Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Programa FEUP Buddy
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > PDMA
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Doutoramento em Matemática Aplicada

InformaçãoO curso/CE não admite estudantes em 2017/2018.

O Programa de Doutoramento em Matemática Aplicada (PDMA) destina-se a fomentar o desenvolvimento da matemática, aplicável ou aplicada, em sentido amplo, através da concessão do grau de doutor a estudantes motivados e oriundos de diversas áreas. O PDMA reúne matemáticos de quatro escolas da Universidade do Porto, nomeadamente, Ciências, Economia, Engenharia e Ciências Biomédicas. Essa diversidade acadêmica fornece uma ampla gama de aplicações que podem ser exploradas a nível tese, bem como uma considerável variedade de cursos ministrados.

O estudante no PDMA tem ao seu dispor uma lista de unidades curriculares destinadas a fornecer a base necessária para o seu trabalho de investigação. As unidades curriculares podem ser escolhidas de modo a compensar carências académicas, direcionar o aluno para uma linha específica de investigação, e/ou proporcionar ao aluno informação para apoiar a sua escolha de investigação. Os cursos ministrados disponíveis variam a cada ano, dependendo da disponibilidade dos professores e da procura dos alunos.


Objetivos

O principal objetivo consiste em dotar os estudantes com autonomia científica na área de Matemática Aplicada e suas aplicações em quatro grandes domínios: Matemática, Engenharia, Economia e Saúde. Este contexto potencia as duas vertentes seguintes:

 

  • formular e resolver novos problemas matemáticos aplicados decorrentes nesses domínio;
  • identificar os desafios matemáticos nestes domínios e, para resolvê-los, estender os atuais conhecimentos de matemática aplicada.

Condições de Acesso

Serão admitidos licenciados (pré-Bolonha) ou possuidores de um 2º ciclo de estudos (pós-Bolonha) em Matemática, Engenharia, Física, Astronomia, Química, Economia ou áreas afins, se a sua formação for considerada adequada para os objectivos do curso.

Critérios de Seleção e Seriação

  • (25%) avaliação curricular do candidato (adequação e média final da licenciatura e/ou mestrado em Matemática, Engenharia, Física, Astronomia, Química, Economia, ou área afins);
  • (25%) certificado de todos os cursos realizados em graus anteriores com as respectivas classificações;
  • (20%) carta de motivação pessoal para a escolha do Programa Doutoral; 
  • (20%) três cartas de referência de professores ou investigadores com Ph.D. que trabalhem numa instituição de ensino superior;
  • (10%) domínio do inglês.

Excecionalmente, a Comissão Científica pode convocar os candidatos para uma entrevista para uma melhor aferição do candidato.


Informações


Contactos

Diretor do Curso: pd.matp.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: pd.matp@fc.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 5559
Sigla: PDMA
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2008/2009
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Programa Doutoral em Matemática Aplicada (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Matemática Aplicada (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo