Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Engineering Village Inspec and Knovel
Você está em: Início > Cursos/CE > Estudos Avançados > EARPE
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2017/2018.

A reabilitação do património edificado é um dever da sociedade e uma oportunidade de desenvolvimento para o setor da construção. O leque de intervenções possíveis é muito alargado, incluindo a preservação do património monumental, a reabilitação profunda de edifícios antigos e a resolução de patologias de edifícios mais recentes. A intervenção no património edificado, quando efetuada corretamente, permite também ganhos ao nível da sustentabilidade, durabilidade, eficiência energética e conforto.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, através do Departamento de Engenharia Civil, é reconhecidamente um centro de excelência em diversos domínios técnico-científicos, em particular no domínio da Reabilitação do Património Edificado.

O Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (EARPE), com a duração de um ano letivo, permite que os estudantes obtenham competências para a intervenção no património, podendo optar por um dos seguintes modelos:

Modelo A: Conjunto de doze unidades curriculares que asseguram 60 ECTS;

Modelo B: Conjunto de seis unidades curriculares que asseguram 30 ECTS, complementadas por um Projeto/Dissertação valorizado em 30 ECTS.


Objetivos

O Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado, no domínio da Engenharia Civil e Arquitetura, oferece uma preparação tecnológica sólida e multidisciplinar, necessária à correta intervenção no património edificado. O diploma inclui formação na área das construções, das estruturas, dos materiais, do planeamento, da geotecnia e da arquitetura. Destina-se a Engenheiros Civis e Arquitetos que tenham completado o 2º ciclo do novo modelo de Bolonha ou que possuam uma licenciatura pré-Bolonha.


Competências Profissionais

A conclusão com aprovação do curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado dará direito à emissão de um Diploma (não conferente de grau) emitido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Aos alunos que apenas completem algumas unidades curriculares será emitida uma certidão comprovativa de frequência com aprovação dessas disciplinas.


Comentários

Candidaturas abertas para 2018/2019


Contactos

FEUP - Departamento de Engenharia Civil

Rua Dr. Roberto Frias, s/n

4200-465 Porto

 

SECRETARIADO EARPE

Júlia Aroso / Olívia Costa

Tel.: +351 22 508 1901

E-mail: earpe@fe.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 3718
Docente Responsável: Nuno Ramos
Sigla: EARPE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Estudos Avançados
Início: 2008/2009
Duração: 1 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo