemas Sustentáveis de Energia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo