Objetivos
. Identificar os principais aspetos da assertividade, as caraterísticas dos diferentes modos de comunicação e as vantagens de uma apresentação eficaz, com particular ênfase em eventos ligados ao desenvolvimento do doutoramento.
. Utilizar um perfil comunicacional assertivo e recorrer aos procedimentos necessários para preparar, realizar e defender uma apresentação com sucesso, de forma a dominar as interações comunicacionais inerentes ao doutoramento, nomeadamente a participação em reuniões, congressos, conferências e na apresentação/defesa da sua tese.
. Ter consciência das mudanças a desenvolver para garantir uma progressiva eficácia da capacidade de comunicar de forma assertiva e uma melhoria contínua das competências essenciais para executar com elevada mestria apresentações académicas e/ou profissionais nas áreas da engenharia.
Áreas de Especialização
520 - Engenharia e técnicas afins
Competências Profissionais
No final desta unidade de formação, os estudantes de 3º ciclo devem estar capazes de gerir com êxito as suas competências de comunicação assertiva e a sua capacidade de efetuar apresentações eficazes utilizando uma argumentação racional, lógica e convincente, quer na defesa da sua tese de doutoramento quer em futuros contextos profissionais.
COMPETÊNCIAS (CDIO): 2-Aptidões pessoais e profissionais 2.4-Capacidades e atitudes pessoais 2.5-Capacidades e atitudes profissionais 3-Aptidões interpessoais 3.2-Comunicação.
Informações
Destinatários: * estudantes de programas doutorais e doutoramentos da Universidade do Porto
* estudantes de mestrados e mestrados integrados da Universidade do Porto
* bolseiros, docentes, investigadores e técnicos da Universidade do Porto
* público em geral
Só devem candidatar-se a este concurso, os formandos que pretendam realizar esta unidade de formação extra ciclo de estudos, ou seja, que não a queiram/possam realizar no âmbito do ciclo de estudos que estejam a frequentar.
Os estudantes que queiram realizar esta unidade no âmbito do ciclo de estudos que estejam a frequentar, deverão obter autorização para tal por parte do Diretor de Curso e realizar a inscrição em ano letivo.
Avaliação e certificação: Avaliação distribuída sem exame final
Desempenho individual ao longo das aulas 40%
Realização de uma apresentação oral (com suportes audiovisuais) 60%
A participação nos momentos de avaliação - autoscopias é obrigatória
Créditos: 1,5 ECTS (creditado pela UP em 02/10/2014)
Duração: 40,5h (20h de contacto)
Datas e horário: 14 (17h-19h), 21 e 28 abril; 12, 19 e 26 maio; 2 junho 2015 (17h-20h)
Local: FEUP
Participantes: 24 (máximo) 10 (mínimo)
Será dada prioridade aos candidatos que sejam estudantes dos programas doutorais da FEUP, seguida dos candidatos de outros programas doutorais da UP e seguidamente os restantes candidatos.
Custo: 300¤
Os estudantes que obtenham autorização para inscrição nesta unidade de formação, por parte do Diretor do Programa de estudos da FEUP em que estão inscritos, terão isenção de propina.