Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
edp
Hoje é domingo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado Integrado > MIB
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado Integrado em Bioengenharia

O Mestrado Integrado em Bioengenahria foi distinguido com a marca de qualidade internacional EUR-ACE. Este certificado reconhece os altos padrões de qualidade do curso, assim como o cumprimento dos requisitos educacionais para cursos de mestrado em Engenharia. [+ info]

 

Objetivos:
Este curso, da inciativa conjunta da Faculdade de Engenharia (FEUP) e do ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), baseia-se na formação através de um Mestrado integrado de 5 anos, previsto na recente Lei de Bases do Sistema Educativo (acordo de Bolonha). A designação escolhida para o curso (BioEngenharia) pretende englobar as diferentes aplicações de Engenharia incluídas nesta formação, conhecidas internacionalmente por Engª Biológica e Engª Biomédica, que correspondem a mercados de trabalho em parte diferenciados, mas com formação inicial de base comum.
Visa preparar recursos humanos com capacidade para abordarem de uma forma multidisciplinar problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da engenharia de processos e da engenharia molecular.
O curso oferece três Ramos ou Especializações (Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Biotecnologia Molecular), após um Tronco Comum de 2 anos. Os dois primeiros Ramos estão centrados na Faculdade de Engenharia, enquanto o terceiro Ramo está centrado no ICBAS.

Saídas Profissionais:
Ramo Engenharia Biomédica - instrumentação biomédica, processamento e análise de sinais e imagens biomédicas, dispositivos médicos (próteses externas e internas), engenharia de tecidos (nomeadamente para medicina regenerativa) telemedicina, bioinformática, robótica médica (cirurgia minimamente invasiva), e biónica.
Ramo Engenharia Biológica - indústrias de processos químico-biológicos (farmacêutica, alimentar, cosméticos, aromas) e de valorização de materiais naturais (madeira, couro, materiais e produtos de origem marinha), ambiente e saúde ambiental (tratamento de resíduos contaminados, qualidade ambiental em unidades hospitalares e empresas da área da saúde).
Ramo Biotecnologia Molecular- sectores onde é prioritário a conceção e desenvolvimento de novos produtos com base em biologia molecular, particularmente fármacos e sistemas de diagnóstico.

Ligação ao tecido económico-social:
Para além de estar prevista, desde o 1º ano do curso, a oferta de palestras informais proferidas por convidados do tecido empresarial e de unidades de saúde, o Plano de Curso contempla um estágio curto de ambientação profissional no 3º ano e um Estágio semestral no final do 5º ano.

 


Informações

Disciplinas Específicas 2012/2013:

  • 02 Biologia e Geologia
  • 19 Matemática A

ou

  • 07 Física e Quimica
  • 19 Matemática A

Numerus Clausus: 60

Contactos para informações:
O secretariado funciona no DEQ, na sala E012 (9-12:30/14:00-17h).
Célia Cerqueira
E-mail: catc@fe.up.pt
Tel: 225574199 - ext: 3614

FAQ´s Bioengenharia

Orgãos de Gestão


Dados Gerais

Código Oficial: 9493
Codiretor: Francisco Malcata
Codiretor: Maria Da Conceição Rangel
Diretor Adjunto: José Machado Da Silva
Sigla: MIB
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado Integrado
Início: 2006/2007
Duração: 5 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biológica (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biomédica (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Bioengenharia - Biotecnologia Molecular (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - perfil de Bioengenharia (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2017-05-28 às 07:35:29