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Cursos

Mestrado Integrado em Bioengenharia

Dados Gerais

Código Oficial: 9493
Sigla: MIB
Descrição:

Visa preparar recursos humanos com capacidade para abordarem de uma forma multidisciplinar problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial sob as perspetivas da engenharia de processos e da engenharia molecular. O curso oferece três Ramos ou Especializações (Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Biotecnologia Molecular), após um Tronco Comum de 2 anos. Os dois primeiros Ramos estão centrados na Faculdade de Engenharia, enquanto o terceiro Ramo está centrado no ICBAS.

Diplomas

  • Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biológica (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biomédica (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Bioengenharia - Biotecnologia Molecular (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - perfil de Bioengenharia (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Ciências dos Materiais em Bioengenharia

EBE0127 - ECTS

 

Fornecer instrumentos essenciais à compreensão do comportamento dos materiais (estruturais e funcionais) e das suas interfaces com o meio, nomeadamente em sistemas biológicos.

 

Fundamentos de Física

EBE0200 - ECTS

São objetivos desta unidade curricular que os estudantes:

- adquiram conhecimentos fundamentais de física geral, em particular de ótica geométrica (teoria paraxial) e de mecânica clássica newtoniana, incluindo o movimento harmónico simples (MHS) e alguns conceitos sobre ondas;

- desenvolvam o raciocínio e adquiram competências na resolução autónoma e crítica de problemas;

- adquiram uma disciplina de trabalho continuado ao longo do semestre;

- tenham uma atitude respeitadora de valores éticos, tais como o respeito mútuo e a honestidade.

Fundamentos de Química

EBE0003 - ECTS

Objetivos Globais:

Fornecer uma visão global da química fundamental, num enquadramento de interface com fenómenos da vida corrente; Desenvolver hábitos de raciocínio científico; Estimular o espírito crítico, por forma a evitar a simples aceitação dos resultados; Aplicar os conhecimentos adquiridos em trabalhos laboratoriais; Fomentar a auto-suficiência dos estudantes, valorizando a pesquisa de dados publicados recentemente; Adquirir aptidões pessoais e profissionais que permitam desenvolver o pensamento através da identificação, formulação e resolução de problemas relacionados com equilíbrio de fases, equilíbrio químico e cinética química.

Objetivos específicos:

Consolidar e aprofundar os conhecimentos de química adquiridos anteriormente; Adquirir conhecimentos fundamentais de química relacionados com: i) as propriedades dos gases e dos líquidos; ii) a cinética das transformações químicas iii) a quantificação do calor envolvido nas transformações físicas e químicas; iv) a avaliação da possibilidade de ocorrência das transformações físicas e químicas; v) a quantificação da composição de sistemas em equilíbrio; vi) a previsão e compreensão da resposta dos sistemas a alterações das condições de equilíbrio.

Introdução à Programação Científica

EBE0165 - ECTS

Desenvolver conhecimentos e capacidades em: princípios, conceitos e métodos da computação com ênfase especial nas aplicações científicas e de engenharia; resolução de problemas e técnicas de programação; algoritmos fundamentais e estruturas de dados; utilização de computadores na resolução de problemas científicos, de engenharia e em particular da bioengengharia.
Como objetivo operacional, os alunos deverão dominar o ambiente MatLab, que deverá ser o meio de programação usado.

Matemática I

EBE0001 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e práticos básicos sobre Álgebra Linear e Geometria Analítica e ainda sobre Cálculo Diferencial e Integral para funções reais de uma variável real, de acordo com o programa indicado.

Biofísica

EBE0201 - ECTS

Biologia Celular

EBE0202 - ECTS

Matemática II

EBE0007 - ECTS

Química Orgânica e Biológica

EBE0009 - ECTS

Termodinâmica

EBE0006 - ECTS

Eletricidade e Eletromagnetismo

EBE0166 - ECTS

A unidade curricular Electricidade e Electromagnetismo visa dotar os estudantes do Mestrado Integrado em Bioengenharia com conhecimento operacional (cf. Resultados da aprendizagem e competências) em Circuitos eléctricos e Electromagnetismo que são áreas do conhecimento absolutamente fundamentais para a engenharia contemporânea. Em particular, as leis físicas abordadas explicam e/ou permitem actuar sobre processos fisiológicos e sinais biológicos e são utilizadas em sensores e instrumentação de cadeias de produção, assim como em dispositivos de diagnóstico biológico e médico.

A unidade curricular integra-se essencialmente nos descritores “1. Conhecimento e Raciocínio Científico-Técnicos” e “2. Aptidões pessoais e profissionais” do sistema de qualidade CDIO (Conceiving - Designing - Implementing - Operating). Nomeadamente: a) “1.1. Conhecimentos de ciências fundamentais”; “1.2. Conhecimentos nucleares de Engenharia (Ciências de Engenharia)”; c) “2.1. Pensamento e resolução de problemas de Engenharia”; d) “2.2. Experimentação e descoberta do conhecimento”. É também trabalhado parcialmente o descritor “3.1. Trabalho em grupo” de “3. Aptidões interpessoais”.

Ao nível do sistema de qualidade EUR-ACE a unidade curricular integra-se essencialmente no descritor “Conhecimento e compreensão” e, em menor escala, nos descritores “Análise de Engenharia” e “Comunicação e Trabalho em Equipa”.

Fenómenos de Transferência I

EBE0203 - ECTS

Pretende-se que o estudante desenvolva métodos de abordagem estruturada para a interpretação e quantificação de fenómenos de transferência de calor e de massa em sistemas biotecnológicos industriais, no ambiente e no corpo humano. São requeridos conhecimentos básicos prévios de Análise Matemática e de Termodinâmica.
É conferida particular importância ao desenvolvimento de pensamento crítico na análise das questões que são colocadas ao longo do semestre, nomeadamente na identificação dos mecanismos que, em cada situação específica, determinam as velocidades de transferência de calor e de transferência de massa. O recurso a literatura em língua inglesa é incentivado, bem como o trabalho em grupo, sendo este uma das componentes da avaliação.

 

Matemática III

EBE0013 - ECTS Curso introdutório de equações diferenciais ordinárias com aplicações à biologia e medicina.

Mecânica dos Fluidos

EBE0011 - ECTS

Pretende-se que o esudante desenvolva um pensamento crítico e criativo na resolução de problemas de mecânica dos fluidos, com particular realce em aplicações de Bioengenharia.

Microbiologia Geral

EBE0019 - ECTS

Através da aprendizagem integrada da ecologia/fisiologia/metabolismo dos grandes grupos de microrganismos, o estudante deve adquirir com a necessária proficiência: 1. Conhecimentos de Microbiologia e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas; 2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa) e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais).

Biologia Molecular

EBE0204 - ECTS

Bioquímica

EBE0205 - ECTS

Introdução à Engenharia de Sistemas e de Bioprocessos

EBE0231 - ECTS

Aquisição pelos estudantes das competências necessárias à análise qualitativa e quantitiativa de sistemas de engenharia biomédica e de bioprocessos.

Métodos Numéricos e Estatísticos

EBE0018 - ECTS

Sinais e Eletrónica

EBE0016 - ECTS

Fornecer os conhecimentos básicos de teoria e análise de sinais contínuos e discretos, de eletrónica e de aquisição de dados, com especial realce nas aplicações em Bioengenharia, que permitam o encadeamento dos estudos com as unidades curriculares antecedentes e subsequentes.

São dados: o conceito de sinal em diversos domínios, as quantidades, as dependências temporais, a extração de características, a análise, síntese ou manipulação, as transformações matemáticas frequenciais e as operações entre sinais, como a correlação e a modulação.

É proposto o conceito de sistema, são tratadas as suas características, os formalismos de descrição matemática, a resposta impulsional, a função de transferência e a convolução.

São tratadas a plataforma tecnológica eletrónica, a utilização de transdutores e sensores e as operações lineares e não-lineares sobre sinais.

São estudadas no âmbito da computação digital a utilização da amostragem, da conversão A/D e D/A, dos sistemas de aquisição de dados e de geração de sinais.

Em paralelo, o estudante deve desenvolver o pensamento crítico para resolução de problemas, a capacidade de realização de trabalhos experimentais no domínio, a capacidade de integração de conhecimentos e a dinâmica do trabalho em grupo.

Anatomia Humana


EBE0232 - ECTS

Estruturas de Dados e Algoritmos


EBE0116 - ECTS

Esta unidade curricular tem os seguintes objectivos principais:
1) complementar os conhecimentos de programação adquiridos na unidade curricular de Introdução à Programação Científica, introduzindo o paradigma de programação orientada a objetos, usando a linguagem C/C++ como ferramenta;
2) transmitir conceitos fundamentais sobre estruturas de dados, análise e conceção de algoritmos, dotando os estudantes com a capacidade de aplicar o referido paradigma de programação para desenvolver programas em que sejam usadas as estruturas de dados e algoritmos disponíveis na Standard Template Library de C++, bem como abstrações desenvolvidas pelos próprios.

 

 


Interfaces em Sistemas Biológicos


EBE0142 - ECTS

Objectivos – O principal objectivo desta unidade curricular é dotar os alunos com as ferramentas necessárias para compreender os vários tipos de interacção que existem entre as células e tecidos, assim como o seu ambiente natural e artificial. A interface entre células e matriz extra-celular e entre células e matriz extra-celular com dispositivos médicos são exemplos importantes de interfaces biológicas.
A topografia, assim como a composição química e as propriedades mecânicas das superfícies, têm uma influência decisiva no comportamento dos vários tipos de células, nas quais se incluem as células estaminais. Este aspecto tem uma grande importância na aplicação de biomateriais, onde se incluem biosensores, vários tipos de implantes (ortopédicos, dentais, cardiovasculares, etc.) e terapias regenerativas. Assim, um dos objectivos desta unidade curricular é explicar como é que a adesão, a proliferação e a diferenciação celulares podem ser afectadas pelas propriedades acima referidas.
O tipo, a densidade da superfície, a conformação e a renovação de proteínas adsorvidas numa superfície desempenham um papel bastante importante no seu comportamento. Por isso, a interface proteína-biomaterial tem que ser compreendida e observada detalhadamente. A físico-química destas interfaces, onde a água assume um papel importante, é abordada.
As modificações radicais no comportamento da interface sólido-líquido e da interface biomaterial-célula podem ser introduzidas através da manipulação de superfícies e materiais à nanoescala. São dados, também, exemplos de nanotecnologias que se aplicam à modificação das características das interfaces biológicas (por exemplo: hidrofobicidade, inibição ou promoção da adesão celular e proliferação celular).
É necessária uma caracterização das superfícies e das suas interacções com ambientes biológicos (incluindo fluidos, células e tecidos), sendo estes de grande importância para os processos anteriormente referidos. Para isso, são necessárias ferramentas especiais para a observação e quantificação das mudanças que acontecem na interface entre o material e o seu bioambiente. São abordadas algumas das ferramentas utilizadas, assim como os princípios físicos e químicos.
Outros dos pontos também abordados nesta unidade curricular são a microscopia de força atómica (inclui microscópio de força por reconhecimento molecular), assim como a elipsometria, o potencial zeta, a determinação dos ângulos de contacto e da energia interfacial, a análise da superfície (por exemplo, por espectroscopia de foto-electrões de raios X) e a microbalança de cristal quartzo.



Processamento de Sinais Fisiológicos


EBE0052 - ECTS

Pretende-se que os estudantes se familiarizem com a natureza e diversidade dos sinais fisiológicos (e.g. EMG, EEG, ECG), que adquiram os fundamentos teóricos na área do processamento digital de sinal e os valorizem em competências de projeto, nomeadamente em relação aos processos de aquisição de sinal fisiológico, condicionamento, filtragem, análise e representação de informação relevante.


Sensores, Atuadores e Controlo


EBE0212 - ECTS

Esta unidade curricular pretende consolidar e estender os conhecimentos dos estudantes na área de automação, focando-se nas suas componentes principais: elementos de entrada de informação (sensores), processamento de informação (microcontroladores), elementos de saída (atuadores pneumáticos), estratégias de controlo (on/off, PID), bem assim como software de aquisição e controlo (SCADA). Esta unidade curricular será suportada por uma forte componente laboratorial, permitindo aos estudantes o contato direto com os componentes e a implementação/teste de sistemas de automação.


Análise de Imagem Biomédica


EBE0056 - ECTS


Os objetivos da aprendizagem são essencialmente o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades em: . conceitos e metodologias do processamento digital de imagem; . princípios, conceitos e métodos da física e tecnologias de imagem usados em Biologia e em Medicina; . exposição dos estudantes a diversas formas de Processamento e Análise de Imagens em Biologia e Medicina (PAI-BM). São criadas as seguintes competências: . aquisição de conhecimentos em PAI-BM ; . análise de problemas de PAI-BM; . projeto em PAI-BM; . apresentação oral e escrita.


Biomateriais


EBE0118 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivo dotar os alunos com os princípios fundamentais da Ciência dos Biomateriais em Engenharia, assim como o estado da arte do desenvolvimento de biomateriais, particularmente no que concerne as aplicações médicas mais relevantes. Dado que a interacção entre biomateriais e tecidos é um dos aspectos mais importantes no desempenho dos biomateriais, esta unidade curricular aborda muitas das suas facetas, nas quais se incluem a interacção entre o microambiente e as suas componentes celulares e extra-celulares. A nova geração de biomateriais, que é concebida a um nível molecular e com uma abordagem nano-tecnológica, também é abordada pormenorizadamente. Para além disso, também são destacadas as suas aplicações na medicina regenerativa.


Biomecânica do Corpo Humano


EBE0143 - ECTS
Os conteúdos programáticos identificados são maioritáriamente o suporte teórico necessário para a análise biomecânica de tecidos e orgãos quando sujeitos a ações mecânicas permitindo ao estudante ter um entendimento aprofundado das metodologias de cáculo aplicadas aos sistemas vivos. Os conceitos e metodologias apresentados constituem as bases para que seja possível analisar diversos efeitos de carácter mecânico sobre os organismos vivos incluindo uma percepção de base puramente biológica bem como uma avaliação sobre os resultados da implantação de determinados dispositivos (implantes, ortóteses, etc.).

Instrumentação Biomédica


EBE0179 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo primordial desenvolver competências na medição de grandezas e sinais de interesse biomédico e na concepção e projeto de instrumentação e dispositivos médicos, através da aplicação e integração de conhecimentos multidisciplinares da engenharia e das ciências biomédicas.


Laboratório Integrado em Engenharia Biomédica


EBE0213 - ECTS

A unidade curricular (UC) de “Laboratório Integrado em Engenharia Biomédica” é uma UC de Laboratórios oferecidas no ramo de Engenharia Biomédica, onde se pretende oferecer uma plataforma de aplicação e integração de conhecimentos, metodologias e ferramentas adquiridos pelos estudantes até à data, e de aquisição de novos conhecimentos no contexto dos projetos a desenvolver. Adicionalmente, as competências de planeamento de projetos e de engenharia de software serão objecto de desenvolvimento.


Biónica e Robótica Médica


EBE0191 - ECTS

Habilitar os estudantes com conhecimentos e competências nas áreas da biónica e da robótica e da sua aplicação a várias subáreas da Bioengenharia.


Computação Móvel em Engenharia Biomédica


EBE0192 - ECTS

Os principais objetivos desta unidade curricular centram-se na aquisição de conhecimentos em arquitetura dos dispositivos móveis (focado nos “smartphones”) e seus sistemas operativos, da sua programação bem como dos conceitos e mecanismos de interação com outros dispositivos, nomeadamente os de utilização médica. Trata-se duma cadeira introdutória a estes aspetos.


Diagnóstico Assistido por Computador


EBE0149 - ECTS

O diagnóstico assistido por computador pode ser definido como sendo a opinião emitida por um radiologista, que é assistido por um sistema computacional de análise de imagem médica, que emite uma segunda opinião. Esta unidade curricular tem como objectivo dotar os alunos com conhecimentos e capacidades para desenvolver metodologias de realce de imagem, análise e classificação de imagem, úteis em ambientes de diagnóstico assistido por computador.


Engenharia de Sistemas de Informação


EBE0061 - ECTS

Esta unidade curricular tem como principal objetivo fornecer o conhecimento e a prática para o planeamento e desenho de um sistema de informação, principalmente na sua vertente de representação e organização da informação. A compreensão e utilização eficiente do modelo relacional de dados e a sua implementação num sistema de gestão de bases de dados fazem também parte dos objetivos.

Outro objetivo é o conhecimento e a prática da construção de uma interface adequada capaz de facilitar e dar suporte aos processos de negócio subjacentes ao sistema de informação. Essa interface deverá permitir executar o fluxo de um processo de negócio através das operações normais de pesquisa, atualização, criação e eliminação de dados do sistema.


Reparação e Regeneração de Tecidos


EBE0185 - ECTS

Nesta disciplina serão apresentadas as principais estratégias actualmente em desenvolvimento ou já em fase de ensaios clínicos ou comercialização, visando promover a regeneração e a restauração da função dos tecidos. Será abordada uma vasta gama de aplicações, desde a regeneração da pele, dos sistemas musculo-esquelético e cardiovascular, bem como áreas emergentes tais como a regeneração do sistema nervoso.


Eletrónica de Sistemas Biomédicos


EBE0236 - ECTS
Os estudantes complementarão os conhecimentos no domínio dos dispositivos semicondutores previamente adquiridos com o estudo da física e dos modelos de dispositivos em tecnologia CMOS, assim como serão familiarizados com o processo de fabrico de circuitos eletrónicos, de modo a melhor conhecerem as potencialidades e limitações das tecnologias com que um engenheiro tem de lidar no projeto de microssistemas eletrónicos implantáveis. Após o estudo mais aprofundado das técnicas de realimentação e de análise e compensação de frequência, feito no contexto do estudo de células fundamentais de circuitos analógicos e mistos, os estudantes adquirem os conhecimentos e as competências essenciais para analisarem e projetarem circuitos de captura e condicionamento de sinal e de geração de estímulos em microssistemas biomédicos implantáveis.

Imagiologia Médica


EBE0193 - ECTS

O objectivo da unidade curricular é a aquisição dos conhecimentos básicos de Física relevantes para actividades de operação, manutenção ou investigação envolvendo equipamentos médicos usados em Imagiologia Médica. Os conhecimentos incluem os princípios físicos de base e os aspectos básicos da engenharia dos equipamentos.


Investigação Operacional


EBE0234 - ECTS

CONTEXTO

Esta unidade curricular está centrada na aplicação de métodos analíticos para tomar melhores decisões e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão de grande utilidade na abordagem e resolução de problemas das organizações (indústria e serviços).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo principal desta unidade curricular é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situação não estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar a tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos na sua resolução.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os alunos com competências para: 

  • identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão; 
  • construir modelos de problemas de decisão; 
  • identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas; 
  • usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos; 
  • extrair informação dos modelos e utilizá-la para comunicar e motivar mudanças organizacionais. 

 


Laboratório de Bases de Dados e Aplicações Web


EBE0235 - ECTS

Modelação em Engenharia Biomédica


EBE0148 - ECTS

A modelação 3D é uma ferramenta fundamental para o fabrico de próteses e implantes personalizados, recorrendo às tecnologias de prototipagem rápida e desenho assistido por computador. O objectivo global da disciplina é o de introduzir os conceitos fundamentais de projeto, modelação e simulação em engenharia biomédica nas duas principais vertentes de conhecimento, nomeadamente materiais/processos de fabrico (Parte I) e desenho CAD 3D (Parte II). Os alunos têm oportunidade de trabalhar individualmente e em equipa, de promoverem as suas competências orais e escritas e de análise crítica sobre os assuntos abordados na aula.


Neuroengenharia


EBE0195 - ECTS

O objetivo desta UC é a introdução de conceitos e transmissão de conhecimentos na área da neuro-engenharia.


Telemedicina e e-Saúde


EBE0194 - ECTS

O objectivo da presente cadeira é a introdução e transmissão de conhecimentos na área da telemedicina e e-saúde. 


Dissertação


EBE0161 - ECTS

Na unidade curricular Dissertação prevê-se a realização de trabalho individual de investigação e desenvolvimento conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do curso, visando a integração e aplicação à resolução de problemas complexos de engenharia de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso. Pode ser um trabalho de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e selecção ou concepção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados.


Economia e Gestão


EBE0199 - ECTS

Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

1-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
1-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
1-c) Analisar a criação de valor em projetos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.

2-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura essencial de algumas das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projetos de investimento.
2-b) Desenvolver projeções financeiras e analisar projetos de investimento simples com rigor.

3-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objetivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
3-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
3-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
3-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.

4-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respetiva importância social e económica.
4-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os fatores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
4-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
4-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projetos de base tecnológica.

5-a) Recordar a lógica da importância das interações empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interações e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.

No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projeto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspetos de interação empresarial e social, em particular ao longo de perspetivas financeira, de operações, estratégica, e de inovação.


Engenharia da Reabilitação


EBE0060 - ECTS

Estudar de forma integrada as deficiências, as incapacidades e as limitações destas decorrentes bem como as tecnologias e soluções destinadas a facilitar a sua eliminação e a inserção social da pessoa com deficiência. Aprender a combinar as tecnologias em projectos. Aprender a avaliar as soluções de reabilitação e acessibilidade.


Inovação em Biodesign


EBE0214 - ECTS

Após aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 1. Conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, incluindo: o desenvolvimento de descrições de necessidades, a análise do estado de doenças, o mapeamento das opções de tratamento disponíveis, a análise dos múltiplos stakeholders afetados por uma necessidade, a realização de análises de mercado, e a filtragem de necessidades. 2. Gerar conceitos de solução apropriados, incluindo: o desenvolvimento de soluções criativas para uma dada necessidade, e a seleção de conceitos de solução a desenvolver. 3. Planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, incluindo: o desenvolvimento dos passos iniciais necessários para obter uma patente, a criação de uma estratégia de propriedade intelectual, a criação de uma estratégia regulatória. 4. Integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada, incluindo: o desenvolvimento de um plano de negócio.


Monografia


EBE0233 - ECTS

De acordo com o Plano de Estudos do MIB aprovado, a disciplina de Preparação da Dissertação tem como principais objectivos: escolher o tema de dissertação, efectuar a revisão do estado da arte correspondente e preparar o plano de actividades em colaboração com o orientador. A elaboração do plano de actividades deverá ser acompanhada de um conjunto de tarefas preparatórias do arranque da Dissertação, nomeadamente uma caracterização detalhada do(s) problema(s) a tratar, identificação e análise de requisitos, metodologia a adoptar, tecnologias e/ou ferramentas a usar, etc., para além da revisão da literatura e levantamento do estado da arte.


Projeto de Engenharia Biomédica


EBE0215 - ECTS

Realização de um projeto e desenvolvimento de um  dispositivo, produto ou sistema no âmbito da Engenharia Biomédica.
Aquisição e desenvolvimento de competências CDIO, nomeadamente conceber e projectar sistemas de engenharia (4.3 and 4.4, programa CDIO).
Conferir aos estudantes proficiência na utilização de ferramentas informáticas para realização, condução, análise e simulação destes projetos.

Simulação Biomecânica


EBE0178 - ECTS

A unidade curricular de Simulação Biomecânica visa dotar os estudantes de conhecimentos na área dos métodos numéricos para aplicação na simulação associada à biomecânica com especia enfâse no Método dos Elementos Finitos.

Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes tenham adquirido conhecimentos que lhes permitam a utilização de ferramentas tendo em vista a construção de modelos (discretização, imposição de condições de contorno e propriedades de material) e a correta interpretação de resultados, pelo que devem ganhar competências ao nível elementar, tais como, a formulação de um elemento finito (estabelecimento da matriz de rigidez, cálculo do campo de deformações de de tensões).

Dissertação


EBE0161 - ECTS

Na unidade curricular Dissertação prevê-se a realização de trabalho individual de investigação e desenvolvimento conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do curso, visando a integração e aplicação à resolução de problemas complexos de engenharia de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso. Pode ser um trabalho de investigação e/ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico. Deve envolver a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e selecção ou concepção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados.


Monografia


EBE0233 - ECTS

De acordo com o Plano de Estudos do MIB aprovado, a disciplina de Preparação da Dissertação tem como principais objectivos: escolher o tema de dissertação, efectuar a revisão do estado da arte correspondente e preparar o plano de actividades em colaboração com o orientador. A elaboração do plano de actividades deverá ser acompanhada de um conjunto de tarefas preparatórias do arranque da Dissertação, nomeadamente uma caracterização detalhada do(s) problema(s) a tratar, identificação e análise de requisitos, metodologia a adoptar, tecnologias e/ou ferramentas a usar, etc., para além da revisão da literatura e levantamento do estado da arte.


Anatomia Humana


EBE0232 - ECTS

Biointerfaces Moleculares


EBE0216 - ECTS

Engenharia e Biologia Molecular de Plantas


EBE0218 - ECTS

Fisiologia


EBE0237 - ECTS

Imunologia e Infecção


EBE0049 - ECTS

Biologia de Células Estaminais


EBE0220 - ECTS

Biomateriais e Engenharia de Matrizes Biomiméticas


EBE0219 - ECTS

Estrutura e Função de Proteínas


EBE0073 - ECTS

Respostas Biológicas a Biomateriais


EBE0221 - ECTS

Toxicologia Molecular


EBE0222 - ECTS

Análise Estrutural e Funcional em Bioengenharia


EBE0217 - ECTS

Engenharia Celular


EBE0125 - ECTS

Engenharia Regenerativa


EBE0238 - ECTS

Investigação Pré-Clínica e Ensaio Clínico


EBE0239 - ECTS

Nanotecnologia em Saúde


EBE0223 - ECTS

Monografia


EBE0241 - ECTS

Projeto Integrado


EBE0240 - ECTS

Bioinformática


EBE0122 - ECTS

Dissertação


EBE0162 - ECTS

Economia e Gestão


EBE0199 - ECTS

Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

1-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
1-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
1-c) Analisar a criação de valor em projetos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.

2-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura essencial de algumas das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projetos de investimento.
2-b) Desenvolver projeções financeiras e analisar projetos de investimento simples com rigor.

3-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objetivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
3-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
3-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
3-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.

4-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respetiva importância social e económica.
4-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os fatores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
4-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
4-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projetos de base tecnológica.

5-a) Recordar a lógica da importância das interações empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interações e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.

No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projeto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspetos de interação empresarial e social, em particular ao longo de perspetivas financeira, de operações, estratégica, e de inovação.


Inovação em Biodesign


EBE0214 - ECTS

Após aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 1. Conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, incluindo: o desenvolvimento de descrições de necessidades, a análise do estado de doenças, o mapeamento das opções de tratamento disponíveis, a análise dos múltiplos stakeholders afetados por uma necessidade, a realização de análises de mercado, e a filtragem de necessidades. 2. Gerar conceitos de solução apropriados, incluindo: o desenvolvimento de soluções criativas para uma dada necessidade, e a seleção de conceitos de solução a desenvolver. 3. Planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, incluindo: o desenvolvimento dos passos iniciais necessários para obter uma patente, a criação de uma estratégia de propriedade intelectual, a criação de uma estratégia regulatória. 4. Integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada, incluindo: o desenvolvimento de um plano de negócio.


Nanoterapêutica e Nanodiagnóstico


EBE0229 - ECTS

Projeto de Bioengenharia Molecular


EBE0230 - ECTS

Dissertação


EBE0162 - ECTS

Bioquímica Microbiana


EBE0186 - ECTS

O estudante deve adquirir com a necessária proficiência: 1. Conhecimentos de Bioquímica Microbiana e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas; 2. Capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente: raciocínio e resolução de problemas (identificação e resolução de problemas, estimação e análise qualitativa), experimentação e descoberta do conhecimento (formulação de hipóteses, pesquisa de literatura), pensamento sistémico, capacidades e atitudes pessoais (perseverança e flexibilidade, pensamento criativo e crítico, consciência do próprio conhecimento, gestão do tempo e dos recursos), capacidades e atitudes profissionais (ética, comportamento, integridade e responsabilidade profissionais); 3.Capacidades inter-pessoais: trabalho de grupo e comunicação (oral, escrita);


Engenharia das Fermentações


EBE0187 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram a capacidade de planear, dimensionar e analisar a operação de reatores com células (em particular, microbianas) em suspensão e em agregados celulares (incluindo biomasssa fixa). Esta unidade curricular também visa dotar os estudantes de conhecimentos de análise e dimensionamento de unidades complementares de processos fermentativos (agitação, arejamento e esterilização).


Fenómenos de Transferência II


EBE0208 - ECTS

Consolidar e aprofundar conhecimentos relacionados com aplicações de Fenómenos de Transporte, com ênfase em transferência de quantidade de movimento, nomeadamente no que concerne à sua aplicação na prática.

Aquisição de conhecimentos avançados de Engenharia associados ao projeto dos diversos equipamentos, conforme consta do programa da unidade curricular.

Identificação, formulação e definição de prioridades e compromissos através da execução de pequenos projetos sobre diversos temas, nomeadamente: Sistemas de bombagem; Reologia;  Equipamento de produção, transferência e recuperação de energia; Serviços industriais. (A pesquisa bibliográfica tradicional e por via eletrónica são componentes essenciais nestes projetos.)


Fenómenos Interfaciais em Biossistemas


EBE0207 - ECTS
Pretende-se que os alunos desenvolvam/adquiram conhecimentos estruturados sobre os tópicos fundamentais de química e física intrínsecos a interfaces entre sólidos, líquidos e gases, com especial ênfase para as interfaces biológicas.
Pretende-se também que os alunos adquiram conhecimentos transversais sobre as técnicas que permitem caracterizar/estudar as interfaces.

Métodos Instrumentais de Análise


EQ0129 - ECTS

 

Os objetivos gerais são:

  • Proporcionar um conhecimento adequado dos princípios, instrumentação e aplicações das técnicas analíticas mais frequentes, incluindo a espectroscopia de absorção atómica e molecular, os métodos eletroquímicos e separativos (cromatográficos e eletroforéticos);
  • Proporcionar um conhecimento adequado dos principais processos de extração e manuseamento de amostras sólidas, líquidas e gasosas e das suas implicações ao nível da incerteza da medição analítica;
  • Proporcionar as capacidades necessárias que permitam ao aluno selecionar uma determinada técnica analítica para resolver um problema, determinar eventuais restrições, selecionar o método analítico mais adequado, identificar alternativas, comparar as vantagens e desvantagens de cada um e exibir capacidade crítica de interpretação de resultados analíticos;
  • Desenvolver as capacidades de comunicação, em particular, de resultados técnicos e as capacidades de cooperação em grupo;
  • Estimular o uso de bases da teoria científica para resolver problemas do mundo real e desenvolver capacidades de pensamento crítico.

Controlo de Processos e Instrumentação


EBE0029 - ECTS

Esta UC tem como objetivo fundamental o desenvolvimento de competências de modelação, análise e projeto de sistemas de controlo automático de processos físicos/químicos/biológicos. Em complemento, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos básicos quanto à instrumentação associada à implementação do controlo automático: sensores, controladores e leemntos finais de controlo. 


Engenharia de Biorrecursos


EBE0196 - ECTS

Fornecer conhecimentos sobre a indústria de recursos biológicos incidindo numa melhor compreensão dos aspetos científicos e de engenharia da conversão dos recursos biológicos em combustíveis, materiais e produtos de química fina.


Engenharia de Proteínas


EBE0188 - ECTS


Os estudantes devem apreender conceitos básicos relativos às proteínas nomeadamente as suas aplicações, relações entre composição, estrutura e função e métodos de caracterização. Devem ainda assimilar conceitos relativos à actividade, estabilidade, cinética e síntese de proteínas em condições fisiológicas e em aplicações industriais da tecnologia de DNA recombinante usando diversas estratégias de engenharia de proteínas.


Engenharia Enzimática


EBE0189 - ECTS

Pretende-se que os estudantes compreendam a essência dos processos biocatalíticos baseados em enzimas; consigam modelizar cinéticas de reacções catalizadas por enzimas e de reacções de desactivação de enzimas; e adquiram a capacidade de simular biorreactores enzimáticos, no intuito da sua concepção e optimização individual e quando integrados em processos.

Pretende-se ainda conferir aos estudantes aptidões básicas para conceber, dimensionar e optimizar a operação de reactores enzimáticos em sistemas diversos; e consequentemente reforçar a sua proficiência no desenvolvimento e implementação de processos industriais de base biotecnológica incorporando tecnologia enzimática.


Processos de Separação


EBE0130 - ECTS

O principal objetivo desta unidade curricular é ilustrar a importância das operações de separação / purificação na viabilidade técnica e económica dos processos das indústrias química, alimentar, biológica e afins, fornecendo aos estudantes os conhecimentos necessários para a seleção, análise e projeto de alguns dos processos de separação mais comuns nestas indústrias.


Engenharia Metabólica e Celular


EBE0198 - ECTS

Fornecer aos estudantes as competências necessárias à quantificação dos fluxos metabólicos através da utilização de metodologias baseadas em modelos cinéticos e estequiométricos. Conferir aos estudantes proficiência na utilização de ferramentas informáticas para análise e simulação destes processos.


Processos de Separação em Biotecnologia


EBE0133 - ECTS

Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos avançados de engenharia relativamente processos de purificação de produtos biológicos, aprovação e regulamentação desses produtos. Desenvolver capacidades de pensamento e de análise de diagramas de fabrico e de utilização de ferramentas bioinformáticas.


Química e Tecnologia dos Produtos


EBE0173 - ECTS

Os objetivos desta Unidade Curricular são:

• Compreensão e integração dos conceitos de Química na Concepção e Design de Produtos, através do estudo de casos (bens de consumo humano) 

• Sistematização dos procedimentos atuais utilizados na Engenharia do Produto, divididos em 4 etapas: identificação das necessidades, ideias, seleção e fabrico.


Tecnologia Alimentar


EBE0184 - ECTS

Pretende-se  elucidar os estudantes sobre os princípios gerais do processamento alimentar – incluindo as principais operações unitárias e respectivas equações de projecto; e sobre as especificidades inerentes aos alimentos – incluindo segurança e controlo da qualidade alimentar, composição química e microbiológica, e reologia.

Espera-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:

i. Identificar problemas relativos à segurança dos alimentos, e implementar técnicas de controlo de qualidade apropriadas;

ii. Conhecer a composição dos principais alimentos e a sua influência na segurança alimentar e nas caraterísticas finais do produto;

iii. Identificar as principais indústrias alimentares e as respectivas cadeias de processamento;

iv. Modelizar de forma simples as principais operações unitárias; e

v. Escolher a(s) técnica(s) de processamento mais adequada(s) para obter um produto com características desejadas a partir de determinada matéria-prima.


Tecnologia Ambiental


EBE0134 - ECTS

Adquirir eficazmente conhecimentos avançados de engenharia relativamente à operação e concepção de processos e tecnologias de tratamento de efluentes gasosos e líquidos e de resíduos sólidos.
Desenvolver capacidades de pensamento e resolução de problemas relacionados com a concepção e operação de sistemas de controlo da poluição.


Projeto de Investigação


EBE0209 - ECTS

Desenvolver e aplicar metodologias de investigação científica, através da realização de um trabalho de investigação que, nalguns casos, poderá constituir uma primeira abordagem para a realização da Dissertação do Mestrado.


Dissertação


EBE0160 - ECTS

Economia e Gestão


EBE0199 - ECTS

Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

1-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
1-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
1-c) Analisar a criação de valor em projetos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.

2-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura essencial de algumas das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projetos de investimento.
2-b) Desenvolver projeções financeiras e analisar projetos de investimento simples com rigor.

3-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objetivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
3-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
3-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
3-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.

4-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respetiva importância social e económica.
4-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os fatores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
4-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
4-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projetos de base tecnológica.

5-a) Recordar a lógica da importância das interações empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interações e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.

No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projeto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspetos de interação empresarial e social, em particular ao longo de perspetivas financeira, de operações, estratégica, e de inovação.


Empreendedorismo e Inovação


EBE0197 - ECTS

Nesta UC pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.


Projeto de Engenharia Biológica


EBE0211 - ECTS

Competências e resultados de aprendizagem, de acordo com o CDIO: 
1. Aquisição de conhecimentos técnicos 
1.3 Conhecimentos avançados de engenharia: conhecimento de técnicas para projeto de indústrias da área da Bioengenharia. 
2. Aquisição de aptidões pessoais e profissionais 
2.1 Pensamento e resolução de problemas de engenharia: capacidade de resolução de problemas de projeto de instalações industriais. 
2.3 Conhecimentos avançados de engenharia: capacidade de projetar várias peças de equipamento. 
2.4 Aptidões pessoais e atitudes: segurança na obtenção de soluções credíveis. 
2.5 Aptidões profissionais e atitudes: projeto industrial, análise económica de projetos. 
3. Aquisição de aptidões inter-pessoais, trabalho em equipa e comunicações 
3.1 Trabalho em grupo: formação a nível de desenvolvimento de trabalhos em equipa. 
3.2 Comunicações: capacidade de interação entre elementos do grupo e capacidade de apresentação e discussão de projetos. 
3.3 Comunicações em línguas estrangeiras: inglês. 
4. Conceção, projeto, implementação e operação de sistemas na empresa e no contexto social 
4.1 Contexto externo e social: noções sobre segurança, avaliação de risco e de impacte ambiental. 
4.2 Contexto empresarial e comercial: conhecimentos relacionados com a avaliação económica de projetos. 
4.3 Conceção e engenharia de sistemas: heurísticas para síntese de projetos. 
4.4 Projeto: Projeto de instalações industriais, atendendo a diversas fontes de informação. 


Seminários e Projeto de Investigação


EBE0210 - ECTS

Desenvolver e aplicar metodologias de investigação científica, através da realização de um trabalho de investigação que, nalguns casos, poderá constituir uma primeira abordagem para a realização da Dissertação do Mestrado. Participação em seminários em tópicos emergentes em Bioengenharia proferidos por investigadores de relevo nessa área.


Sistemas de Gestão da Qualidade


EBE0084 - ECTS

Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.


Dissertação


EBE0160 - ECTS

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