Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação de utilizadores da Biblioteca
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado Integrado > MIEQ > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado Integrado em Engenharia Química

Dados Gerais

Código Oficial: 9461
Sigla: MIEQ
Descrição:

Since 2006/2007 Feup offers an Integrated Masters in Chemical Engineering, included in the reform of the Portuguese higher education (The Bologna Process). It is an academic degree which endows students with professional skills in the area of chemical engineering. This master's has been reformulated and now it gives students the opportunity to learn new methodologies of work, which are in consonance with the evolution of teaching in the best European institutions. This academic degree acquaints students with underlying knowledge on Mathematics, Chemistry, Physics, Biology and Chemical Engineering Science. This master's is based not only on the practice of engineering but also on designing. Besides, students have the chance to deepen their knowledge in the following areas: - Processes and Products - Energy and Environment - Biotechnology

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Química - Processos e Produto (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Química - Energia e Ambiente (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Engenharia Química - Biotecnologia (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - perfil de Engenharia Química (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2012 2013 2014 2015 2016
158,3 154,5 154,8 161,5 162,3

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 67
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Mudança Par Instituição/Curso - restantes anos curriculares Mudança Par Instituição/Curso - restantes anos curriculares 7 2017-03-24 a 2017-04-24

Unidades Curriculares

Álgebra

EQ0058 - ECTS

Aquisição de conhecimentos fundamentais de Álgebra (vectores, espaços lineares, matrizes, determinantes, sistemas de equações lineares) conforme detalhado no programa da disciplina.

Análise Matemática I

EQ0059 - ECTS

Enquadramento - Pretende-se completar a formação que os alunos obtiveram no Ensino Secundário sobre funções definidas em IR, para seguidamente desenvolver o problema da primitivação e integração de funções, e finalmente estudar a sua representação por meio de séries de potências.

Objectivos

- Compreender, manipular e aplicar os conceitos de integração de funções reais de variável real e de série.

- Fornecer um conjunto base de conhecimentos matemáticos fundamentais ao bom funcionamento de outras unidades curriculares do mestrado integrado.

- Desenvolver o raciocínio científico-matemático e a capacidade de aplicação dos conceitos matemáticos adquiridos.

Elementos de Engenharia Química I

EQ0060 - ECTS

1. CONTEXTO: A Engenharia Química é o projeto, construção e operação de Processos Químicos. Um Processo Químico é um conjunto de transformações físicas e/ou químicas que ocorrem em Unidades Processuais numa sequência bem definida. O desenvolvimento de um processo químico concretiza-se em duas fases: Síntese (que define o diagrama processual) e Análise (a avaliação quantitativa do processo). Balanço Material e Balanço de Energia são as primeiras etapas da fase de Análise de processos químicos. 2. OBJETIVOS: - Compreender as operações processuais e as operações unitárias que integram um processo químico; - Compreender o funcionamento das principais unidades processuais; - Conhecer as etapas que constituem as fases de Síntese e de Análise de processos químicos; - Saber fazer a contabilização de variáveis e equações do problema de balanço material a unidades processuais e a sistemas de unidades processuais; - Resolver problemas de balanço material a processos químicos (compostos por um conjunto de unidades processuais e envolvendo reação química, separações, reciclagem e purga); - Saber resolver problemas de balanço de energia. 3. COMPONENTES CIENTÍFICA/TECNOLÓGICA: Componente científica (que fundamenta e desenvolve bases científicas): 25%; Componente tecnológica (aplicada ao projeto e operação de processos): 75%.

Fundamentos de Química I

EQ0061 - ECTS

A presente disciplina lida com os princípios fundamentais da química e mostra a sua utilidade em vários aspectos da nossa vida diária, desde as pequenas minudências da nossa actividade doméstica à enorme complexidade das grandes unidades industriais. Na primeira parte, fornece-se uma visão macroscópica, essencialmente fenomenológica da química. Na parte seguinte, lida-se com a estrutura electrónica e com a ligação química. Gradualmente, são fornecidos os conceitos relativos às interacções intermoleculares e à maneira como estas influenciam grau de organização da matéria. O valor dos recursos bibliográficos, da pesquisa funcional e da correcta citação das fontes é introduzido aos alunos. A importância do trabalho de laboratório será ilustrada pela realização de um conjunto de experiências. Os conceitos abordados são ilustrados regularmente por exemplos retirados da prática industrial, no que respeita aos diversos aspectos que incluem o impacto ambiental dos processos químicos, a produção e armazenamento de energia (pilhas e células de combustível), as tecnologias emergentes (foto-voltaica e solar), os novos materiais (biomateriais) e as nanotecnologias.

Projeto FEUP

FEUP002 - ECTS
  • Receber e integrar no ambiente FEUP os alunos recém chegados
  • Dar a conhecer os principais serviços disponíveis no campus
  • Dar formação inicial nas áreas conhecidas como “Soft Skills” (trabalho em equipa, comunicação, etc.) e alertar para a sua importância ao longo da carreira em engenharia
  • Discutir cientificamente um Tema / resolver um Projeto de dificuldade limitada nas áreas de engenharia.

Química Orgânica I

EQ0062 - ECTS


Os objectivos gerais da disciplina visam a aquisição de conhecimentos técnicos de ciências fundamentais e capacidades de compreensão não necessariamente exclusivos a conhecimentos nucleares de engenharia, capazes de constituir a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em contextos variados.

São, ainda, objectivos gerais da disciplina desenvolver hábitos de raciocínio científico e estimular o espírito crítico dos alunos.

Análise Matemática II

EQ0063 - ECTS

1. CONTEXTO: A Geometria Analítica e a extensão do Cálculo para funções de várias variáveis (introduzindo os conceitos de derivadas parciais e integrais múltiplos) são ferramentas importantes em cálculos de engenharia. Tópicos de Análise Vetorial inclui teoremas importantes (de Green, da divergência e de Stokes) que são uma base indispensável para a compreensão de importantes princípios de engenharia

2. OBJETIVOS: - Compreensão de diferentes sistemas de coordenadas; - I;entificação, e representação, de curvas e superfícies no espaço 3D; - Saber calcular as derivadas parciais de funções de várias variáveis, assim como as suas aplicações práticas importantes (cálculo de máximos e minimos); - Saber efectuar o cálculo de integrais múltiplos, e suas importantes aplicações (em particular, o cálculo de áreas e volumes); - Saber calcular integrais de linha e integrais de superfície, assim como compreender as suas aplicações práticas;

3. DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL: Componente científica 80%; Componente tecnológica 20%.

Física I

EQ0064 - ECTS

O objetivo da unidade curricular Física 1 é o de que os estudantes adquiram conhecimentos técnicos baseados nos princípios físicos fundamentais necessários à análise de problemas mecânicos, usando a simplificação e a lógica e a utilização de ferramentas matemáticas adequadas (trigonometria, álgebra vetorial e cálculo diferencial e integral) como forma de enfrentar a análise de problemas do mundo real da Física e da Engenharia. Pretende-se assim que os estudantes desenvolvam aptidões pessoais e atitudes profissionais que lhes permitam abordar problemas de Mecânica Clássica, quer do ponto de vista teórico, quer experimental.

Fundamentos de Química II

EQ0066 - ECTS

Esta unidade curricular complementa a EQ0061 – Fundamentos de Química I, e destina-se a cobrir os princípios básicos, tópicos atuais e aplicações contemporâneas da química.

Programação e Métodos Numéricos

EQ0065 - ECTS

A Unidade Curricular de Programação e Métodos Numéricos tem dois objetivos principais:

I. Introdução à Programação de Computadores

Proporcionar uma perspectiva da importância da utilização de sistemas digitais na resolução de problemas de Engenharia Química, em particular no desenvolvimento de conceitos e métodos para programação de computadores usando Visual Basic for Applications (VBA).

II. Introdução aos Métodos Numéricos

Adquirir os fundamentos de métodos numéricos relevantes em Engenharia Química, nomeadamente na aplicação de diferentes métodos numéricos na solução de problemas, usando folhas de cálculo e programação em VBA.

Química Orgânica II

EQ0067 - ECTS

 Os objetivos gerais da unidade curricular visam a aquisição de conhecimentos técnicos de ciências fundamentais e capacidades de compreensão, não necessariamente exclusivos a conhecimentos nucleares de engenharia, capazes de constituir a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em contextos variados. São, ainda, objetivos gerais da unidade curricular desenvolver hábitos de raciocínio científico e estimular o espírito crítico dos estudantes.

Análise Matemática III

EQ0068 - ECTS

Enquadramento:

A modelação teórica de fenómenos físico-químicos é uma componente importante da Engenharia Química, que assenta na construção e resolução de modelos matemáticos baseados em equações diferenciais.

Objetivos específicos:

- Aquisição de conhecimentos fundamentais na área da matemática, mais concrectamente na resolução analítica e numérica de equações diferenciais.

- Desenvolvimento de capacidades nas áreas de formulação, identificação e modelação de problemas de engenharia.

- Estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo na resolução de problemas de engenharia.

Conhecimentos prévios:

Noções básicas de análise matemática e álgebra: integração e diferenciação, números complexos, álgebra matricial, valores e vetores próprios.

Noções básicas de programação: estruturas de programação, indexação de variáveis. Distribuição percentual

Componente científica: 90 %

Componente tecnológica: 10 %

 

Ciências Biológicas

EQ0069 - ECTS

A unidade curricular compreende uma componente teórica-prática e uma componente laboratorial. Os objectivos de cada uma das componentes são indicados de seguida: Componente teórico-prática: A componente teórico-prática da unidade curricular pretende dar competências básicas em microbiologia, genética, biologia e fisiologia celular tomando como exemplo diversas aplicações biotecnológicas. Com a frequência nesta unidade os estudantes devem compreender a utilização de sistemas biológicos na obtenção de produtos que não são possíveis de obter por via química ou como complemento a processos químicos já estabelecidos. Componente laboratorial: Proporcionar um contacto com as técnicas básicas de microbiologia de modo a potenciar o uso de sistemas biológicos para fazer ou modificar produtos e processos. Dotar os alunos da capacidade de manipularem microrganismos, fazerem a sua caracterização, realizarem crescimentos e utilizarem os microrganismos em aplicações biotecnológicas.

Mecânica de Fluidos

EQ0070 - ECTS

O objectivo principal é transmitir aos alunos os fundamentos e relações básicas indispensáveis à compreensão e análise do escoamento de fluidos . Estes fundamentos são aplicados ao estudo de escoamentos de fluidos em tubagens e de fluidos em torno de objectos.

Métodos Instrumentais de Análise

EQ0129 - ECTS

 

Os objetivos gerais são:

  • Proporcionar um conhecimento adequado dos princípios, instrumentação e aplicações das técnicas analíticas mais frequentes, incluindo a espectroscopia de absorção atómica e molecular, os métodos eletroquímicos e separativos (cromatográficos e eletroforéticos);
  • Proporcionar um conhecimento adequado dos principais processos de extração e manuseamento de amostras sólidas, líquidas e gasosas e das suas implicações ao nível da incerteza da medição analítica;
  • Proporcionar as capacidades necessárias que permitam ao aluno selecionar uma determinada técnica analítica para resolver um problema, determinar eventuais restrições, selecionar o método analítico mais adequado, identificar alternativas, comparar as vantagens e desvantagens de cada um e exibir capacidade crítica de interpretação de resultados analíticos;
  • Desenvolver as capacidades de comunicação, em particular, de resultados técnicos e as capacidades de cooperação em grupo;
  • Estimular o uso de bases da teoria científica para resolver problemas do mundo real e desenvolver capacidades de pensamento crítico.

Termodinâmica

EQ0072 - ECTS

Os estudantes devem adquirir conhecimentos que lhes permitam a determinação de propriedades volumétricas e termodinâmicas de componentes puros, essencial em projeto de engenharia, e o cálculo do calor e trabalho envolvido em diferentes processos, incluindo os de refrigeração, liquefação, turbinas e compressores, assim como competências para avaliar as quantidades de energia envolvidas em diferentes etapas de processos industriais.

Elementos de Engenharia Química II

EQ0073 - ECTS

Introdução: Elementos de Engenharia Química II contribui para um sólido conhecimento de diversas metodologias de cálculo de propriedades físicas e termodinâmicas e equilíbrios de fases (com e sem reação química) para misturas com interesse industrial.

Objetivos: Adquirir conhecimentos de modelos para propriedades termofísicas de componentes puros e misturas, essenciais em projeto de engenharia, e metodologias de cálculo em processos de separação e reação.

Distribuição percentual: componente científica - 60% componente tecnológica - 40%.

 

Fenómenos de Transferência I

EQ0074 - ECTS

Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos básicos sobre Fenómenos de Transferência de Calor e que, dentro do tema , desenvolvam um pensamento estruturado na formulação e resolução de problemas, tal como o establecimento de balanços de energia térmica em elementos infinitesimais e definição das respectivas condições-fronteira. É conferida particular importância ao desenvolvimento de pensamento crítico na análise das questões que lhes são colocadas ao longo do semestre, nomeadamente na identificação dos fenómenos que, em cada situação específica, determinam a velocidade de transferência de calor.

Física II

EQ0075 - ECTS

São objectivos desta unidade curricular que os estudantes:

- adquiram conhecimentos fundamentais de Electromagnetismo, Circuitos Eléctricos e de Óptica Geométrica;

- desenvolvam o raciocínio na resolução autónoma e crítica de problemas;

- adquiram uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional, a estimativas das ordem de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite.

- adquiram uma disciplina de trabalho continuado;

- tenham uma atitude respeitadora de valores éticos, tais como o respeito mútuo e a honestidade.

Laboratórios de Química-Física

EQ0132 - ECTS

A unidade curricular de Laboratórios de Química-Física está dividida em dois módulos distintos: - Laboratórios de Química-Física (M1) - Noções de Desenho e Introdução à Construção (M2) M1 - MÓDULO de LABORATÓRIOS DE QUÍMICA-FÍSICA No módulo de Laboratórios de Química-Física (M1) serão abordados os aspetos práticos da Química-Física. A Química-Física é uma disciplina que trata os conceitos físicos subjacentes às propriedades dos compostos químicos. O objetivo do módulo M1 é colocar os conceitos teóricos num contexto experimental. Objetivos específicos: 1) pôr os estudantes em contacto com métodos experimentais rigorosos que ilustrem os conceitos da Química-Física; 2) desenvolver perícia experimental, observar experiências, registar as observações e analisar de forma crítica os resultados obtidos. M2 - MÓDULO de NOÇÕES DE DESENHO E INTRODUÇÃO À CONSTRUÇÃO Objectivos específicos: Introdução do conceito de Normalização em geral e sua importância na Engenharia. Aquisição de conhecimentos básicos sobre representação de objectos, em termos da sua geometria e dimensões nominais. Desenvolvimento das capacidades de visualização espacial e de comunicação técnica. Introdução ao conceito de Especificação Geométrica de Produtos (GPS). Transmissão de conceitos básicos sobre sistemas e componentes mecânicos normalizados de utilização geral. Introdução ao desenho esquemático. 

Matemática Aplicada à Engenharia Química

EQ0076 - ECTS

Enquadramento:
A utilização de ferramentas de análise estatística constitui uma inegável vantagem para melhoria de processos e da qualidade de produtos.

Objectivos específicos:
- Aquisição de conhecimentos fundamentais na área da estatística em particular em estatística descritiva e inferencial potenciando o desenvolvimento da literacia e do racíocinio em estatística
- Identificação e formulação de problemas de análise estatística, sua resolução analítica e computacional (recorrendo à utilização da aplicação R®) fomentando o pensamento crítico.

Ciência e Engenharia dos Materiais

EQ0078 - ECTS
Identificar os componentes envolvidos na concepção, fabrico e aplicação de materiais.
Estabelecer uma ligação directa e racional entre a compreensão microscópica e as propriedades macroscópicas dos materiais.
Entender o que mantém um material agregado, como é que se organiza em estruturas simples ou muito complexos, e como se pode caracterizar e descrever essas estruturas.
Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre os materiais comuns (metais, cerâmicos, polímeros e compósitos), sua manufacturação e aplicação em engenharia. Relação entre a estrutura e as propriedades físico-químicas dos materiais.
Correlacionar o conhecimento adquirido sobre os materiais  e utilizando os seus índices de desempenho seleccionar o mais adequado para uma determinada aplicação em engenharia, tendo sempre em vista os aspectos de índole económica e ambiental.

Engenharia das Reações I

EQ0079 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos relativos aos fundamentos da Cinética das Reacções, da Catálise e dos Reactores Químicos.

Fenómenos de Transferência II

EQ0080 - ECTS

Disciplina semestral em que são abordados os Fenómenos de Transferência de Massa. Os objectivos a atingir pelos alunos são: a compreensão física e matemática dos mecanismos de transferência de massa (difusão e convecção) , adquirir conhecimentos sólidos sobre transporte de um componente entre fases em contacto, conceito de resistência pelicular à transferência de massa e resistência global, estabelecimento de balanços macroscópicos e microscópicos de massa, em diversas geometrias, quer em regime permanente, quer em regime transiente, aplicação dos conceitos adquiridos a alguns equipamentos simples, o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas.

Práticas de Engenharia Química I

EQ0133 - ECTS

Os estudantes vão: (i) colocar em prática conhecimentos já adquiridos em UCs anteriores e (ii) adquirir conhecimentos básicos de mecânica estrutural.
Esta UC engloba duas componentes distintas:

Engenharia Química “EQ” (3 h/semana) e “Mecânica” (2 h/semana).

(A) Componente "EQ". Constituída por aulas ‘tradicionais’ de Laboratório (LabEQ) que alternam (semana a semana) com ‘Oficinas temáticas’, sobretudo em temas de Fluidos e Calor. 

(B) Componente "Mecânica". Introdução de conceitos básicos de Mecânica dos Sólidos e Resistência de Materiais e contacto laboratorial com ensaios para determinação de tensões e comportamento mecânico de materiais. Em suma, abordagem introdutória aos conceitos de resistência e comportamento de estruturas e/ou componentes mecânicos.

Processos Separação I

EQ0082 - ECTS

Um dos principais objetivos desta unidade curricular é ilustrar a importância das operações de separação / purificação na viabilidade técnica e económica dos processos industriais, fornecendo aos estudantes os conhecimentos necessários para a seleção, análise e projeto de alguns dos processos de separação mais comuns da indústria química e afins, nomeadamente: extração com solventes, destilação, evaporação e secagem.

Engenharia das Reações II

EQ0083 - ECTS

Fornecer métodos de escolha, análise, projeto e operação de reatores químicos reais com destaque para caraterização da hidrodinâmica e micromistura (teoria da distribuição de tempos de residência), balanços energéticos e reações complexas.

Operações de Transferência

EQ0084 - ECTS

Aquisição de conhecimentos associados ao escoamento de fluidos incompressíveis em tubagens ramificadas, fluidos compressíveis, fluidos não-Newtonianos, mistura de fluidos e escoamentos gás-líquido. Aquisição de conhecimentos associados aos processos de separação sólido/sólido, sólido/líquido e gás/sólido com aplicação no projecto de diversos equipamentos. Identificação, formulação e definição de prioridades e compromissos através da execução de um pequeno projecto aberto sobre redes de escoamento de fluidos e necessidades energéticas associadas. A pesquisa bibliografica e electrónica são componentes essenciais neste projecto.

Práticas de Engenharia Química II

EQ0134 - ECTS

Nesta UC, os estudantes desenvovem trabalhos experimentais com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos noutras UCs do MIEQ e adquirem conhecimentos básicos de eletricidade. A UC engloba duas componentes distintas:


(A) Componente "EQ"

Prática laboratorial em Transferência de Massa e Processos de Separação e também Fluidos e Calor, com vista a consolidar conceitos teóricos lecionados em UCs anteriores do MIEQ, com particular incidência sobre F.T.I, F.T.II, M.Fluidos, Termodinâmica e P.Sep. I.



As aulas da componente de "Eletro"

(B) Componente "Eletro"

Familiarização com o multímetro para medir grandezas elétricas como, corrente, tensão, resistência elétrica. Montagem e análise de circuitos elétricos de corrente contínua e corrente alternada. Uso do osciloscópio para medir e observar sinais de tensão e corrente na carga e de descarga de um condensador e dos sinais de tensão e corrente no circuito RLC. 

 
A distribuição temporal entre a componente Engenharia Química (EQ) e a de Eletrotecnia (Eletro)  é de 75% para a componente de "EQ" e 25%  da componente  “Eletro”.

Engenharia Química “EQ” (75%) e “Eletro” (25%).

Processos Separação II

EQ0086 - ECTS

Estudo de processos adsorptivos e de membranas.

Química-Física das Superfícies

EQ0087 - ECTS

1. Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos avançados sobre Superfícies e Interfaces, assim como competências para a interpretação de fenómenos físico-químicos correntes e para a caracterização textural de materiais porosos.
2. Será feita uma abordagem holística e interdisciplinar dos problemas.
3. Pretende-se desenvolver o espírito crítico e criativo.

Dissertação

EQ0107 - ECTS

Integração de conhecimentos e competências para realização de um trabalho/projecto sobre um tema específico da área de conhecimento do curso, que culmina na apresentação e defesa de uma tese de investigação científica/desenvolvimento que poderá ser realizada em: 
(i) Ambiente empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação directa com uma empresa (no país ou no estrangeiro); 
(ii) Ambiente académico: realização de uma tese de investigação, seja ao abrigo de um programa de mobilidade (programa ERASMUS, MOBILE ou equivalente – ex. acordo UP/UMBC), seja em projecto de investigação interno num laboratório de I&D do DEQ.

Projeto de Engenharia

EQ0124 - ECTS

Objetivos de acordo com o CDIO: 1. Aquisição de conhecimentos técnicos 1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: conhecimento de técnicas para projecto de indústrias de processo químico. 2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais 2.1 Pensamento e resolução de problemas de engenharia: desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas de projeto para instalações industriais. 2.3 Conhecimentos avançados de engenharia: capacidade de projetar peças de equipamento. 2.4 Aptidões pessoais e atitudes: segurança na obtenção de soluções credíveis. 2.5 Aptidões profissionais e atitudes: projeto industrial, análise económica de projetos. 3. Aquisição de aptidões inter-pessoais, trabalho em equipa e comunicações 3.1 Trabalho em grupo: formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa. 3.2 Comunicações: capacidade de interação entre elementos do grupo e capacidade de apresentação e discussão de projetos. 3.3 Comunicações em línguas estrangeiras: inglês. 4. Conceção, projeto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social 4.1Contexto externo e social: noções de risco e de impacte ambiental. 4.2 Contexto empresarial e comercial: conhecimentos relacionados com a avaliação económica de projetos. 4.3 Concepção e engenharia de sistemas: heurísticas na síntese de projetos. 4.4 Projeto: Projeto de instalações industriais com base em diferentes fontes de informação.

Dissertação

EQ0107 - ECTS

Integração de conhecimentos e competências para realização de um trabalho/projecto sobre um tema específico da área de conhecimento do curso, que culmina na apresentação e defesa de uma tese de investigação científica/desenvolvimento que poderá ser realizada em: 
(i) Ambiente empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação directa com uma empresa (no país ou no estrangeiro); 
(ii) Ambiente académico: realização de uma tese de investigação, seja ao abrigo de um programa de mobilidade (programa ERASMUS, MOBILE ou equivalente – ex. acordo UP/UMBC), seja em projecto de investigação interno num laboratório de I&D do DEQ.

Elementos de Gestão Industrial


EQ0088 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e capacidade de compreensão dos problemas de gestão industrial, de uma forma crítica e integrada, que lhes permitam identificar e resolver problemas dentro de um quadro complexo e de incerteza.


Engenharia das Reações III


EQ0089 - ECTS

Fornecer a metodologia para análise da competição entre fenómenos de transporte e reacção química em reactores catalíticos heterogéneos com vista a projecto, simulação e optimização das condições de operação.


Engenharia do Produto


EQ0090 - ECTS

Responder às mudanças na empregabilidade na indústria química desenvolvendo a área de Engenharia de Produto.
Sistematizar o procedimento de fabrico de produtos em quatro etapas: Necessidades do Consumidor, Ideias, Selecção e Fabrico.


Engenharia Química e Sustentabilidade


EQ0091 - ECTS

Esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes competências em todos ao aspetos relacionados com a recuperação de energia; redução da poluição na fonte; tratamentos de fim de linha de efluentes e resíduos; metodologia de análise de ciclo de vida (ACV) e potenciais aplicações da mesma; e avaliação de sustentabilidade ambiental, económica e social e como esta pode ser quantificada com base no paradigma do ciclo de vida de produtos e/ou processos.

 


Práticas de Engenharia Química III


EQ0135 - ECTS

Os principais objectivos de PEQIII são: 1) Criar nos estudantes a sensibilidade (interiorização) experimental aos conceitos teóricos apresentados nas disciplinas de Engenharia das Reacções e Processos de Separação (processos de separação convencionais e não convencionais); 2) Desenvolver as capacidades de compreensão, concepção, execução e operação de sistemas no âmbito da Engenharia Química (integração de conceitos); 3) Desenvolver competências de trabalho em equipa, cooperação e disciplina; 4) Desenvolvimento da autoconfiança no projecto, construção e operação de sistemas reais, por oposição aos sistemas virtuais ou teóricos, já muito praticados pelos alunos. Finalmente, pretende-se através da realização de visitas de estudo, que os estudantes façam a ligação com a realidade tecnológica industrial.


Dinâmica e Controlo de Processos


EQ0093 - ECTS

A Unidade Curricular tem como objetivo fundamental a formação nas áreas de i) modelação/simulação de sistemas dinâmicos, e ii) análise, projeto e operação de sistemas de controlo de processos. Como complemento, pretende-se transmitir conhecimentos básicos de instrumentação para controlo de processos (sensores, controladores, elementos finais de controlo).


Estratégia e Otimização de Processos


EQ0094 - ECTS

 

    1. A utilização de ferramentas de simulação e optimização constitui hoje uma inegável vantagem para melhoria da condução e projecto de equipamentos e processos. A nível de conhecimentos técnicos avançados de engenharia, aprendizagem das técnicas computacionais e software de resolução de problemas de optimização. A nível de aptidões pessoais e profissionais, identificação e formulação de problemas de optimização de processos, sua modelação e solução, e ainda permanente utilização de pensamento crítico. A nível de trabalho de equipe, contacto com livro de texto e artigos em língua inglesa, e aprendizagem de formação de grupo de trabalho, divisão de tarefas e reconhecimento de liderança. A nível de concepção e implementação de sistemas, modelação dos sistemas processuais e verificação dos objectivos, incluíndo reconhecimento de óptimo operacional versus óptimo matemático.

 


Informática Industrial I


EQ0097 - ECTS

Proporcionar conhecimento teórico e prático sobre metodologias de modelização e simulação para o projecto e a operação de processos industriais. Em particular:

  • Consolidação de competências de programação em computadores.
  • Aplicação de metodologias de modelização e simulação de processos.
  • Formação em CFD - Computação de Fluidos Dinâmicos.

 


Introdução ao Projeto de Engenharia


EQ0095 - ECTS
  1. Introdução de linhas de orientação para desenvolvimento de projetos preliminares da indústria do processo químico;
  2. Definição dos conteúdos de um relatório de um projeto preliminar de uma instalação da indústria do processo químico;
  3. Introdução de técnicas de apoio ao projeto preliminar das operações unitárias que constituem as instalações industriais de processo químico;
  4. Dar conhecimentos sobre a utilização de simuladores de processo no apoio do projeto preliminar de processos químicos.

Materiais Poliméricos I


EQ0099 - ECTS

A opção temática visa dar uma formação complementar em domínios de Química, Física, Engenharia Química e outras áreas técnico-profissionais de modo a preparar uma saída dos futuros engenheiros químicos para empresas que produzam, transformem e/ou comercializem polímeros e materiais contendo polímeros.


Práticas de Engenharia Química IV


EQ0137 - ECTS

- Consolidação de conhecimentos avançados de engenharia, nas áreas de separação de gases e líquidos, tratamentos de efluentes, dinâmica e controlo de processos e reações não catalíticas gás/sólido.

- Aquisição de conhecimentos na área de utilização de ferramentas informáticas avançadas de modelação de dinâmica de fluidos.


Refinação de Petróleos e Petroquímica


EQ0136 - ECTS

1.       Estabelecimento de uma aproximação à indústria, conhecendo a sua realidade orgânica, os seus equipamentos e o seu modo de operação;

2.       Conhecimento das diferentes etapas da transformação do Petróleo Bruto e familiarização com terminologia específica da indústria e do mercado dos petróleos;

3.       Desenvolvimento de modelos de simulação de processos da indústria da refinação.

 


Empreendedorismo e Inovação


EBE0197 - ECTS

Nesta UC pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.


Energia Térmica e Eficiência Energética


EQ0101 - ECTS

Obter noções gerais de térmica aplicada. Obter conhecimentos que permitam analisar processos de produção de energia térmica.


Energias Renováveis


EQ0138 - ECTS

A unidade curricular de Energias Renováveis I tem como objetivo a preparação dos alunos para selecionar, adquirir, operar e desenvolver tecnologias e soluções na área das Energias Renováveis.
Os assuntos estudados nesta UC são: a) energia e radiação solares; b) coletores solares térmicos; c) concentradores solares de potência; d) termólise solar; e) eletroquímica e foto-eletroquímica; f) células de combustível; g) células fotovoltaicas; h) baterias e i) eletrólise.


Energias Renováveis III


EQ0125 - ECTS

Obter conhecimentos que permitam analisar alguns processos de produção de energias renováveis. Avaliar a eficiência atual das principais tecnologias existentes e seu potencial desenvolvimento. Avaliar custos de investimento versus eficiência energética.


Engenharia Metabólica e Celular


EBE0198 - ECTS

Fornecer aos estudantes as competências necessárias à quantificação dos fluxos metabólicos através da utilização de metodologias baseadas em modelos cinéticos e estequiométricos. Conferir aos estudantes proficiência na utilização de ferramentas informáticas para análise e simulação destes processos.


Gestão e Controlo de Emissões Gasosas


EA0039 - ECTS

Objectivos Globais: adquirir e utilizar conhecimentos teóricos e práticos sobre contaminação atmosférica, gestão da qualidade do ar e gestão e controlo de emissões atmosféricas. Objectivos Específicos: adquirir conhecimentos técnicos avançados de engenharia relacionados com avaliação e gestão da qualidade do a e com gestão e controlo de emissões atmosféricas. Adquirir aptidões pessoais e profissionais para: i) identificar, formular e resolver problemas relacionados com o impacte da qualidade do ar na saúde humana e no ambiente; ii) identificar formular e resolver problemas de emissões de gases e partículas por processos industriais; iii) desenvolver a capacidade de iniciativa e o pensamento crítico; iv) tirar partido do conhecimento adquirido; v) estimular uma atitude responsável, perseverante e flexível; vi) criar a necessidade de actualizar o conhecimento. Adquirir aptidões inter-pessoais através do trabalho em equipa, o que envolve reconhecimento de liderança e divisão de tarefas para realização de trabalho comum. A nível de contexto externo e social: i) interiorizar o papel e responsabilidade do engenheiro nas questões ambientais, nomeadamente no que diz respeito à gestão da qualidade do ar e à engenharia de controlo de emissões; ii) adquirir capacidade para implementar sistemas na empresa e no contexto social, que permitam a protecção da saúde humana e do ambiente, num contexto de desenvolvimento sustentável.


Gestão Empresarial


EA0047 - ECTS

Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

1-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura essencial de algumas das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projetos de investimento.
1-b) Desenvolver projeções financeiras e analisar projetos de investimento simples com rigor.

2-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
2-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
2-c) Analisar a criação de valor em projetos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.

3-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objetivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
3-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
3-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
3-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.

4-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respetiva importância social e económica.
4-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os fatores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
4-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
4-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projetos de base tecnológica.

5-a) Recordar a lógica da importância das interações empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interações e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.

No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projeto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspetos de interação empresarial e social, em particular ao longo de perspetivas financeira, de operações, estratégica, e de inovação.


Informática Industrial II


EQ0123 - ECTS

Esta unidade curricular pretende consolidar e estender os conhecimentos dos estudantes nas áreas de programação e automação, focando as suas componentes principais: elementos de entrada de informação (sensores), processamento de informação (microcontroladores), estratégias de controlo (on/off, PID), bem assim como software de aquisição e controlo (Labview e SCADA).

Esta unidade curricular será suportada por uma forte componente laboratorial, permitindo aos estudantes o contato direto com os componentes e a implementação/teste de sistemas de automação.


Materiais Poliméricos II


EQ0122 - ECTS

A opção temática visa dar uma formação complementar em domínios de Química, Física, Engenharia Química e outras áreas técnico-profissionais de modo a preparar uma saída dos futuros engenheiros químicos para empresas que produzam, transformem e/ou comercializem polímeros. O aluno deverá adquirir conhecimentos avançados sobre a transformação dos principais polímeros sintéticos e artificiais. É dado um particular ênfase à avaliação dos contextos empresarial e social dos métodos de produção estudados. Os alunos desenvolverão finalmente as suas competências em pesquisa bibliográfica, em práticas laboratoriais de caracterização reológica de materiais, utilizando novas aplicações informáticas adaptadas à modelização das polimerizações e previsão de propriedades e à comunicação escrita e oral por via da apresentação de pequenas monografias.


Métodos de Decisão


EA0026 - ECTS

Métodos de Decisão serão apresentados com enquadramento na Investigação Operacional (IO) - como ciência aplicada para melhores decisões.

Objetivos principais: Motivação dos alunos para a relevância de Métodos de Decisão e de Métodos de Otimização na prática da engenharia, facilitação e prática de conhecimentos fundamentais nestas áreas.

Competências e Resultados de aprendizagem:
- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão e de otimização;
- construir modelos de problemas de decisão e de otimização;
- usar métodos quantitativos na obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- recorrer a folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- começar a usar a informação extraída dos modelos para induzir e motivar mudanças organizacionais.


Nano Materiais/Sistemas/Fabrico


EQ0119 - ECTS

Na UC são abordados:
i) os fundamentos das nanociências e da nanotecnologia; ii) as técnicas de preparação e caracterização de nanomateriais; iii) aplicabilidade dos nanomateriais.


Processos de Separação em Biotecnologia


EBE0133 - ECTS

Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos avançados de engenharia relativamente processos de purificação de produtos biológicos, aprovação e regulamentação desses produtos. Desenvolver capacidades de pensamento e de análise de diagramas de fabrico e de utilização de ferramentas bioinformáticas.


Sistemas de Gestão da Qualidade


EBE0084 - ECTS

Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.


Tecnologia Ambiental


EBE0134 - ECTS

Adquirir eficazmente conhecimentos avançados de engenharia relativamente à operação e concepção de processos e tecnologias de tratamento de efluentes gasosos e líquidos e de resíduos sólidos.
Desenvolver capacidades de pensamento e resolução de problemas relacionados com a concepção e operação de sistemas de controlo da poluição.


Tecnologia e Sistemas de Tratamento de Águas


EQ0127 - ECTS

1. Conhecimentos técnicos
Conhecimentos nucleares de ciências de Engenharia (transferência de massa, fenómenos de separação, reacção química, permuta iónica e adsorção) aplicados a processos de tratamento de águas.
Conhecimentos avançados de Engenharia: tecnologias de tratamento de águas.
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais
Pensamento e resolução de problemas de Engenharia: desenvolvimento de capacidades de integração de conhecimentos
3. Aquisição de aptidões inter-pessoais
Trabalho em grupo: Formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.
Comunicação escrita através da elaboração de relatórios técnicos
4. Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas
Contexto externo e social: Enquadramento legal; integração de conhecimentos na resolução de problemas concretos.
Concepção e engenharia de sistemas: Conceitos de integração de processos; reutilização da água.
Projecto: Dimensionamento de sistemas de tratamento de águas.


Elementos de Gestão Industrial


EQ0088 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e capacidade de compreensão dos problemas de gestão industrial, de uma forma crítica e integrada, que lhes permitam identificar e resolver problemas dentro de um quadro complexo e de incerteza.


Energia Térmica e Eficiência Energética


EQ0101 - ECTS

Obter noções gerais de térmica aplicada. Obter conhecimentos que permitam analisar processos de produção de energia térmica.


Energias Renováveis


EQ0138 - ECTS

A unidade curricular de Energias Renováveis I tem como objetivo a preparação dos alunos para selecionar, adquirir, operar e desenvolver tecnologias e soluções na área das Energias Renováveis.
Os assuntos estudados nesta UC são: a) energia e radiação solares; b) coletores solares térmicos; c) concentradores solares de potência; d) termólise solar; e) eletroquímica e foto-eletroquímica; f) células de combustível; g) células fotovoltaicas; h) baterias e i) eletrólise.


Gestão e Controlo de Emissões Gasosas


EA0039 - ECTS

Objectivos Globais: adquirir e utilizar conhecimentos teóricos e práticos sobre contaminação atmosférica, gestão da qualidade do ar e gestão e controlo de emissões atmosféricas. Objectivos Específicos: adquirir conhecimentos técnicos avançados de engenharia relacionados com avaliação e gestão da qualidade do a e com gestão e controlo de emissões atmosféricas. Adquirir aptidões pessoais e profissionais para: i) identificar, formular e resolver problemas relacionados com o impacte da qualidade do ar na saúde humana e no ambiente; ii) identificar formular e resolver problemas de emissões de gases e partículas por processos industriais; iii) desenvolver a capacidade de iniciativa e o pensamento crítico; iv) tirar partido do conhecimento adquirido; v) estimular uma atitude responsável, perseverante e flexível; vi) criar a necessidade de actualizar o conhecimento. Adquirir aptidões inter-pessoais através do trabalho em equipa, o que envolve reconhecimento de liderança e divisão de tarefas para realização de trabalho comum. A nível de contexto externo e social: i) interiorizar o papel e responsabilidade do engenheiro nas questões ambientais, nomeadamente no que diz respeito à gestão da qualidade do ar e à engenharia de controlo de emissões; ii) adquirir capacidade para implementar sistemas na empresa e no contexto social, que permitam a protecção da saúde humana e do ambiente, num contexto de desenvolvimento sustentável.


Práticas de Engenharia Química III


EQ0135 - ECTS

Os principais objectivos de PEQIII são: 1) Criar nos estudantes a sensibilidade (interiorização) experimental aos conceitos teóricos apresentados nas disciplinas de Engenharia das Reacções e Processos de Separação (processos de separação convencionais e não convencionais); 2) Desenvolver as capacidades de compreensão, concepção, execução e operação de sistemas no âmbito da Engenharia Química (integração de conceitos); 3) Desenvolver competências de trabalho em equipa, cooperação e disciplina; 4) Desenvolvimento da autoconfiança no projecto, construção e operação de sistemas reais, por oposição aos sistemas virtuais ou teóricos, já muito praticados pelos alunos. Finalmente, pretende-se através da realização de visitas de estudo, que os estudantes façam a ligação com a realidade tecnológica industrial.


Dinâmica e Controlo de Processos


EQ0093 - ECTS

A Unidade Curricular tem como objetivo fundamental a formação nas áreas de i) modelação/simulação de sistemas dinâmicos, e ii) análise, projeto e operação de sistemas de controlo de processos. Como complemento, pretende-se transmitir conhecimentos básicos de instrumentação para controlo de processos (sensores, controladores, elementos finais de controlo).


Energias Renováveis II


EQ0103 - ECTS

OBJECTIVOS • Promover o desenvolvimento e interiorização de procedimentos metódicos para organizar informação. • Incrementar o desempenho na comunicação escrita, oral e no trabalho em grupo • Estimular a inovação, a intervenção e a abertura ao espírito de mudança. • Proporcionar informação para que seja garantida a qualidade ambiental, através da sua gestão com base no conceito de desenvolvimento sustentável. .


Introdução ao Projeto de Engenharia


EQ0095 - ECTS
  1. Introdução de linhas de orientação para desenvolvimento de projetos preliminares da indústria do processo químico;
  2. Definição dos conteúdos de um relatório de um projeto preliminar de uma instalação da indústria do processo químico;
  3. Introdução de técnicas de apoio ao projeto preliminar das operações unitárias que constituem as instalações industriais de processo químico;
  4. Dar conhecimentos sobre a utilização de simuladores de processo no apoio do projeto preliminar de processos químicos.

Práticas de Engenharia Química IV


EQ0137 - ECTS

- Consolidação de conhecimentos avançados de engenharia, nas áreas de separação de gases e líquidos, tratamentos de efluentes, dinâmica e controlo de processos e reações não catalíticas gás/sólido.

- Aquisição de conhecimentos na área de utilização de ferramentas informáticas avançadas de modelação de dinâmica de fluidos.


Tecnologia e Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos


EQ0104 - ECTS

Esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos estudantes competências avançadas em todos ao aspetos relacionados com a gestão, as tecnologias e os sistemas de tratamento de resíduos sólidos. Pretende-se, ainda, através da realização de visitas de estudo, que os estudantes façam a ligação entre os conteúdos abordados na sala de aula e a realidade tecnológica industrial.


Empreendedorismo e Inovação


EBE0197 - ECTS

Nesta UC pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.


Energias Renováveis III


EQ0125 - ECTS

Obter conhecimentos que permitam analisar alguns processos de produção de energias renováveis. Avaliar a eficiência atual das principais tecnologias existentes e seu potencial desenvolvimento. Avaliar custos de investimento versus eficiência energética.


Gestão Empresarial


EA0047 - ECTS

Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

1-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura essencial de algumas das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projetos de investimento.
1-b) Desenvolver projeções financeiras e analisar projetos de investimento simples com rigor.

2-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
2-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
2-c) Analisar a criação de valor em projetos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.

3-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objetivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
3-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
3-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
3-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.

4-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respetiva importância social e económica.
4-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os fatores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
4-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
4-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projetos de base tecnológica.

5-a) Recordar a lógica da importância das interações empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interações e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.

No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projeto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspetos de interação empresarial e social, em particular ao longo de perspetivas financeira, de operações, estratégica, e de inovação.


Política Energética e Ambiental


EQ0126 - ECTS

Os objectivos principais da disciplina de PEA são:

1. Compreender a importância das políticas e dos instrumentos jurídicos no domínio energético e ambiental;

2. Contactar com personalidades nacionais com competências na definição e/ou com grande conhecimento sobre as políticas energéticas e ambientais, nacionais e internacionais;

3. Desenvolver e aprofundar conhecimentos técnicos sobre as políticas energéticas e ambientais nacionais e internacionais.


Sistemas de Gestão da Qualidade


EBE0084 - ECTS

Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.


Tecnologia e Sistemas de Tratamento de Águas


EQ0127 - ECTS

1. Conhecimentos técnicos
Conhecimentos nucleares de ciências de Engenharia (transferência de massa, fenómenos de separação, reacção química, permuta iónica e adsorção) aplicados a processos de tratamento de águas.
Conhecimentos avançados de Engenharia: tecnologias de tratamento de águas.
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais
Pensamento e resolução de problemas de Engenharia: desenvolvimento de capacidades de integração de conhecimentos
3. Aquisição de aptidões inter-pessoais
Trabalho em grupo: Formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa.
Comunicação escrita através da elaboração de relatórios técnicos
4. Concepção, projecto, implementação e operação de sistemas
Contexto externo e social: Enquadramento legal; integração de conhecimentos na resolução de problemas concretos.
Concepção e engenharia de sistemas: Conceitos de integração de processos; reutilização da água.
Projecto: Dimensionamento de sistemas de tratamento de águas.


Bioquímica Microbiana


EBE0186 - ECTS

O estudante deve adquirir com a necessária proficiência: 1. Conhecimentos de Bioquímica Microbiana e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas; 2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa), experimentação e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais); 3.Capacidades inter-pessoais: trabalho de grupo e comunicação (oral, escrita);


Engenharia das Fermentações


EBE0187 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de planear, dimensionar e analisar a operação de reatores com células (em particular, microbianas) em suspensão e em agregados celulares (incluindo biomasssa fixa). Esta unidade curricular também visa dotar os estudantes de conhecimentos de análise e dimensionamento de unidades complementares de processos fermentativos (agitação, arejamento e esterilização).


Processos de Separação em Biotecnologia


EBE0133 - ECTS

Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos avançados de engenharia relativamente processos de purificação de produtos biológicos, aprovação e regulamentação desses produtos. Desenvolver capacidades de pensamento e de análise de diagramas de fabrico e de utilização de ferramentas bioinformáticas.


Química e Tecnologia dos Produtos


EBE0173 - ECTS

Os objetivos desta Unidade Curricular são:

• Compreensão e integração dos conceitos de Química na Concepção e Design de Produtos, através do estudo de casos (bens de consumo humano) 

• Sistematização dos procedimentos atuais utilizados na Engenharia do Produto, divididos em 4 etapas: identificação das necessidades, ideias, seleção e fabrico.


Tecnologia Ambiental


EBE0134 - ECTS

Adquirir eficazmente conhecimentos avançados de engenharia relativamente à operação e concepção de processos e tecnologias de tratamento de efluentes gasosos e líquidos e de resíduos sólidos.
Desenvolver capacidades de pensamento e resolução de problemas relacionados com a concepção e operação de sistemas de controlo da poluição.


Dinâmica e Controlo de Processos


EQ0093 - ECTS

A Unidade Curricular tem como objetivo fundamental a formação nas áreas de i) modelação/simulação de sistemas dinâmicos, e ii) análise, projeto e operação de sistemas de controlo de processos. Como complemento, pretende-se transmitir conhecimentos básicos de instrumentação para controlo de processos (sensores, controladores, elementos finais de controlo).


Engenharia de Biorrecursos


EBE0196 - ECTS

Fornecer conhecimentos sobre a indústria de recursos biológicos incidindo numa melhor compreensão dos aspetos científicos e de engenharia da conversão dos recursos biológicos em combustíveis, materiais e produtos de química fina.


Engenharia de Proteínas


EBE0188 - ECTS


Os estudantes devem apreender conceitos básicos relativos às proteínas nomeadamente as suas aplicações, relações entre composição, estrutura e função e métodos de caracterização. Devem ainda assimilar conceitos relativos à actividade, estabilidade, cinética e síntese de proteínas em condições fisiológicas e em aplicações industriais da tecnologia de DNA recombinante usando diversas estratégias de engenharia de proteínas.


Engenharia Enzimática


EBE0189 - ECTS

Pretende-se que os estudantes compreendam a essência dos processos biocatalíticos baseados em enzimas; consigam modelizar cinéticas de reacções catalizadas por enzimas e de reacções de desactivação de enzimas; e adquiram a capacidade de simular biorreactores enzimáticos, no intuito da sua concepção e optimização individual e quando integrados em processos.

Pretende-se ainda conferir aos estudantes aptidões básicas para conceber, dimensionar e optimizar a operação de reactores enzimáticos em sistemas diversos; e consequentemente reforçar a sua proficiência no desenvolvimento e implementação de processos industriais de base biotecnológica incorporando tecnologia enzimática.


Introdução ao Projeto de Engenharia


EQ0095 - ECTS
  1. Introdução de linhas de orientação para desenvolvimento de projetos preliminares da indústria do processo químico;
  2. Definição dos conteúdos de um relatório de um projeto preliminar de uma instalação da indústria do processo químico;
  3. Introdução de técnicas de apoio ao projeto preliminar das operações unitárias que constituem as instalações industriais de processo químico;
  4. Dar conhecimentos sobre a utilização de simuladores de processo no apoio do projeto preliminar de processos químicos.

Economia e Gestão


EBE0199 - ECTS

Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

1-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
1-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
1-c) Analisar a criação de valor em projetos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.

2-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura essencial de algumas das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projetos de investimento.
2-b) Desenvolver projeções financeiras e analisar projetos de investimento simples com rigor.

3-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objetivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
3-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
3-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
3-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.

4-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respetiva importância social e económica.
4-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os fatores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
4-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
4-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projetos de base tecnológica.

5-a) Recordar a lógica da importância das interações empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interações e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.

No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projeto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspetos de interação empresarial e social, em particular ao longo de perspetivas financeira, de operações, estratégica, e de inovação.


Sistemas de Gestão da Qualidade


EBE0084 - ECTS

Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2018-10-16 às 22:16:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais