Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MPPU > Informação para Candidatos
'Tiras de Liberdade - Resistência, Humor e Arte na AEFEUP pela Obra Gráfica de Manuel Sousa

Cursos

Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano

Dados Gerais

Código Oficial: M520
Sigla: MPPU
Descrição:

1) O Programa do Curso de Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano (MPPU) integra uma parte escolar – curso de Mestrado – com 60 ECTS e a elaboração de uma tese de mestrado com 60 ECTS. A parte escolar compreende sete unidades curriculares obrigatórias (cinco unidades no 1º semestre – “Sistema de Planeamento e Gestão Territorial”, “Políticas Urbanas e Metropolitanas”, “Planeamento dos Transportes e Mobilidade”, “Formas e Estruturas Urbanas” e “Planeamento da Qualidade do Ambiente Urbano”; duas unidades no 2º semestre - “Estúdio de Projecto Urbano” e “Seminário em Planeamento”) e duas unidades de opção condicionada (no 2º semestre). As unidades optativas têm de ser escolhidas entre as indicadas explicitamente no Plano de Estudos como "Optativas". A escolha tem de ter o acordo da Comissão Científica do programa.

2) Segundo a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF), a área do MPPU é: "Engenharia e técnicas afins".

Diplomas

  • Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Formas e Estruturas Urbanas

MPPU004 - ECTS
Dotar os alunos de um conhecimento da morfologia, do tecido e da estrutura urbanas bem como analisar as qualidades do desenho, do projeto e da composição urbana nas suas várias dimensões, visando a qualificação da rede de espaços públicos à luz dos principais temas do debate internacional, tais como, cidade amiga do idoso, acessibilidade plena, desenho urbano inclusivo, cidade inteligente. O contexto destes temas é a cidade contemporânea consolidada, na perspetiva da competitividade e da sustentabilidade.

Em particular, pretende-se analisar a importância relativa de programas, de projectos urbanísticos e/ou de propostas de desenho urbano na resolução das problemáticas presentes em unidades morfológicas urbanas que tradicionalmente ou presentemente constituem importantes locais de interação de cidadania em espaço outdoor.

A análise envolve o diagnóstico dos principais problemas urbanos existentes nos referidos espaços outdoor, e a avaliação dos efeitos da aplicação de programas específicos e de diferentes projectos de intervenção urbana na resolução desses problemas.

Planeamento da Qualidade do Ambiente Urbano

MPPU005 - ECTS JUSTIFICAÇÃO:
A prática do planeamento necessita de uma sólida formação nos domínios da qualidade ambiental, quer na vertente urbanística, quer na vertente biogeofísica.

OBJETIVOS:
Formar, sensibilizar e capacitar para a observação, o planeamento e a gestão da qualificação dos espaços urbanos. Promover a compreensão da natureza dos principais fenómenos biogeofísicos em meio urbano numa perspetiva da preservação do equilíbrio ecológico das cidades e áreas metropolitanas.

Planeamento de Transportes e Mobilidade

MPPU003 - ECTS
Os transportes são uma área do conhecimento com especificidades próprias e as decisões têm de se basear em abordagens abrangentes. As soluções para a mobilidade das pessoas e as operações de logística condicionam o equilíbrio ambiental, a ocupação do território, a coesão social e o desenvolvimento económico das comunidades.

A disciplina providencia conhecimento fundamental dos conceitos relevantes na engenharia, economia, planeamento e políticas de transportes usando casos do dia-a-dia como modelo exploratório, e enquadrando as discussões sobre  futuro na possibilidade de aplicar os conceitos na mitigação dos problemas.

Os estudantes têm de apreender os conceitos e as problemáticas importantes nos sistemas de transportes. 

Políticas Urbanas e Metropolitanas

MPPU002 - ECTS

JUSTIFICAÇÃO:
O planeamento urbano e metropolitano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão.
Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.

OBJECTIVOS:
Proporcionar formação no domínio do planeamento, das políticas urbanas e da reabilitação urbana.
Promover a compreensão da natureza dos principais problemas e desafios urbanos.
Apresentar metodologias e instrumentos de política urbana.

Sistema de Planeamento e Gestão Territorial

MPPU001 - ECTS O planeamento como prática contextualizada de transformação do território é o foco desta unidade curricular. Pretende-se: dotar os estudantes de um conhecimento aprofundado do sistema português de planeamento e gestão do território, do ponto de vista da sua concepção e da sua operacionalização, e do seu enquadramento no contexto europeu; desenvolver capacidades de análise crítica das condições de execução dos planos e da necessária articulação entre escalas de planeamento e entre perspectivas e políticas sectoriais e perspectivas e políticas territoriais; desenvolver capacidades de intervenção no domínio da gestão territorial.

Estúdio de Projeto Urbano

MPPU006 - ECTS Os objectivos desta Unidade Curricular prendem-se com a necessidade de dotar os estudantes do Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano de conhecimentos avançados sobre as qualidades urbanística e biogeofísica das cidades e áreas metropolitanas, e compreender o papel específico do planeamento na sua valorização ambiental e equilíbrio ecossistémico. Serão desenvolvidas as capacidades de observação, e interpretação dos fenómenos urbanos, bem como de diagnóstico e prescrição das patologias e conflitos ambientais nos espaços urbano e metropolitano. Serão ainda desenvolvidas as competências necessárias à utilização dos instrumentos de planeamento enquanto veículos privilegiados das políticas ambientais.

Gestão da Mobilidade Urbana

MPPU011 - ECTS

Esta unidade curricular, inserida no Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano, visa complementar as competências desenvolvidas neste curso com uma abordagem focada na Gestão da Mobilidade em contexto Urbano. Os desafios colocados hoje em dia à mobilidade são imensos, desde o aumento do volume de tráfego e consequente aumento do congestionamento, o aumento das distancias de viagens, a relação da mobilidade com o desenvolvimento económico, o papel da mobilidade na qualidade de vidas das pessoas e na competitividade das empresas, entre outros. Importa assim adquirir competências específicas de gestão da mobilidade em complementaridade com competências de Planeamento Territorial e de Planeamento de Transportes. O campo da Gestão da Mobilidade tem tido como desafio principal o aumento da sustentabilidade dos padrões de mobilidade atuais, explorando soluções para todos os modos de transporte que quebrem a dependência do uso automóvel e soluções de integração de políticas de transporte e uso do solo para a concretização destes objetivos. Esta unidade curricular reúne competências de outras unidades curriculares do programa do Mestrado e fornece uma visão integrada sobre a gestão da mobilidade em meio urbano. Com esta Unidade Curricular visa-se criar competências técnicas na área da gestão da mobilidade (desenvolvidas nos ‘Resultados da aprendizagem’) bem como um sentido crítico e inovador dos problemas e soluções da mobilidade em meio urbano.

Assim seguem de forma sumária os seguintes objetivos estratégicos desta unidade curricular:

  1. Desenvolver as competências essenciais ao exercício da atividade profissional enquanto técnico de planeamento ou investigador no domínio da mobilidade sustentável, bem como a capacidade de aprendizagem autónoma e sentido crítico;
  2. Consciencializar os estudantes para os problemas de mobilidade urbana atuais, para a necessidade de tornar a mobilidade mais sustentável e para o papel da gestão da mobilidade neste contexto;
  3. Contribuir para a emergência de uma nova cultura de mobilidade, e um planeamento da mobilidade mais focado nas preocupações de qualidade de vida e assente em princípios de sustentabilidade ambiental.

Com estes objetivos estratégicos em mente a unidade curricular pretende ainda:

  1. Gerar sentido crítico sobre as práticas de planeamento territorial e de transportes e sobre as respetivas implicações para a sustentabilidade dos padrões de mobilidade que geram, em particular sobre a dependência automóvel;
  2. Explorar as relações de causa-efeito envolvidas na formação de padrões de mobilidade gerando consciência sobre os fatores com maior e menor potencial para virem a gerar padrões de mobilidade mais sustentáveis, com um enfoque sobre os fatores da estrutura urbana (do uso do solo e dos transportes) mais diretamente influenciados pelo planeamento territorial e dos transportes;
  3. Explorar o conceito de acessibilidade e a sua importância na gestão da mobilidade atual face às implicações que esta tem na qualidade de vida das pessoas, gerando consciência para a necessidade de planearmos para a acessibilidade em substituição do paradigma de planeamento para a mobilidade;
  4. Explorar criticamente os principais indicadores de mobilidade e de acessibilidade e a sua utilidade em diferentes contextos;
  5. Explorar criticamente um leque alargado de medidas de gestão da mobilidade, identificando as principais fontes de informação para que possam ser utilizadas, de forma autónoma, durante a atividade profissional;
  6. Dar a conhecer as boas práticas de construção de pacotes de medidas de gestão da mobilidade e de planos de mobilidade;
  7. Envolver os estudantes em projetos de natureza profissional, ou de investigação, com o recurso a casos reais e o envolvimento de entidades externas, oferecendo ampla oportunidade de aplicação dos diversos conhecimentos adquiridos ao longos do semestre (experiência quase-profissional).

Gestão dos Espaços Urbanos

MPPU008 - ECTS
Dotar os alunos de um conhecimento aprofundado nos processos de produção do espaço urbano, recorrendo a uma metodologia que orienta o estudo em fases:
(i) a percepção dos espaços urbano,
(ii) revisão da história recente do urbanismo e das principais utopias do passado,
(iii) a interpretação de modos e tendências do processo de produção urbana nas suas várias dimensões, e debate sobre os espaços urbanos de qualidade considerando alguns debates do planeamento urbano.

Modelos de Localização e Mercado Imobiliário

MPPU009 - ECTS

Seminário em Planeamento

MPPU007 - ECTS

A disciplina de Seminário dedica-se à exploração metódica de problemas e desafios territoriais, e à utilização de instrumentos diversos de análise e de diagnóstico, tendo como base temas correntes e áreas de estudo concretas. As aulas são, por isso, um espaço claramente orientado para a apresentação de conteúdos temáticos específicos com uma contextualização espacial forte.

Procede-se à realização de trabalhos em se procura potenciar algumas competências específicas, baseadas na capacidade para: i)- selecionar e analisar literatura relevante sobre um tema ou problema analítico, ii)- escolher e utilizar metodologias e instrumentos de análise, iii)- organizar e planear a resolução do problema analítico em causa, iv)- recolher e tratar informação de base real.

Procura-se, ainda, mobilizar os alunos para a resolução de problemas em grupo, e para a eficiência na gestão do tempo, na negociação entre os membros do grupo e na comunicação ativa. O objetivo é, também, aproximar as condições de realização destes trabalhos da prática profissional real.

SIG em Planeamento Ambiental

MPPU010 - ECTS Pretende-se que os estudantes compreendam as particularidades da estrutura de um SIG e que fiquem habilitados a conceber modelos espaciais.
Espera-se que adquiram competências na identificação de problemas ambientais, da sua relação com a ocupação do território e com a forma urbana e do tipo de “soluções” disponíveis para a sua mitigação.
Constitui, ainda, objectivo desta Unidade Curricular o desenvolvimento de competências técnicas no domínio da sustentabilidade que venham a ser incorporadas na sua actividade profissional e que estejam habilitados a proceder à avaliação da sustentabilidade de planos, nomeadamente, planos de pormenor e operações de loteamento urbano.

Dissertação

MPPU013 - ECTS Para o desenvolvimento da dissertação o mestrando deve começar por definir em pleno acordo com o seu orientador, o tema de sua dissertação dentro da área científica dos estudos e seguindo os dispositivos regulamentares e condições estratégicas do Curso. Salienta-se que, nesse processo, o orientador é um guia, seja o tema oferecido pelo Orientador ou sugerido pelo Estudante.  

Sobre o trabalho de pesquisa do Estudante espera-se que cubra temas relevantes pela sua atualidade e oportunidade científica. assim, espera-se do Estudante o necessário empenho na abordagem do seu objeto de estudo, tanto mais original quanto possível.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-04-25 às 13:49:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias