Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca  fevereiro a maio
Hoje é domingo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MCI > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado em Ciência da Informação

Dados Gerais

Código Oficial: 6025
Sigla: MCI
Descrição:

Os diplomados do MCI têm competências de gestão de informação onde quer que a Informação desempenhe um papel central, seja a especificar processos, a organizar arquivos, a dinamizar bibliotecas ou a gerir sistemas de informação.


A U.PORTO é a única universidade portuguesa a oferecer licenciatura + mestrado em Ciência da Informação, articulados entre si. 

Diplomas

  • Mestrado em Ciência da Informação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciência da Informação (78 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise e Visualização de Dados

MCI0023 - ECTS

Enquadramento
Após uma época em que as diferentes empresas/instituições muito investiram na recolha de dados no âmbito da informatização das suas operações (por ex.: sensores, sistemas GPS), e em que muitas e variadas novas fontes de dados surgiram (por ex.: redes sociais), existe agora a necessidade de pôr esses dados ao serviço dessas empresas/instituições. O objetivo é ser capaz de extrair conhecimento desses dados de modo a melhorar a eficiência e ganhar vantagem competitiva. É desta necessidade que surge a Unidade Curricular de Análise de Dados (AD).

 

Objetivos:
O estudante deve ser capaz de: (1) Utilizar adequadamente estatística descritiva para descrição de dados; (2) Utilizar ferramentas OLAP para análise de dados; (3) Saber descrever as diferentes fases do processo de descoberta de conhecimento CRISP; (4) Saber utilizar e analisar os resultados de alguns dos principais métodos interpretáveis de classificação e de regressão; (5) Saber utilizar e interpretar métodos de análise de aglomerados; (6) Saber utilizar e interpretar métodos de regras de associação; (7) Saber analisar dados espaço-temporais; (8) Saber utilizar software específico para visualização de grafos; (9) Saber avaliar métodos de análise e visualização de dados.

Gestão do Conhecimento e Colaboração

MCI0022 - ECTS

Dotar os alunos com competências para planear sistemas para gestão do conhecimento e colaboração numa organização segundo uma perspectiva estratégica.

Informação e Comunicação Científica

MCI0024 - ECTS

Objetivos da unidade curricular:

O objetivo desta unidade curricular é o de dotar os mestrandos de competências que lhes permitam explorar e analisar os recursos de informação científica, designadamente as de compreender o seu universo e de caracterizar as formas de produção, organização e uso deste tipo de informação, bem como desenvolver um pensamento crítico em torno dos fenómenos da comunicação científica.

Psicologia Cognitiva

MCI0013 - ECTS

1. Identificar os conceitos básicos da Psicologia Cognitiva;
2. Analisar diversas aplicações destes conhecimentos;
3. Relacionar e aplicar estes saberes na resolução de problemas da área profissional dos estudantes.

Representação do Conhecimento

MCI0001 - ECTS

A unidade curricular "Representação do Conhecimento" tem como base a Lógica de 1ª Ordem e usa-a para construir modelos do mundo que possam ser incluídos em sistemas computacionais. A representação do conhecimento e a inferência baseada nele supõem a identificação de ontologias para os domínios escolhidos.
As linguagens de ontologias, como parte da pilha de tecnologias da web semântica, são ferramentas poderosas para tarefas que envolvem analisar conhecimento no mundo e mapeá-lo para representações que possam ser processadas automaticamente.
Pretende-se que nesta unidade os estudantes se familiarizem com a teoria e a prática da representação de conhecimento, ligando-as à sua experiência anterior com a modelação de domínios, a descrição de informação e as bases de dados.


Segurança da Informação

MCI0007 - ECTS

Esta Unidade Curricular tem por âmbito o reconhecimento das vulnerabilidades da Informação Digital na sociedade actual relativamente a uma utilização abusiva e destrutiva e o conhecimento básico dos meios (especialmente informáticos) disponíveis para as atenuar.

Sociedade da Informação

MCI0002 - ECTS

The objective of this unit is to explore the concept of Information Society in terms of the relationship between the transformation of society and people’s changing interactions with information. A critical analysis of this relationship will be developed through five distinct lenses: spatial, technological, cultural, political and economic.

 

 

Análise de Conteúdo e Indexação

MCI0008 - ECTS

Esta UC procura:

- Aprofundar conhecimentos no que respeita à análise de conteúdo, à representação de conceitos (indexação) e à elaboração de resumos (condensação)

- Dotar os estudantes de competências no manejo e construção de linguagens de indexação: categoriais (classificações enumerativas e facetadas) e combinatórias ou vocabulares (tesauros)

- Estimular a análise crítica e capacitar os estudantes para a etiquetagem colaborativa

 

Arquivos e Bibliotecas Digitais

MCI0010 - ECTS

A unidade curricular de "Arquivos e Bibliotecas Digitais" tem como objectivo principal conduzir os estudantes numa análise dos princípios, teoria e tecnologia dos repositórios digitais, apoiados em ferramentas que lhes permitam construir na prática sistemas desta natureza.


Comunicação da Informação

MCI0015 - ECTS

1. Dominar conceitos fundamentais das Ciências da Comunicação (redundância/entropia, ícone/símbolo, denotação/conotação, …) e as suas aplicações em situações práticas e atividades profissionais da Comunicação;

2. Dominar o Mix de Comunicação (branding, publicity, advertising), as tendências do "blended marketing" e o “ciclo de vida” do Plano de Comunicação, aplicando em situações e trabalhos práticos conceitos e ferramentas;

3. Reconhecer o papel social, económico e cultural das marcas e o seu lugar no contexto da comunicação de marketing, dominando conceitos e técnicas básicas da sua criação, gestão e ativação;

4. Dominar princípios estratégicos da Comunicação Institucional e de Marketing nas Redes Sociais, suas principais tendências e problemáticas;

5. Conhecer e aplicar um conjunto básico de saberes e técnicas específicas de comunicação da informação, na óptica de um “Gestor de Informação”, designadamente nos domínios da “estratégia da mensagem”, do briefing, da edição de conteúdos textuais e da organização do discurso.

6. Questionar lugares comuns e ideias feitas em torno da comunicação, da linguagem e dos media. 


Consultoria em Gestão da Informação

MCI0025 - ECTS Esta unidade curricular tem como objetivo introduzir e integrar conhecimento teórico, metodológico, tecnologico e prático na área da gestão da informação para conferir capacidades de diagnosticar problemas e planear e gerir intervenções de melhoria na gestão das organizações.

 

Direito da Informação

MCI0009 - ECTS

A UC tem como objetivo proporcionar o estudo de forma integrada dos temas, dos conceitos e das noções jurídicas fundamentais no âmbito do Direito da Informação.

Além da abordagem sistemática da legislação aplicável às diferentes formas e conteúdos da informação serão tratados os novos temas resultantes da interação entre informação, direito e tecnologia, em especial em ambiente digital.   

Visa-se dotar os estudantes dos instrumentos essenciais de compreensão do Direito da Informação com base em exemplos que possam ser úteis na sua atividade futura, como um dos fatores a ter em consideração nos projetos de desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação.

Inovação em Serviços de Informação

MCI0026 - ECTS Esta UC tem como objetivo introduzir os conceitos fundamentais de inovação e gestão da inovação aplicados ao contexto específico dos serviços de informação.

Dissertação/Projeto

MCI0031 - ECTS

Gestão da Informação em Redes Sociais

MCI0030 - ECTS
  1. Dotar os estudantes de uma visão global sobre a gestão de informação no contexto das redes sociais online.
  2. Formar sobre as principais redes sociais, a sua natureza e vocação distintivas e a sua adequação a diferentes presenças e públicos.
  3. Desenvolver nos estudantes competências que permitam desenhar e avaliar estratégias de presença em redes sociais, em contextos organizacionais e comunicação de marketing.
  4. Dotar os estudantes da capacidade de utilização de ferramentas de análise de redes sociais, na sua dimensão estrutural, bem como na sua dimensão textual.
  5. Fomentar uma visão crítica sobre a utilização e gestão de redes sociais numa ótica organizacional e de marketing.

Metodologia de Investigação

MCI0027 - ECTS


Esta unidade curricular pretende dotar os estudantes com conhecimentos e competências básicas sobre os princípios e instrumentos metodológicos e técnicos disponíveis para a realização de atividades de investigação em qualquer contexto. Pretende, em particular, apoiar os estudantes nos aspetos de planeamento e metodológicos da unidade curricular Dissertação.


Preservação Digital

MCI0029 - ECTS

Sensibilizar os estudantes para a relevância das questões da preservação digital no contexto de uma análise de segurança da informação.

Durante as aulas pretende-se criar nos estudantes sensibilidade para os problemas da preservação digital e fornecer-lhes experiências de análise de casos, experimentação de ferramentas e desenvolvimento de soluções que lhes forneçam competências para a participação em equipas de desenvolvimento de sistemas de informação com uma forte componente de preservação.

Sistemas de Informação Analíticos

MCI0028 - ECTS

Dotar os estudantes da capacidade de projetar, implementar e explorar armazéns de dados (data warehouses).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2020-03-29 às 17:52:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais