Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Workshop de Culinária Vegetariana
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MIET > Informação para Candidatos
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Dados Gerais

Código Oficial: 6175
Sigla: MIET
Descrição: NEW | COTEC MUDA Dissertation Competition 2016 - MIETE got 3 ranked among the TOP 10 out of 75dissertations in the competition. The dissertation by Poliana Pires (MIETE2013/15), although not the winner, was ranked among the TOP 3 (more information here).

(Nesta Ligação tem um pdf com informação sobre as candidaturas)

A Nossa Proposta de Valor

O MIETE tem como Proposta de Valor promover a formação integrada de gestores e empreendedores através de um ensino prático (“mãos-na-massa”) que, estando assente em conceitos teóricos sólidos e num acompanhamento permanente e profissional, permita o desenvolvimento de competências e conhecimentos com vista à eficaz gestão do conhecimento e inovação e ao desenvolvimento de novos negócios. Estes novos negócios, de elevado potencial, poderão ser desenvolvidos no seio de empresas existentes ou através da criação de novas empresas.


O MIETE oferece:
i) Formação integrada nos processos de Inovação e Comercialização de Tecnologia;
ii) Promoção da construção de novos negócios de base tecnológica;
iii) Acesso privilegiado a tecnologia disponível na Universidade do Porto para a construção do negócio;
iv) Orientação dos alunos tendo por base casos reais, ao longo de todo o processo de construção de novos negócios;
v) Apoio de professores e executivos experientes na construção do negócio a nível nacional e internacional;
vi) Integração de valências e competências diversas em equipas pluri-disciplinares.

Diplomas

  • Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (78 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Comercialização de Tecnologia

MIET0018 - ECTS

O foco deste curso é a alta tecnologia, especialmente a inovação radical. Muitas organizações possuem a tecnologia e inteligência que não é usada ou é usada apenas para aplicações cativas. Um método eficaz de transferência de tecnologia pode produzir:

• Os produtos tecnológicos na forma de licenças ou de direitos de utilização, que podem ser vendidos várias vezes com um custo relativamente baixo das mercadorias vendidas, resultando em um fluxo contínuo de rendimento.

• Os produtos tecnológicos que são um dos poucos artigos de comércio para os quais os governos fornecem e sancionam direitos de monopólio por um período prolongado de tempo.

Desenvolvimento de novos Produtos e Serviços

MIET0001 - ECTS

Integração de competências multidisciplinares na criação de novos produtos/serviços tendo como como objetivo a aprendizagem de um conjunto de estratégias e ferramentas de desenvolvimento sistemático e estruturado de produto, num ambiente de trabalho em equipa. Pretende-se que no final o estudante:
•    Seja capaz de organizar e definir o processo de desenvolvimento de produto/serviço na empresa;
•    Seja capaz de definir um plano estruturado de desenvolvimento de produto ou serviço;
•    Conheça e seja capaz de usar um conjunto de métodos e ferramentas para uma prática sistemática de introdução de novos produtos inovadores e em particular conhecer o papel do cliente e outros stakeholders e em particular das múltiplas áreas funcionais da empresa no seu desenvolvimento e lançamento comercial;
•    Integrar o desenvolvimento de novos produtos na estratégia da empresa;
•    Desenvolva competências para o trabalho em equipa;

(Competências NCSEE: B21, L1 - L11, L40n the project and lecture attendance ) .

Gestão de Marketing

MIET0003 - ECTS

A unidade curricular tem por objectivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing tendo em vista desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões sobre as principais variáveis de marketing enquanto elementos do processo global da gestão das organizações.

Introdução à Contabilidade e Finanças

MIET0017 - ECTS No âmbito desta unidade curricular procura-se dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos que lhes
permita elaborar e interpretar os vários mapas que a informação contabilística, que estão na base de toda a análise
económica e financeira, e que fazem parte dos processos de decisão. Procura-se também dar a conhecer aos
estudantes técnicas de análise financeira que lhes permitam fazer um diagnóstico das empresas baseado na
informação financeira disponível

Introdução ao Empreendedorismo

MIET0004 - ECTS

Considerando que nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu profundas transformações e passou a exigir profissionais que saibam agir com independência, autonomia, flexibilidade, criatividade, compromisso e colaboração; define-se como objectivo estratégico da disciplina a disseminação de uma cultura empreendedora, trabalhando um conjunto de competências técnicas e sociais, que se pretendem que estimule e favoreça a criação de novos projectos de empreendedorismo ou de intra-empreendedorismo de base tecnológica. Pretende-se assim, que a disciplina de Introdução ao Empreeendedorismo contribua através da formação e da disseminação de exemplos para o estimulo de uma atitude empreendedora e para o aprofundamento de matérias relacionadas com o processo de empreendedorismo. 

Estratégia para Startups

MIET0019 - ECTS

Dotar os estudantes com os conceitos fundamentais do desenvolvimento de estratégia empresarial para a comercialização de um produto / serviço de base tecnológica.

Desenvolver e ampliar o conhecimento (i) em Modelos de Negócios (BM) e sobre a relevância da sua implementação na realidade específica de cada negócio. (ii) sobre a realidade do estabelecimento de uma Startup, a compreensão das principais diferenças com as empresa já estabelecidos.

Dotar os estudantes com o uso de conceitos previamente adquiridos na avaliação financeira de projetos de investimentos e sobre o financiamento de um empreendimento nova tecnologia baseada .

Dotar os estudantes com a capacidade de:

- Criação e implementação de um (i) plano estratégico completo, conciso e bem fundamentado e (ii) um BM compatível com a estratégia, ambos adequados a um empreendimento de base tecnológica .

- Ter uma visão holística e integrada de um empreendimento comercial, envolvendo todos os seus recursos e as partes interessadas

- Assumir e executar a criação de uma startup com base em um plano de negócios com a estrutura financeira adequada.

Estudos de Mercado

MIET0021 - ECTS

O objectivo do curso é familiarizar os estudantes com os conceitos fundamentais de estudos de mercado. Os estudantes devem ser capazes de desenhar, conduzir e analisar um estudo de mercado de forma a tomar decisões de negócio acertadas.

Gestão de Inovação

MIET0006 - ECTS

Esta UC tem como objetivo difundir conhecimentos na área da Inovação e Gestão da Inovação que por um lado capacitem os estudantes para a iniciação à investigação na área e, por outro, lhes forneça ferramentas de base para analisarem os processos de criação e inovação e as suas implicações para a gestão, explorando as formas através das quais inovação pode ser estimulada nas organizações. Os estudantes deverão desenvolver capacidades para analisar os processos de criação e inovação e as suas implicações para a gestão e de explorar as formas através das quais inovação pode ser estimulada nas organizações.

Métodos Quantitativos

MIET0020 - ECTS


A UC tem como objetivo  a exploração dos procedimentos de análise estatística de significância e multivariada no âmbito da produção de conhecimento científico e a capacitação para a avaliação crítica das suas potencialidades e limitações.

Projeto de Identificação e Avaliação de Oportunidades

MIET0007 - ECTS

Desenvolver um projecto de oportunidade de negócio.
Identificar tecnologias com potencial de mercado e de valorização económica e realizar uma primeira avaliação de oportunidade.

Direito das Empresas

MIET0022 - ECTS

A unidade curricular Direito das Empresas tem como objetivo primordial o estudo dos principais mecanismos jurídicos existentes para a conformação e a prossecução de um plano de negócios ajustado à realidade de uma empresa na área da inovação tecnológica.

Finanças e Análise de Projetos de Investimento

MIET0024 - ECTS No âmbito desta unidade curricular procura-se dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos que lhes permita elaborar um plano de negócios, projectar as principais demonstrações financeiras e avaliar a viabilidade económica de um projecto de investimento

Métodos de Investigação e Início da Preparação da Dissertação/Projeto/Estágio

MIET0025 - ECTS

Capacitar os alunos a fazerem uso do conhecimento adquirido (no primeiro ano do Mestrado) na preparação de seu plano de dissertação/ Projeto /  Estágio.

No fim do curso, o estudante deve ser capaz de:

- Compreender alguns conceitos básicos de pesquisa e suas metodologias,

- Identificar tópicos de pesquisa apropriados e um problema de pesquisa

- Preparar uma proposta de dissertação/ Projeto / Estágio.

Projeto de Construção de Negócio

MIET0023 - ECTS

A execução de um estudo de viabilidade.

Produzir um plano de negócios suportado por todas as fontes primárias e secundárias de informação adequados.

Produzir uma apresentação passo negócios.

Dissertação/Projeto/Estágio

MIET0026 - ECTS

O que é uma Dissertação em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico?

Os temas poderão abranger um espectro largo com base nos temas centrais do mestrado: inovação e empreendedorismo na tecnologia. Temas tais como: Políticas de inovação; Empreendedorismo de base tecnológica; Gestão da inovação (produtos, processos, serviços e negócios); Benchmarking tecnológico; Vigilância e prospectiva tecnológica. 

As Dissertações de índole mais tecnológica não se deverão restringir ao desenvolvimento estrito de tecnologia, mas antes serem enquadradas nas temáticas centrais do mestrado: inovação e empreendedorismo.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-03-21 às 23:18:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais