Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Paulo Jesus: Exposição Retrospectiva
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > PDEA
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente


O Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente centra-se numa abordagem multidisciplinar, avançada e compreensiva, do diagnóstico, prevenção e resolução de problemas ambientais de qualquer índole. Os estudantes desenvolverão a sua tese de investigação em qualquer dos Departamentos da FEUP desde o primeiro ano, com a supervisão dum orientador. A investigação terá por alvo preferencial a compreensão fundamental dos processos básicos, físicos, químicos ou biológicos que sustentam as ciências e as tecnologias envolvidas na Engenharia do Ambiente.

Algumas áreas de incidência, numa listagem numa listagem não exaustiva, incluem a compreensão fenomenológica de qualquer tipo de processos físicos, químicos ou biológicos que condicionam a qualidade de qualquer compartimento ambiental (águas superficiais ou subterrâneas, atmosfera, subsolo e biota) ou respetivo sub-compartimento, bem como a introdução de novas práticas industriais (engenharia verde, nanotecnologia ambiental, ecologia industrial) ou ainda os problemas ligados ao saneamento e abastecimento de água, para além do estudo das relações entre saúde pública, engenharia e sustentabilidade.

Destinatários

  • Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Engenharia do Ambiente ou área afim;
  • Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica.
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica.

Critérios de Seriação

  1. Na 1.ª fase serão seriados apenas os candidatos com nota de candidatura superior a 14 valores (escala numérica 0-20)* e que apresentem documentação que prove que concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso. Os candidatos admitidos a concurso que não cumpram as condições para serem seriados na 1.ª fase, bem como os suplentes que não venham a ser chamados, transitam automaticamente para a 2.ª fase.
  2. Nas fases seguintes serão aceites para seriação candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o curso até ao final do prazo de candidatura*. Caso ainda não disponham da certidão de conclusão de curso, será aceite declaração de compromisso de honra em como concluíram as habilitações necessárias para efeitos do concurso. A inscrição será condicionada à apresentação da respetiva certidão.

Propinas: 3000¤

Contactos

email:catc@fe.up.pt

Informações


Dados Gerais

Código Oficial: 5133
Diretor: Fernando Veloso Gomes
Sigla: PDEA
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2008/2009
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Doutoramento em Engenharia do Ambiente (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo