Objetivos
. Analisar situações disfuncionais na organização do trabalho e identificar estratégias eficientes ao nível da sua gestão do tempo, das pressões e do stresse, para manter em forte ritmo o desenvolvimento da sua tese de doutoramento.
. Utilizar técnicas práticas de gestão do tempo e aperfeiçoar-se na organização do trabalho pessoal para melhorar a sua eficiência produtiva no trabalho e controlar o stresse diário, de forma a poder beneficiar de condições de alta produtividade para a realização da sua investigação e a elaboração da sua tese.
. Interiorizar as mudanças a realizar para garantir uma crescente eficácia do seu desempenho como investigador, através promovendo de uma otimização progressiva da gestão do tempo ao longo do seu doutoramento e assegurando um maior equilíbrio entre a sua vida pessoal e académico/profissional.
Áreas de Especialização
520 - Engenharia e técnicas afins
Competências Profissionais
No final desta unidade de formação, os estudantes de 3º ciclo devem estar capazes de utilizar com êxito as suas competências de gestão do tempo e a sua capacidade de organização pessoal, de forma a agilizarem o desenvolvimento da sua investigação e a intensificarem a produtividade na escrita da sua tese, mantendo-se psicologicamente coerentes/resilientes face aos aspetos intelectuais e emocionais (motivação, euforia, entusiasmo… isolamento, tédio, frustração...) que enfrentam ao longo do seu doutoramento.
COMPETÊNCIAS (CDIO): 2-Aptidões pessoais e profissionais 2.2-Experimentação e descoberta do conhecimento 2.4-Capacidades e atitudes pessoais 2.5-Capacidades e atitudes profissionais.
Informações
Destinatários: * estudantes de programas doutorais e doutoramentos da Universidade do Porto
* estudantes de mestrados e mestrados integrados da Universidade do Porto
* bolseiros, docentes, investigadores e técnicos da Universidade do Porto
* público em geral
Só devem candidatar-se a este concurso, os formandos que pretendam realizar esta unidade de formação extra ciclo de estudos, ou seja, que não a queiram/possam realizar no âmbito do ciclo de estudos que estejam a frequentar.
Os estudantes que queiram realizar esta unidade no âmbito do ciclo de estudos que estejam a frequentar, deverão obter autorização para tal por parte do Diretor de Curso e realizar a inscrição em ano letivo.
Avaliação e certificação: Avaliação distribuída sem exame final
Desempenho individual ao longo das aulas 40%
Conceção de um plano individual de trabalhos (trabalho escrito) 60%
Créditos: 1,5 ECTS (creditado pela UP em 02/10/2014)
Duração: 40,5h (11h de contacto)
Datas e horário: 24 fevereiro; 3, 10 e 17 março (17h-19h); 24 março 2015 (17h-20h)
Local: FEUP
Participantes: 30 (máximo) 10 (mínimo)
Será dada prioridade aos candidatos que sejam estudantes dos programas doutorais da FEUP, seguida dos candidatos de outros programas doutorais da UP e seguidamente os restantes candidatos.
Custo: 300¤
Os estudantes que obtenham autorização para inscrição nesta unidade de formação, por parte do Diretor do Programa de estudos da FEUP em que estão inscritos, terão isenção de propina.