Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FEUP
Bandeira a meia haste - A FEUP encontra-se de luto
Você está em: Início > Oferta Formação > Unidade de Formação Contínua > CTECAT

Competências transversais para engenharia: Comunicação Assertiva e Técnicas de Apresentação (módulo avançado)

Objetivos

. Identificar os principais aspetos da assertividade, as caraterísticas dos diferentes modos de comunicação e as vantagens de uma apresentação eficaz, com particular ênfase em eventos ligados ao desenvolvimento do doutoramento.

. Utilizar um perfil comunicacional assertivo e recorrer aos procedimentos necessários para preparar, realizar e defender uma apresentação com sucesso, de forma a dominar as interações comunicacionais inerentes ao doutoramento, nomeadamente a participação em reuniões, congressos, conferências e na apresentação/defesa da sua tese.

. Ter consciência das mudanças a desenvolver para garantir uma progressiva eficácia da capacidade de comunicar de forma assertiva e uma melhoria contínua das competências essenciais para executar com elevada mestria apresentações académicas e/ou profissionais nas áreas da engenharia.

Áreas de Especialização

520 - Engenharia e técnicas afins

Competências Profissionais

No final desta unidade de formação, os estudantes de 3º ciclo devem estar capazes de gerir com êxito as suas competências de comunicação assertiva e a sua capacidade de efetuar apresentações eficazes utilizando uma argumentação racional, lógica e convincente, quer na defesa da sua tese de doutoramento quer em futuros contextos profissionais.

COMPETÊNCIAS (CDIO): 2-Aptidões pessoais e profissionais 2.4-Capacidades e atitudes pessoais 2.5-Capacidades e atitudes profissionais 3-Aptidões interpessoais 3.2-Comunicação.

Informações

Destinatários:
* estudantes de programas doutorais e doutoramentos da Universidade do Porto
* estudantes de mestrados e mestrados integrados da Universidade do Porto
* bolseiros, docentes, investigadores e técnicos da Universidade do Porto
* público em geral

Só devem candidatar-se a este concurso, os formandos que pretendam realizar esta unidade de formação extra ciclo de estudos, ou seja, que não a queiram/possam realizar no âmbito do ciclo de estudos que estejam a frequentar.
Os estudantes que queiram realizar esta unidade no âmbito do ciclo de estudos que estejam a frequentar, deverão obter autorização para tal por parte do Diretor de Curso e realizar a inscrição em ano letivo.

Avaliação e certificação: Avaliação distribuída sem exame final 
Desempenho individual ao longo das aulas 40%
Realização de uma apresentação oral (com suportes audiovisuais) 60%

A participação nos momentos de avaliação - autoscopias é obrigatória

Créditos: 1,5 ECTS (creditado pela UP em 02/10/2014)

Duração: 40,5h (20h de contacto)

Datas e horário: 14 (17h-19h), 21 e 28 abril; 12, 19 e 26 maio; 2 junho 2015 (17h-20h)

Local: FEUP

Participantes:  24 (máximo) 10 (mínimo)
Será dada prioridade aos candidatos que sejam estudantes dos programas doutorais da FEUP, seguida dos candidatos de outros programas doutorais da UP e seguidamente os restantes candidatos.

Custo: 300¤
Os estudantes que obtenham autorização para inscrição nesta unidade de formação, por parte do Diretor do Programa de estudos da FEUP em que estão inscritos, terão isenção de propina.


Dados Gerais

Docente Responsável: Manuel Firmino Torres
Sigla: CTECAT
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2014/2015
Duração: 20 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Competências transversais para engenharia: Comunicação Assertiva e Técnicas de Apresentação (módulo avançado) (1,5 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo